HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
trabalho
17/10/2003

Senado aprova programa 1.º Emprego

Após mais de quatro horas de discursos, o Senado aprovou na noite de quarta-feira, por unanimidade, o projeto de lei do governo Luiz Inácio Lula da Silva que cria o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens (PNDE). O objetivo da proposta é estimular a geração de emprego para jovens de baixa renda.

Enviado pelo governo à Câmara dos Deputados em abril, o projeto vai agora à sanção presidencial. O programa concede um subsídio para a empresa que contratar jovens entre 16 e 24 anos. Os empregadores inscritos no programa receberão subvenção econômica de até seis parcelas de R$ 200 ou de R$ 100 por emprego gerado, conforme renda ou faturamento.

"Não há dúvida que é um bom estímulo aos empregadores que, na realidade, têm necessidade de mais mão-de-obra, mas não têm condições de arcar com os custos, por causa dos altos encargos sociais", afirmou a relatora, Roseana Sarney (PFL-MA), em seu parecer. Ela não estava presente à sessão de ontem.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), lembrou que há programas de estímulo à criação de postos de trabalho para jovens em alguns municípios e estados, mas elogiou a "sensibilidade" do governo Lula para o problema social.

"O desemprego na juventude é o caminho mais curto para a marginalidade. Sem trabalho, o jovem vai perdendo seus valores, caminhando para o mundo das drogas e da marginalidade", afirmou Sarney.

O líder do governo, Aloízio Mercadante (PT-SP), apresentou dados mostrando que a população economicamente ativa brasileira vem crescendo bem mais do que a taxa de crescimento demográfico do país.

Segundo ele, para abrigar no mercado de trabalho os jovens entre 15 a 24 anos, o país teria de crescer 6% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ano, "que está muito além do que foi a média de crescimento das duas últimas décadas".

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), alertou para o risco de empresas substituírem empregados mais antigos por jovens. Já o líder do PFL, José Agripino (RN), mostrou no plenário projeto de lei de sua autoria com conteúdo semelhante ao do projeto do governo. "Vou votar em mim", disse.

As informações são da Agência Folha.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
17/10/2003 Emprego industrial volta a crescer após 6 meses em baixa, diz IBGE
17/10/2003 Acaba greve do Banco do Brasil em 17 Estados
17/10/2003 Bancada do Nordeste reage e ameaça empréstimo a SP
17/10/2003 Benedita se diz inocente e rejeita devolução
17/10/2003 Ministro diz que Fome Zero é saúde preventiva
17/10/2003 Armazenar chuva é saída para poupar água
17/10/2003 Horário de verão começa à 0h de domingo
17/10/2003 Portador de deficiência tem menor renda e escolaridade, diz pesquisa
16/10/2003 Professor estuda mais, mas salário é baixo
16/10/2003 Emprego formal cresce em 2002, mas renda cai