HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

dança dos sonhos
05/08/2004
Balé melhora vida de meninas carentes

A escola surgiu da paixão pelo balé e do amor pelas crianças nasceu o projeto social. Em 1991 a bailarina Dora Andrade fundou a escola para dar aulas de graça na periferia de Fortaleza. Arte e educação que ajudam a reescrever a história de jovens que convivem com a miséria e violência.

Lediane Gurgel, 10 anos, quer passar a vida dançando. Ela conta que já conhece a “Alemanha, São Paulo e o Rio Grande Sul.”

A organização não-governamental Edisca já ajudou a realizar muitos sonhos. Tatiane Gama tinha 8 anos quando fez parte da primeira turma e hoje é professora de balé. “A dança identifica o potencial da pessoa, para ela ver do que ela é capaz”, diz ela.

O contato diário com os alunos mostrou que ocupar o tempo livre com arte e com atividades educativas é bom, mas nem sempre suficiente. Às vezes existem problema dentro de casa é por isso é preciso cuidar também de quem cuida das crianças.

Raimunda Pereira, tapioqueira, chegou ao projeto A Vida é Feminina pelas mãos da filha. “Você conhece gente boa, gente honesta, e tem capacidade de sair mais de casa”, elogia. Sandra aprendeu que diálogo funciona melhor do que violência. “Eu batia no meu filho e hoje em dia e falo com ele e sai muito melhor do que bater. Mil vezes”, afirma.

O curso de culinária já deu uma profissão a Francisca da Silva: confeiteira. “Acredito que tudo é possível, basta querer”, sentencia.

De cada três mães no projeto, uma está trabalhando. Cleudenice Batista fez o curso de beleza, abriu um salão em casa e agora tem mais disposição para cuidar dos filhos. “Ela brinca demais, abraça a gente, está todo mundo mais feliz”, comemora Bárbara Batista, 10 anos.

Para saber como fazer sua doação clique no logo da campanha.

As informações são do Globo.com.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
05/08/2004 Projeto Índio quer Paz resgata e preserva cultura indígena
05/08/2004 Artista desperta o olhar dos jovens para questão ambiental
04/08/2004 Sanitário seco transforma dejetos em adubo
04/08/2004 Fábrica têxtil tem Dia da Solidariedade
03/08/2004 Cantores levam música além dos limites das igrejas para jovens de favelas
03/08/2004
Projeto “Vídeo: Cultura e Trabalho" está com inscrições abertas
03/08/2004
Produção de polpa une conservação e renda
02/08/2004
Projetos promovem a integração entre crianças e idosos
02/08/2004 Ação ambiental indígena cresce no Cerrado
02/08/2004 Artistas cearenses visam a valorização da cultura regional