reparação
28/07/2008

Prefeitura se retrata por ter apagado grafite em SP

Roteiro mostra grafites espalhados pela cidade

Depois de conquistar território em salas de museus e galerias de arte, desenhando também um trajeto internacional com apoio de multinacionais e instituições estrangeiras, os grafiteiros paulistanos marcaram, na semana passada, mais um gol de placa. A Prefeitura de São Paulo se dobrou ao erro que vem cometendo há anos.

O time dos grafiteiros virou o placar dessa partida quando o prefeito Gilberto Kassab chamou para uma conversa, realizada no último dia 16, a dupla osgemeos, formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. Dois dos mais reconhecidos artistas da cidade, os irmãos estão atualmente com um trabalho na fachada da Tate Modern de Londres, um dos museus mais importantes do mundo.

O bate-papo foi uma espécie de pedido de desculpas pelo ato cometido no último dia 3, quando o programa Cidade Limpa apagou um mural de 680 m que coloria a avenida 23 de Maio. Lá estavam reunidos trabalhos de Nina Pandolfo, osgemeos, Vitché e Herbert Baglion, entre outros nomes que fazem a história do grafite em São Paulo.

Para a prefeitura, o fato foi acidental. "A empresa contratada para pintar a cidade não é um curador de arte em grafite", justificou-se o secretário Andrea Matarazzo, da Coordenação das Subprefeituras. "O pintor não sabe diferenciar um trabalho que tem valor de um que não tem." Para se retratar, a prefeitura encomendou um novo projeto aos dois artistas, um painel que deve ocupar o mesmo espaço. Não há data prevista para que o projeto seja colocado em prática.

Segundo Matarazzo, a solução para evitar que esse tipo de erro se repita seria a elaboração de uma lista de locais reservados a pinturas do gênero. Quem escolheria esses lugares seriam os próprios artistas. "Com essa lista em mãos, podemos controlar melhor os espaços que vão ou não ser pintados", explica o secretário. "O grafite de São Paulo é muito bonito. Tem cores e desenhos muito interessantes", completou.

Pixações
Já pichações e outras intervenções classificadas como vandalismo continuam sendo apagadas, segundo o secretário. Podem ser caracterizadas como crime ambiental pelo artigo 68 da Lei 9.605/98 da Constituição Federal.

O problema é estabelecer limites entre os dois tipos de atividade. Uma antiga questão, revisitada recentemente pelo caso do estudante de artes do Centro Universitário Belas Artes, Raphael Guedes Augustaitiz, expulso no último dia 18 por ter pichado, com a ajuda de um grupo de 40 amigos encapuzados, as paredes da escola. O ato foi apresentado por Raphael como trabalho de fim de curso.

A reportagem traçou um trajeto pelos seis pontos da cidade que foram melhor ocupados pelos grafiteiros. Veja na Revista da Folha.


Juliana Nadin
Gustavo Fioratti
Folha de S.Paulo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
25/07/2008
Jovens do Grajaú produzem vídeos em projeto de renomados cineastas
24/07/2008
Prefeitura começa a regulamentar o Parque Augusta
24/07/2008
Software de animação é usado em favor da educação
23/07/2008 Cultura é Currículo
23/07/2008
NY testa uso de bicicletas compartilháveis
22/07/2008
Filmes do Anima Mundi usam São Paulo como cenário
22/07/2008 Cai nº de faltas de professores nas escolas municipais de SP
21/07/2008
Visitante pode criar história própria no Anima Mundi
18/07/2008 Educação profissional
17/07/2008
Trânsito faz com que SP deixe de ganhar R$ 30 bi
Mais matérias