HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 


PARTICIPE
Envie sua opinião

LEIA A REPERCUSSÃO DA coluna

Curitiba dá pena

"Concordo, Curitiba dá pena, pois construímos uma cidade que recebe a todos, mas estes todos (claro que nem todos) que vêm de fora acabam por denegrir a nossa imagem. Gostaria de sugerir uma pesquisa. O fator seria "quantos destes crimes foram cometidos por pessoas nascidas em Curitiba, para podermos dizer com certeza "Curitiba dá pena", ou, se quem vem para Curitiba acaba por colocar nossa cidade nessas estatísticas, pois se cada cidade cuidasse bem de seus filhos, eles não viriam para a nossa atentar contra a vida. Não sou contra a imigração, sou contra bandidos criados por outras cidades, as quais não os corrigem, e que depois vêm com demagogia, querendo dizer: "Curitiba dá pena", elas que olhem para seu umbigo primeiro.”
Maria Teresa Dias -mdias@positivo.com.br


“É verdade que Curitiba está um pouco violenta, mas comparar Curitiba a Rio e São Paulo me desculpe, sem comparação. Eu acho engraçado, as pessoas falam, Curitibano é metido, então porque as pessoas vem para cá, fiquem nas suas cidades, e se a violência está aumentando é porque cada vez mais, tem gente de fora vindo incomodar aqui. Desculpe se paulistas e cariocas tem inveja da nossa cidade.”
Paulo Wistuba - paulo_wistuba@yahoo.com.br



“Como curitibana, com muito orgulho mesmo, a situação que estamos enfrentando é muito triste. Os números do feriado de carnaval foram chocantes para toda a população, no entanto este é um cenário que vem se apresentando de forma constante. Vários fins de semana são noticiados como violentos, com pelo menos 10 mortes. E o que gera revolta é lembrar da Curitiba de alguns anos atrás (não décadas, anos), onde a violência não tinha estes patamares, onde não se via situações de assalto e morte como hoje se vê... pior que isso é ouvir a palavra de nossos governantes, representados pelo secretário de segurança do Estado do Paraná, simplesmente colocando o que escreveu em sua coluna como um grande equívoco. Curitiba padece na parte de segurança sob as mãos de um governo estadual fraco, parcial e mercenário, reduzindo a segurança pública a nada. Quero aproveitar e agradecer por suas palavras, mesmo que tristes... obrigada por ser a voz, mesmo de longe, de uma população que deseja a boa imagem de sua cidade novamente.”
Dayane Teixeira Vendramel - day.knw@terra.com.br




“Sou paranaense, moro em Curitiba, no Água Verde mas por motivos profissionais, toda segunda-feira embarco para São Paulo, e toda sexta-feira, a tarde, embarco para Curitiba onde passo o fim de semana em casa.

Aqui em São Paulo, nas principais regiões, é comum ver policiais, viaturas, blitz policiais em qualquer hora do dia ou da noite. Moro em plena avenida Paulista e vejo, do apartamento funcional, policiais fazendo rondas, parando transeuntes nas calçadas e pedindo documentos, revistando as pessoas, etc... – Está bom assim ?. Não, mas vemos a boa vontade dos policiais e de algumas autoridades, sem contar que, por aqui, há jornalistas como o sr. Gilberto Dimenstein que “cobra”, expõe a verdade e alerta as autoridades pois é bem informado e com voz ativa.

Agora, em Curitiba....dá pena.. Quando o “ jornalista” fala muito, pode saber que sairá candidato para algum cargo político. Esses também dá pena...

Em suma : São Paulo é uma cidade violenta ? Sim. Tem policiais se esforçando para combater o crime? Sim, tem e vemos pelas ruas e avenidas desta imensa cidade.

Curitiba é uma cidade violenta?. Sim. Tem policiais se esforçando para combater o crime ?. Sim, mas com bem menos vontade (ou capacidade, ou recursos disponíveis, o fato é que poderiam fazer bem mais).

Só lembrando : São Paulo é , segundo o censo do IBGE, de 2007, 6 vezes maior do que Curitiba. Só a cidade de SP. Imagine se Curitiba fosse um pouco maior, em que nível estaria a criminalidade ?

Quando me perguntam por aqui se Curitba é essa “ maravilha” toda que tem-se noticia (para quem não conhece a realidade, pensam que é), respondo que ela é, proporcionalmente, mais violenta do que São Paulo. E está de parabéns a Gazeta do Povo e principalmente o sr.Gilberto Dimenstein pelo alerta a população curitibana e lembrando sempre: Em ano eleitoral, lembrem-se disto, povo do Paraná.”
Roberto Queiroz - rqueiroz@tech4b.com.br

 

“Curitiba foi uma cidade onde humanidade serena, clima de união, civilidade e sensibilidade existiam. Há em cada cidadão que nasceu, cresceu e ainda vive em qualquer reduto desta que, convenhamos, tem a mania de querer ser a mais européia das capitais, um sentimento de nostalgia, maior que as esferas da violência. De quem é a culpa? Ora, não acredito que seja dos filhos desta cidade.

O crescimento desenfreado, resultado da política de divulgação da qualidade de vida imposta nos últimos 15 anos por governos, mídias e cidadãos, além de uma reestruturação econômica (atração e abertura de novas empresas) fez com que Curitiba tenha se tornado a São Paulo dos anos 90. É fato que a “cidade grande” ainda atrai os que sonham com o Eldorado, com o enriquecimento fácil e desmedido. Pois bem, não preciso citar o que ocorre com a mão de obra desqualificada, aliada à falta de iniciativa dos próprios novos cidadãos, bem como a não previsão destes efeitos colaterais como pode ser visto em áreas como a vila das Torres, entre outras aglomerações. É difícil admitir que, em menos de 15 anos, a cidade em que nasci e que acompanhou-me em crescimento, é hoje vilipendiada por facções criminosas, tráfico de drogas, armas, prostituição e aliciamento e jovens e crianças, além de uma crescente onda de homicídios e outros crimes hediondos. Estou ciente de que esta visão xenofóbica é errada, pois, tenho noção de que, a partir da coexistência de 2 ou mais seres humanos, o conflito é algo comum.”
Darlan Rafael Santos Machado - T_Sofhar.Darlan@Boticario.com.br



“Para mim existe uma equação muito simples: ou a polícia é incompetente ou corrupta. Acredito que seja a segunda. Mas estranhamente esta idéia não é comentada na mídia ...”
Mauro Pereira da Silva - phylos@livrariaphylos.com.br



”Como curitibana, estou chocada com os números de mortes em nossa cidade. Tem sido rotina lermos nos noticiários 10 mortes em 12 horas, 11 mortes em 24 horas. Estamos com medo, não se anda mais com segurança em lugar nenhum. Não se vê policiais nas ruas como antigamente.

Infelizmente, notei que o Secretário de Segurança, acha normal, visto que em resposta à sua coluna, apenas comparou com outras cidades, porém, mesmo que esteja longe de ser um Rio de Janeiro (segundo ele) não podemos achar que 11 mortes em um ou dois dias é perfeitamente normal.”
Adriana Barossi - adrianabarossi@hotmail.com



“Estudo jornalismo em Curitiba, já li livros seus e acompanho sua coluna na Folha Online. Meu engajamento pende para o lado social, crítico e na tentativa de mudanças, assim como freqüentemente é o seu texto.

Ao acompanhar as notícias de perto, por gosto, por vontade, pelo curso e por estágios (e principalmente por tentar ver além delas), vejo a cidade em que moro bem diferente de suas propagandas. Como em qualquer lugar do mundo, o que a imprensa mostra aqui é parte de verdade e, sem contar os créditos que os governos têm neste panorama, isso possui parte de culpa em toda essa violência.

Não acredito, entretanto, que isso aconteça apenas por causa de conchavos, por política pura, por dinheiro e por poder. Muito menos que a culpa seja somente da imprensa, muito pelo contrário.Em Curitiba é diferente. É uma questão que também há em todo lugar, mas que aqui se torna difícil de reconhecer: O bairrismo é corrosivo. Uma superproteção, que, aos meus olhos, se torna excessivamente prejudicial. Poucos querem enxergar a realidade local, pois isso tiraria parte do brilho, do glamour da cidade. As coisas vão, então, de mal a pior. A ignorância cresce e a violência a acompanha. Quando isso parar, já não sei em que pé estaremos.”
Luiz Felipe Marques - lfmarques.jorn@gmail.com

“É isso mesmo, mas uma observação, não é só em Curitiba e sim em todo Paraná.”
Luiz Antonio Fayet- fayet@uol.com.br

“Dimenstein, se Curitiba dá pena como você diz,o que falar de São Paulo, ou do Rio de Janeiro, como nos comparou ou até pior. São Paulo e o Rio dão pena também, e além disso, dão terror,pavor,medo, ou até talvez quem sabe desespero? Por que será que muitos paulistas, cariocas tem vindo para cá! Ora Dimenstein, temos problemas como qualquer outra cidade, mas nós procuramos resolver e não deixar pra lá. Somos considerados chatos, fechados, com o rei na barriga, concordo muitos são assim, como em muitas outras cidades também existem essas pessoas, só que nós temos uma coisa, quando somos amigos, somos amigos, somo fies, não somos só de quinze minutos, somos para uma vida, essa é a nossa diferença, sabemos reconhecer o que é e quem é bom e merece nossa amizade sincera.”
Roselene de Oliveira - oliveiro2@yahoo.com.br



”Sou curitibano e percebo, alarmado, o crescente aumento da violência em nossa cidade. Todavia, é impossível que assim não fosse, dado o impressionante afluxo de gente do interior do estado e de outros estados para esta cidade.

O interior do estado, com diversas exceções, é consideravelmente pobre, de modo que, ao virem para Curitiba, seus habitantes se concentram em áreas marginalizadas, aumento o número de desfavorecidos na cidade.

Curitiba não foi programada para absorver tanta gente de outras regiões. Seria antes necessário um planejamento para evitar o êxodo para esta capital, algo como obras no interior do estado - mas falta competência ou capacidade de planejamento aos nossos administradores públicos. Todavia, mesmo com esse planejamento, o que poderíamos fazer para conter a mássica migração de gente de outros estados, como Minas, Sampa e Rio, entre diversos outros, para nossa cidade? É impossível: não se pode desrespeitar o direito constitucional de ir e vir.

Uma solução teria sido a independência dos 3 estados do Sul do resto do país há uns 20 anos. Fechada a fronteira norte para imigrantes talvez a qualidade de vida hoje seria possivelmente hoje bem mais elevada.”
Juvenal dos Santos Neto - jneto@bighost.com.br



"Isso é conseqüência da degeneração da "democracia" brasileira. Lá em brasília e nos estados todos podem cometer crimes a vontade. O resultado? Miséria, ignorância, violência e o que mais você quiser. Afinal, o exemplo vem exatamente de onde jamais deveria vir : dos ‘podreres’.”
Brenna - bcuiabano@hotmail.com


”É com grande satisfação que constato mais uma vez, que o Paulista e/ou paulistano acredita que é o "Rei da Cocada Preta" e tem muita dor de cotovelo por isto. Sempre acreditando que é o melhor Estado em tudo, mais rico, mais poderoso, melhor nisto ou naquilo, pode até ser que seja em alguns aspectos, mas você publicar, pelos resultados de um final de semana que Curitiba é pior do que São Paulo em criminalidade é no mínimo ignorância e muita falta critério. É como nos sempre dizemos, é muita dor de cotovelo.

Temos realmente muitos problemas, Curitiba já foi muito melhor do que é hoje, e isto não foi dito por curitibanos nem por paulistas, mas organismos internacionais com conhecimento de caso e sem bairrismo. A criminalidade em Curitiba está piorando a olhos vistos, basta ver nos jornais, a polícia (como em todos os Estados) é inoperante, despreparada, corrupta e muito mal orientada.
Mas daí a dizer que Curitiba é pior do que São Paulo ou igual ao Rio em criminalidade, só mostra o seu real desconhecimento de São Paulo ou de Curitiba (do Rio nem vou falar), caso você conheça bem as duas cidades então sua comparação só pode ter sido motivado por dor de cotovelo mesmo.”
Flavio Nascimento - flavio.nascimento@ninecon.com.br


“Que fique claro uma observação: sempre será mais fácil, que de trás de suas mesas, burocratas, hipócritas e demagogos, formem suas opiniões baseadas em números estatísticos de autoridades que não tem controle nem sobre seus próprios atos, políticos corruptos que legislam em causa própria e “intelectualizados” que formam um “nicho” cultural de pessoas alienadas que criaram em torno de si uma imagem de superpessoas, que tem um censo de crítica altamente aguçado, porém não contribuem em nada, absolutamente nada, para mudar a situação do país.”
Edson Renato Martins - edsonr.martins@uol.com.br

“A violência em Curitiba existe, é evidente, mas creio que está anos luz distante do que é no Rio e SP. Contudo conclamo, ao primoroso mestre, publicar sobre nossa Arena da Baixada, nosso Museu Niemeyer, nosso transporte coletivo, nosso Roberto Requião, nosso Jaime Lerner, nosso Cassio Taniguchi, nossa Arns, nosso Paraná e, por fim, nossa Curitiba.Certo que você entenda esse meu desabafo, sem um vocabulário rebuscado, mas com uma alma Curitibana me fazendo cada vez mais entusiasta da melhora continua na educação e na governaça do nosso país.”
Demetrio -demetrio@aluforte.com




“Curitiba é uma cidade fria. No Rio a violência se dá pela concentração de pobres, narcotráfico e muito desleixo das autoridades que deixaram as coisas acontecerem e ficar no estágio que está. Agora, Curitiba não. Já foi modelo, mas é uma cidade Fria. Onde pessoas pulam por cima de outras que estão morrendo pelas calçadas. Onde a elite é miserável, no sentido de bondade. Onde ainda se pergunta " a qual família" se pertence. Uma cidade onde os ricos acreditam que são Deus e os pobres são escondidos em favelas disfarçadas nas periferias. Basta andar um pouco e vocês verão ruas sem asfalto, esgoto escorrendo nas frentes das casas, marginalização social mesmo e tudo com toque de " leite quente" que eles acreditam ser a pronuncia mais correta do Brasil. Tenho pena dos Curitibanos que começaram a colher os frutos da sua imponência.”
Nony - m-oliveira1954@uol.com.br




“Pelo o que se sabe o governo de Curitiba é comando pela dupla tucano-pefelista, decantada pela imprensa, especialmente a Folha e demais “jornalões” de SP, bem como as grandes rede de TVs, é claro, como sinônimo de modernidade, até por ser o representante máximo do discurso: vende o Estado, desde que seja para os empresários que banquem as nossa campanhas. E deixa o resto por conta da mídia, que se encarrega de dar o selo de nobreza da ação.”
Raimundo Nonato - raimundomedeiros@terra.com.br



“Difícil imaginar Curitiba nessa situação, mas como curitibano, hoje morando em São Paulo eu não poderia deixar de opinar a respeito.

A proliferação das favelas bem como as cidades vizinhas como Pinhais, Piraquara, Colombo, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré são as responsáveis pelo auto índice de criminalidade em Curitiba. Estatísticas mostram que a grande maioria dos criminosos que agem em Curitiba são moradores dessas localidades e se deslocam para lá apenas com esse objetivo. Falta a essas cidades exatamente o que foi feito em Curitiba, investimentos em educação, saneamento básico e moradia, mas colocando o cidadão como co-responsável pelas suas ações. Lamentavelmente, Curitiba não merece esse título rotulado nas páginas dos jornais por ter nos seus munícipes pessoas educadas e do bem.”
Claudio Martins Olesko - cmolesko@uol.com.br

“É impressionante como no Brasil às coisas caminham ao contrário. Nada melhora, tudo se deteriora.”
Elza Nespatti - nespatti@uol.com.br

 
 
 

MAIS OPINIÕEs:
30/01/2008
Da favela ao Carnegie Hall
29/01/2008
O emprego e a máquina de vender maconha
14/01/2008
O traficante que virou educador
08/01/2008
O milagre de Nova York
18/12/2007
A descoberta do pior apagão
18/12/2007 O maior orgulho dos paulistanos
13/12/2007
Um recado contra o desperdício
12/12/2007
Movimento gay
12/12/2007
Médicos que matam
12/12/2007
Os novos velhos
Outros comentários