Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Semana de 30.07.01 a 05.08.01

 

Partidos investem em treinamento de candidatos

Preocupados com candidatos que não dominam assuntos como processos legislativos, gestão fiscal, ou mesmo direito constitucional, os principais partidos políticos começam em investir em capacitação. Para isso, as legendas como PSDB, PT, PFL desenvolveram instrumentos de formação política a distância utilizando a TV, Internet e teleconferências.

Para que a empreitada tenha consistência acadêmica, foram estabelecidos vários convênios com instituições como Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Dos principais partidos, o PT é um dos que desenvolvem experiência há mais tempo. Segundo o secretário nacional da Formação Política da legenda, Joaquim Soriano, a idéia é que todos os militantes tenham condições de discutir temas políticos. "Hoje, todos os Estados têm seus correspondentes da Secretaria de Formação Política", afirma

Já no PSDB, uma rede de transmissão de informações on line aos filiados de todos os estados estará testada e completa até o final do ano. Para a deputada federal Yeda Crusius (RS) e presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), responsável pela formação da rede, a capacitação integrará as diversas administrações tucanas. "O PSDB tem carências de comunicação que nos têm custado muito", revela.

Por meio do Instituto Tancredo Neves, o PFL, já no ano passado, iniciou a Escola Nacional de Política, que consiste na realização de seminários e palestras transmitidas simultaneamente via web a 180 pontos espalhados pelo país. Seu conteúdo é elaborado em conjunto com a FGV.

Notoriamente, o PL, que ganhou fama por obrigar seus candidatos a fazer testes de conhecimentos e até psicológicos antes dos pleitos eleitorais, não conseguiu desenvolver mais atividades depois da morte de seu fundador, o ex-deputado, Álvaro Valle. Mas os diretores do partido dizem que têm planos para retornar os cursos em breve.

As informações são do jornal Gazeta Mercantil.

 
                                                Subir    
   Semana de 23.07.01 a 29.07.01
  Brasil de contrastes será exposto na ONU
   
   Semana de 16.07.01 a 22.07.01
  Negro chega à elite, mas desigualdade continua na África do Sul
   
   Semana de 08.06.01 a 15.07.01
  Empresas notam prejuízo interno decorrente das drogas
   
   Semana de 25.06.01 a 01.07.01
  Responsabilidade social vira critério para investidores