Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 08.09.01

 

 

Desemprego nos EUA é o maior em 4 anos

O desemprego nos Estados Unidos saltou para 4,9% em agosto, o nível mais elevado em quatro anos. Em julho, a taxa de desemprego era de 4,5% e há um ano, de 4,1%. São quase 7 milhões de pessoas sem trabalho no país.

Foram fechados 113 mil postos de trabalho no mês passado. O setor de serviços continuou contratando, mas maciços cortes nas indústrias ampliaram a população de desempregados no ritmo mais rápido da última década. Nos últimos dez anos, o índice nunca havia pulado 0,4 ponto percentual num único mês.

De acordo com dados do Departamento do Trabalho, o índice de julho foi o maior desde setembro de 1997 (quando o desemprego também estava em 4,9%). Ainda assim, o percentual de trabalhadores sem emprego é bem menor do que o pico dos últimos dez anos, que é de 7,8%, em junho de 1992, quando o país saía de seu último ciclo recessivo.

Em termos históricos, a taxa também é baixa. Ela era de 5,1% há cinco anos, de 6,9% há uma década e de 7,4% há 20 anos.

Em julho, a indústria norte-americana (exceto o setor agrícola) cortou 141 mil vagas. O número total de desempregados cresceu em 500 mil de julho para agosto, elevando a população sem trabalho para perto de 7 milhões.

Recessão no ar - As estatísticas divulgadas ontem pelo Departamento do Trabalho aumentaram os temores de que os EUA possam estar mergulhando em um período recessivo. O consumo da população representa cerca de dois terços do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Desde 1991 os Estados Unidos não enfrentam uma recessão. Entretanto o ritmo da economia está bastante lento. No segundo trimestre deste ano, a expansão da produção de bens e serviços foi de apenas 0,2%, o pior desempenho em oito anos.

(Folha de S.Paulo)

 

 
                                                Subir    
   DIA 07.09.01
  Invasões a imóveis públicos são legalizadas
   
   DIA 06.09.01
  Dinheiro não trouxe felicidade, segundo economista
   
   DIA 05.09.01
  A "bolsa-eleitoral" é o principal mote da campanha presidencial
   
   DIA 04.09.01
  Governo pede ajuda à iniciativa privada para combater a violência
   
   DIA 03.09.01
  Governo pede ajuda à iniciativa privada para combater a violência
   
   DIA 02.09.01
  Programas de "outplacement" ganham abordagem mais ampla
   DIA 31.08.01
  Exportar e investir em turismo são saídas para desemprego