.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

injustiça social
20/09/2004
Pedido de Lula contra a fome tem apoio de 47 países

A declaração final da reunião contra a fome convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que começa hoje já foi assinada por 47 países, entre eles Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Índia, China, Espanha e Argentina. O documento defende a posição de que enfrentar a pobreza e a injustiça social no mundo é vital para a segurança e a estabilidade de todos os países.

"É um número muito significativo de apoios à declaração final. Conseguimos dar o impulso político para a reunião de revisão das Metas do Milênio em 2005", disse o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Sardenberg.

O presidente Lula chegou ontem à noite aos Estados Unidos para participar hoje da reunião de líderes mundiais contra a fome e, amanhã, abrir a Assembléia Geral da ONU. O encontro terá a participação de 60 chefes de estado e de governo, seis vices-chefes de estado e de governo e 31 ministros. No discurso de amanhã, o presidente Lula articulará a mobilização contra a fome e a pobreza com a reforma das Nações Unidos e a situação internacional.

Bush e o combate à pobreza
Mesmo sem citar o presidente Lula e a reunião de líderes mundiais, ontem, no seu programa de rádio, o presidente dos estados Unidos, George W. Bush, falou da importância de uma ação articulada internacional contra a fome e a pobreza.

" A América e muitas outras Nações estão determinadas a se engajar num combate mais forte contra a fome e a pobreza, assumindo uma nova visão estratégica de desenvolvimento econômico", disse.

A declaração faz um alerta de que se ações urgentes não forem tomadas não será possível atingir as Metas do Milênio, no que se refere a fome e a pobreza até 2015. O texto diz que “nas condições atuais de progresso tecnológico e de produção agrícola globais, a persistência de uma situação como essa só pode ser descrita como economicamente irracional, politicamente inaceitável e moralmente vergonhosa”.



HELENA CELESTINO
ILIMAR FRANCO
do jornal O Globo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
20 /09/2004 Decisão da AGU preocupa universidades federais
20 /09/2004 "Saúde deve ser vista como cultura", diz diretora do Opas
20 /09/2004 Educação tradicional frustra estudantes e professores
17/09/2004
Surdos darão aula em Pelotas
17/09/2004 Projeto de Jundiaí é destaque em encontro de alimentação escolar
17/09/2004 Brasil deve alcançar meta de redução da mortalidade infantil até 2015
17/09/2004 Projeto do Estado de SP oferece 20 mil benefícios
17/09/2004 Emprego industrial cresce mas renda estaciona
17/09/2004 Governo cria metas para fiscalizar Bolsa-Família
16/09/2004 Universidades não poderão usar fundações para contratar pessoal