Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Semana de 27.08.01 a 02.09.01

 

Retração econômica enfraquece negociações salariais e desemprego sobe

A retração da economia causada pela alta dos juros e do dólar, o racionamento de energia elétrica e a instabilidade gerada pela crise argentina atinge em cheio o emprego industrial e tirou a força dos sindicatos nas negociações salariais. É o que aponta reportagem publicada na revistas IstoÉ.

Os reflexos da freada da economia brotam de todas as fontes. "O desempenho da economia no segundo semestre de 2001 já está comprometido", avisou o presidente da Fiesp, Horacio Lafer Piva, à revista. Ele afirmou que o país vive uma das maiores reversões de expectativas dos últimos anos.

Sentindo que o mar não está para peixe, muitos desempregados não têm ânimo nem mesmo para sair de casa à procura de trabalho - e esse comportamento, conforme o próprio IBGE reconhece, ajuda a explicar por que o índice que mede o chamado desemprego aberto recuou um pouco em julho. Como não procuram emprego, não entram nas estatísticas.

Outro indicador relevante é aquele que mostra a quantas andam as negociações salariais entre patrões e sindicatos. À medida que a crise se agrava, diminui o poder de barganha dos trabalhadores. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), nos dois primeiros meses do ano todas as categorias conseguiram pelo menos incorporar aos salários a inflação acumulada desde a negociação anterior.

Em abril, 20% das categorias fracassaram. E, em junho, o último dado disponível, os trabalhadores se deram mal em 56% das negociações. "Em matéria de mercado de trabalho, não há um dia D, o desaquecimento sempre provoca um efeito diluído. É uma bola de neve que vai crescendo", diz o economista Sérgio Mendonça, diretor do Dieese, entrevistado pela revista.


Leia mais:
- Na corda Bamba

 
                                                Subir    
   Semana de 13.08.01 a 19.08.01
  Transplantados sofrem para achar emprego
   
   Semana de 13.08.01 a 19.08.01
  Caminhoneiros são grupo de risco de AIDS
   
   Semana de 06.08.01 a 12.08.01
  Pobres pagam duas vezes pelo racionamento de energia
   
   Semana de 30.07.01 a 05.08.01
  Partidos investem em treinamento de candidatos
   
   Semana de 23.07.01 a 29.07.01
  Brasil de contrastes será exposto na ONU