HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

TERCEIRO SETOR
29/06/2004
Estágio social ganha importância nas empresas

SÃO PAULO - Cada vez mais as empresas procuram pessoas criativas e capazes de propor soluções eficazes em situações inesperadas, duas das habilidades que podem ser exercitadas no trabalho em equipe e na capacidade de reflexão, geralmente encontrados na atuação voltada ao bem comum. Por essa razão, a participação em programas sociais é atualmente é um requisito de contratação tão importante quanto o conhecimento de um segundo idioma.

É o que aponta levantamento realizado em setembro do ano passado pelo Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE), com 479 funcionários de empresas envolvidos diretamente na contratação de novos colaboradores.

Para 8,7% dos entrevistados, a participação em programas sociais é o sexto item apontado numa relação de onze requisitos que influenciam na decisão de contratação, escolhido antes mesmo da alternativa domínio de outro idioma, assinalada por 8,2% dos questionados.

Estágio social
Nesse contexto, o estágio é uma das alternativas para que, desde o início da vida profissional, os jovens possam se exercitar na área social. Para ampliar as oportunidades de treinamento em atividades comunitárias, o CIEE mantém 85 estagiários atuando em entidades do 3º Setor e órgãos públicos dedicados à assistência social.

As bolsas-auxílio são pagas pelo CIEE, com o valor médio de R$ 455, para período de quatro horas, e de R$ 800, para jornada de oito horas. Os estudantes também recebem vale-transporte e vale-refeição.

Os estágios são realizados em entidades que trabalham com crianças e jovens carentes ou em projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida de comunidades.

Outra realidade
O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, na zona leste de São Paulo, é um dos parceiros do CIEE e conta, desde novembro do ano passado, com 11 estagiários. A entidade atende 7.700 crianças, adolescentes e adultos em situação de rua.

“Aprecio muito o estágio, porque adquiro novas experiências e conhecimento de uma outra realidade, já que a entidade atende um público carente”, conta a estagiária Adriana Cristina Febraio, estudante do 3º ano de Administração de Empresas, que atua na área de Desenvolvimento Estudantil do Centro desde junho de 2003.

Profissionalização de entidades
Se o estágio social ajuda o jovem a absorver conhecimentos diferentes dos oferecidos por uma experiência mais convencional, ele também auxilia na profissionalização das entidades.

“A parceria promoveu um salto qualitativo no nosso atendimento. Pudemos implementar e iniciar algumas práticas devido à contribuição dos estagiários”, avalia Ana Maria Peres da Silva, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.

Aulas de suplência
Outra entidade beneficiada com a atuação de estagiários é o Projeto Educacional CIEE/PEC, também sediado na zona leste de São Paulo, idealizado e dirigido pela médica Yvonne Capuano, vice-presidente do Conselho de Administração do CIEE.

Seis estudantes, supervisionados por profissionais, dão aulas de suplência da 5.ª à 8.ª séries e de ensino médio, além cursos de informática, alfabetização, português e inglês, entre outros serviços, atendendo a 615 pessoas de famílias carentes.

Capacitação e inclusão
“Os estágios sociais abrem novas perspectivas para os estudantes e contribuem para a sua capacitação e inclusão”, diz Renata Altero de Mello, supervisora de Projetos Especiais do CIEE.

O setor é responsável pelo Programa CIEE de Alfabetização Gratuita de Adultos, que concede bolsa-auxílio a 95 estagiários, encarregados das aulas ministradas a cerca de 20 mil alunos por ano.

As informações são da Agência Estado.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
29/06/2004 SP tem 157 mil crianças e adolescentes que trabalham em situação de risco
29/06/2004 Estudantes de Londrina ganham e-mails nas escolas
29/06/2004 Prorrogado cadastramento de analfabetos
29/06/2004
Preconceito em banheiros da UnB
29/06/2004 Escolas abrirão nos fins de semana para a comunidade
28/06/2004 Plano garante escola das crianças

28/06/2004 Conquistas sociais da nova moeda não se sustentam
28/06/2004 Prefeitos impedem acesso a programas sociais
25/06/2004 McDonald's terá que publicar dados de alimentos em embalagens
25/06/2004 Portador de necessidade especial poderá ir acompanhado à cabine eleitoral