Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 09.09.01

 

 

Saber negociar e delegar reduz sofrimento no trabalho

"Quem não sofre com a pressão deve estranhar", brinca Waldir Bíscaro, 67, psicólogo especialista em aconselhamento de executivos. Isso porque, apesar de inevitável, profissionais mostram que ela pode ser contornada.

Há quem lide bem equilibrando vários cargos. Sormane Parreira, 34, por exemplo, é diretor comercial, de marketing, de RH e de engenharia e manutenção do Grupo MG Master, de artigos esportivos.

Parreira trabalha 12 horas por dia, viaja para acompanhar as lojas e afirma que não se estressa. "São áreas convergentes."

Para quem tem diversas funções a cumprir em prazos curtos e sente que o ânimo e a saúde estão se esgotando, a saída é negociar com o chefe e delegar tarefas. A proposta é da psicóloga Débora Glina, 45, que há 12 anos presta consultoria de saúde do trabalhador.

Muitos profissionais se vêem às voltas com metas que não são fáceis de atingir. "Quem não consegue dar conta é prejudicado nas avaliações de desempenho", afirma a psicóloga Débora Glina.

Mais envolvimento - Adaptar as metas ao que cada um pode render, segundo Glina, exige que os chefes se envolvam na realidade do trabalho de sua equipe. Chefes ansiosos tentam tornar tudo urgente, mas é preciso distinguir o que é importante e aprender a dizer não.

Ocupar um cargo de muita responsabilidade e pouca autonomia também pode ser um problema, caso de Maria Eugênia Duva Srur, 31, gerente de marketing dos shoppings SP Market e Fiesta e do Parque do Gugu.

Para fazer o "meio-de-campo", ela investe na comunicação e participa de reuniões sobre qualidade do trabalho. "Ser aberto facilita. No começo todos acham estranho, mas depois se acostumam."

"Atividades e reuniões ajudam a resolver alguns problemas de equipe, mas a pressão pode continuar para o indivíduo", pondera Glina. "Lidar com ela requer muito autoconhecimento."

(Folha de S.Paulo)

 

 
                                                Subir    
   DIA 08.09.01
  Desemprego nos EUA é o maior em 4 anos
   
   DIA 07.09.01
  Invasões a imóveis públicos são legalizadas
   
   DIA 06.09.01
  Dinheiro não trouxe felicidade, segundo economista
   
   DIA 05.09.01
  A "bolsa-eleitoral" é o principal mote da campanha presidencial
   
   DIA 04.09.01
  Governo pede ajuda à iniciativa privada para combater a violência
   
   DIA 03.09.01
  Governo pede ajuda à iniciativa privada para combater a violência
   
   DIA 02.09.01
  Programas de "outplacement" ganham abordagem mais ampla