Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Semana de 06.08.01 a 12.08.01

 

Pobres pagam duas vezes pelo racionamento de energia

Os pobres pouparam duas vezes mais energia que os ricos. Mesmo assim, podem ficar sem o bônus prometido pelo governo. A adesão popular ao racionamento foi tão grande que surpreendeu o ministério do Apagão. O risco agora é que não se cumpra a única promessa feita em público pelo presidente Fernando Henrique Cardoso: premiar os poupadores com um bônus de R$ 2 para cada R$ 1 economizado na conta.

O governo acreditava fazer caixa a partir das multas impostas a consumidores que não cumprissem a meta de redução do consumo de energia. Depois de oito semanas de racionamento, concluiu não existir arrecadação suficiente para pagar os bônus prometidos. A adesão ao racionamento foi mais ampla entre os mais pobres: a redução média nacional de consumo entre as famílias de baixa renda foi de 40%. Quem usa até 100 kWh nem precisa economizar. Mesmo assim a adesão ao racionamento desses consumidores foi total.

Enquanto 90% dos consumidores de até 100 kWh por mês pouparam o dobro do necessário, na faixa de uso acima de 500 kwh por mês apenas metade dos clientes cumpriu a meta de redução de gasto, de 20%. Para os pobres, cortar gastos talvez seja mais fácil, porque os hábitos de consumo são recentes, observa o cientista político Sérgio Abranches. Só depois do Plano Real os eletrodomésticos deixaram de ser produto de luxo. Mal se acostumaram a novidade e já são obrigados a desligar os produtos adquiridos.


(Época)

 
                                                Subir    
   Semana de 30.07.01 a 05.08.01
  Partidos investem em treinamento de candidatos
   
   Semana de 23.07.01 a 29.07.01
  Brasil de contrastes será exposto na ONU
   
   Semana de 16.07.01 a 22.07.01
  Negro chega à elite, mas desigualdade continua na África do Sul
   
   Semana de 08.06.01 a 15.07.01
  Empresas notam prejuízo interno decorrente das drogas