HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Educação
05/12/2003
Para Dirceu, deve haver "revolução" na universidade pública

O ministro José Dirceu (Casa Civil) defendeu ontem uma "revolução" nas universidades públicas para evitar que sejam superadas por instituições privadas. Sem dar detalhes, antecipou que essas mudanças são polêmicas. "Esse é um tema muito polêmico, o pau vai comer como aconteceu na reforma da Previdência", disse.

Ontem, ao fazer palestra sobre desenvolvimento para servidores públicos no Palácio do Planalto, Dirceu disse: "Infelizmente não posso falar o que penso, mas vou falar telegraficamente: o Brasil precisa enfrentar o problema da universidade pública".

Segundo ele, para manter a universidade pública e gratuita, como quer o governo, será preciso revolucionar, "senão ela vai entrar em crise atrás de crise".

Para Dirceu, "o ensino particular começará a investir em pesquisa e melhorar a qualidade" por pressão dos alunos. "Eles vão se recusar a ir para a faculdade particular que não tenha qualidade, mestres, doutores e laboratórios."

Dirceu disse ainda que o ministro Cristovam Buarque (Educação) convocou reitores para um amplo debate. Mas isso não é o suficiente: "A sociedade, os estudantes e os funcionários precisam assumir isso com coragem".

Ele deu dica do que poderá mudar no setor a partir da Lei de Inovações. "Vamos mudar toda a relação da universidade com o empresariado, empresas, fundos de investimento". Citou como bons exemplos o ensino superior da China e da Coréia do Sul.

Essa lei, que o governo quer alterar, foi aprovada na gestão Fernando Henrique Cardoso. Prevê a criação de fundos setoriais para custear pesquisas em áreas estratégicas. Ao falar sobre possíveis mudanças, disse: "Vamos tomar partido porque gostamos e somos bons de disputa política e social".



Gabriela Athias,
da Folha de S.Paulo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
05/12/2003 Senado adia votação do empréstimo do BID para a Prefeitura de São Paulo
05/12/2003 Indústria quer carros com menos impostos
05/12/2003 Empresários animam o "feliz 2004" do PT
04/12/2003 IR congelado corrói salários
04/12/2003 Tabela que reduz valor das aposentadorias já está em vigor
04/12/2003 SP lidera ranking de crianças fora da escola
04/12/2003 Estado aplica avaliação em 4,7 milhões
04/12/2003 CEUs provocam troca de acusações entre governo do Estado e prefeitura
04/12/2003 Fome Zero vira concorrente de ONG de Betinho
04/12/2003 Para ONGs, Lula aprofunda erro de FHC