.

              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

pesquisa folha
04/09/2005
Colégio Engenheiro Juarez Wanderley e Instituto Embraer de Educação e Pesquisa

 

O Colégio
Fundado em fevereiro de 2002, o Colégio é uma instituição de ensino médio com jornada escolar diária de 9 horas e 200 alunos por série. Todos recebem ensino gratuito, alimentação no local, uniforme, transporte e material didático. A escola fica na Unidade Eugênio Melo da Embraer e já é considerada uma referência na região de São José dos Campos.

Os alunos, todos tendo cursado, no mínimo, as últimas quatro séries na rede pública de ensino, são admitidos por concurso no Colégio Engenheiro Juarez Wanderley. Em média, a relação de candidatos por vaga é de 25 para 1. A renda média mensal familiar dos alunos que freqüentam a escola do Instituto Embraer está entre três e quatro salários mínimos.

A Embraer acredita que o investimento em Educação é a melhor estratégia para a formação de capital social, conceito que é entendido aqui como um amálgama de confiança interpessoal, Associativismo, consciência cívica e valores éticos de uma nação, atributos presentes em alto grau em sociedades com índices elevados de desenvolvimento humano.

Visão
Sermos reconhecidos como uma referência educacional no Estado de São Paulo, buscando o alto desempenho dos educandos, aprimorando a qualidade das relações com as pessoas a quem estivermos servindo e cumprindo nossa responsabilidade social.

Missão
Atender às necessidades de aprendizagem dos educandos, com qualidade superior, para a construção do projeto de vida, para uma ação cidadã transformadora e para o ingresso nas Instituições de Ensino Superior, através da promoção de situações eficazes de aprendizagem contextualizada e protagônica.

Finalidade
Alto desempenho dos alunos

Estratégias
1. Eficiência e eficácia da operação escolar
2. Qualificação profissional dos professores e funcionários
3. Relações de parcerias
4. Utilização de avaliações externas

Valores
• Relações éticas
• Trabalho cooperativo
• Protagonismo Juvenil
• Educação Centrada na Aprendizagem
• Melhoramento contínuo
• Concepção sistêmica da realidade

Histórico
O Colégio Eng. Juarez de Siqueira Britto Wanderley, concebido e materializado em 2001, constitui a expressão concreta da ação determinada do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.

Iniciou suas atividades com 200 alunos de 1ª série / Ensino Médio, com projeção de 600 alunos em 2004, nas três séries do Ensino Médio. O ingresso de alunos no Colégio Eng. Juarez Wanderley se dá através de exame seletivo, de acordo com critérios estabelecidos pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.

Sua gestão escolar está sob a responsabilidade do Grupo Pitágoras que, com longa tradição no setor de ensino, está implementando um arrojado projeto pedagógico, orientado para o alto desempenho acadêmico e educacional de seus alunos, em consonância com o espírito e os valores que a Embraer tanto preza: a consciência de nossa nacionalidade, a ética, a liberdade pessoal, o empreendedorismo e o compromisso com o futuro.

A equipe docente é selecionada pela elevada qualificação e se utiliza dos mais modernos recursos materiais como equipamentos multimídia, biblioteca, laboratórios de física, química, biologia, artes e ofícios e de ensino de língua inglesa, além da tecnologia de informação de última geração nas salas de aulas. A jornada escolar diária é integral, de nove horas / aula, e os alunos tem ensino, transporte, alimentação, uniforme e material didático gratuitos.

A proximidade física e a convivência dos alunos do Colégio Eng. Juarez Wanderley com o ambiente e a cultura da Embraer, sua história, suas conquistas e seu espírito empreendedor e determinado, servem de referencial para a formação de valores morais e éticos, que contribuem para a construção de uma sociedade mais competente, justa e solidária.

O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa
Fundado em maio de 2001, o Instituto Embraer de Educação e Pesquisa materializa o compromisso da Embraer com o apoio à transformação da sociedade por meio de ações inspiradas no conceito de Responsabilidade Social Corporativa. Idealmente suas ações são de natureza transformadora, inovadora, indutora, abrangente e auto-sustentável. Desta maneira, o Instituto procura sempre atender àquilo que as comunidades vêem como prioridade. Os resultados desse trabalho também são avaliados de acordo com indicadores reconhecidos pelas entidades da área social.

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
02/09/2005
Praça, Lixo e Escola
02/09/2005
Cursinho preparatório para o Vestibular oferece simulado do Enem gratuito
01/09/2005 Mobilizadores do "Fundeb pra Valer" são recebidos em Brasília
31/08/2005 Abordagens para Inclusão Econômica de Pessoas com Deficiência é tema de Fórum em São Paulo
29/08/2005 Encontro reúne cidadãos para discutir país do futuro
26/08/2005 Alunos das 1.400 escolas da rede municipal agitam o Sambódromo hoje
26/08/2005 Cidadãos comuns discutem o futuro do país no DNA Brasil
25/08/2005 Violência Institucional ainda é um dos fatores mais preocupantes contra adolescentes
25/08/2005 Violência entre jovens preocupa a comunidade
19/08/2005 USP oferece formação superior a indígenas