Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos
Comentários dos leitores
Paulo Rêis (124) 08/10/2009 21h36
Paulo Rêis (124) 08/10/2009 21h36
Mais para os mega-passeios no aerolula, pelo "grande estadista", pelo mundo,levando a "patroa", cognominada, "a inútil". Para as mordomias do STF, dos deputados e senadores.E para as obras faraônicas das Olimpiadas de 2016, nunca falta dinheiro.
BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS.
7 opiniões
avalie fechar
S Levy (311) 08/10/2009 21h33
S Levy (311) 08/10/2009 21h33
Que tal vocês ministros, políticos, congressistas pararem de esbanjar NOSSO dinheiro com seus excessos e orgias vergonhosas e imorais e começarem construir este país? Com tributos da ordém de 40% do PIB, isso aqui devia ser o paraiso na terra! 6 opiniões
avalie fechar
Marco Hundsdorfer (36) 08/10/2009 20h28
Marco Hundsdorfer (36) 08/10/2009 20h28
Vamos deixar dessa conversa polítiqueira de FHC x LULA que não tem nada haver.
Ambos foram incompetentes, cada um em seu "estilo".
O Brasil não é o que é econômicamente graças à politica, mas sim a uma regra de mercado.
Independentemente de Lula, FHC ou Enéas, o Brasil ou estancava a inflação ou ia pra Africa (Central sub-saariana).
Qquer coisa é motivo para defender esse ou aquele incompetente.
Eu quero é o meu! Eu quero é a minha restituição. Eu quero pagar menos imposto pro ladrão (digo, leão).
O resto é balela partidarista de analfabetos políticos.
Política não é partidarismo. É COMPETÊNCIA. Infelizmente nossa política é INCOMPETENTE, e ponto!
Gastem menos e melhor. É o que basta. Se é PSDB, PT ou P... da vida, não importa.
Aos partidários de A ou B uma pergunta: Eles pagaram os impostos corretamente ou não?
18 opiniões
avalie fechar
Claudio Rocha (432) 08/10/2009 19h51
Claudio Rocha (432) 08/10/2009 19h51
Ola Gil que também tem sobrenome Rocha igual da Mariela, comparações hummmmm.....veja só, não torço nem viro a boca pra defender politico nenhum, sou do povo e o meu, ganho com trabalho, mas defender a administração do fhc e do psdb é no meu modo de avaliar algo incosistente, senão vejamos, lembra do apagão das eletricas onde pagavamos e não podiamos usar, lembra das privatizações em especial das teles, sem falar dos bilhoes que sumiu, lembra dos bilhões dados aos banqueiros o tal proer . lembra que tinhamos que rezar na cartilha dos gerentes do fmi que chegavam aqui dando ordem ...bem vou parar por aqui...Eu não fui a favor da demora na entrega das devoluções do IR so lembrei a alguns que a tabela ficou congelada por quase oito anos...so isso, Mas so o fato de eu tentar refrescar a memoria de alguns deste espaço que parece sofrem de aminesia quando defendem o governo anterior e isso causou a revolta destes que torcem para o retorno deste grupo politico 6 opiniões
avalie fechar
Marco Hundsdorfer (36) 08/10/2009 19h29
Marco Hundsdorfer (36) 08/10/2009 19h29
Tenho algo mais a dizer:
Aos que defendem esta imbecilidade (governo).
Já estou cheio de desculpas. O Brasil cresceu, mas meu salário não. O Brasil exporta e ha desemprego ou paga-se salário mínimo. Onde esta a riquesa?
Na mão de poucos (que não são fiscalizados pela RF).
É muita burrice para um país só!
Dependo de meu salário, cujo sócio chama-se governo e que NÃO levanta às 06:00 da manhã, NÃO me concede emprestimos a juros e prazos compativeis com minha renda. NÃO proporciona à minha família educação e saúde dignos. NÃO me proprorciona na realidade, NADA! E pega 40% do que ganho para pagar incompetentes ou ir pelo LADRÃO (literalmente).
EU NÃO PRECISO DO GOVERNO! ELE É QUE PRECISA DE MIM, DO QUE GANHO. Nada mais justo que me devolver o que pegou a mais, JÁ!
Uma experiência de desobediência civil no Brasil, que precisaria de um Ghandi como catalizador, seria a de não pagar impostos de nenhuma espécie por 1 mês, somente.
Desobediência civíl sem quebra quebra, sem violência. Apenas, todas as instituições sérias do Brasil que não públicas (Sei, são poucas, vide bancos e suas pomposas doações à campanhas eleitorais) não cobrarem e não pagarem impostos 1 mês.
Com certeza absoluta o "problema" estrutural seria resolvido rapidamente...
Afinal de contas, manter o padrão de vida de um fiscal da receita, de um politico ou de um Juiz...
Quantos salários mínimos são necessários para manter um Juiz?
Porem, a frente de minha casa é de terra...
E meu natal...
17 opiniões
avalie fechar
Marco Hundsdorfer (36) 08/10/2009 19h03
Marco Hundsdorfer (36) 08/10/2009 19h03
Sem dinheiro em caixa?
Sei.
A culpa é de quem?
Salvo uns ou outros, sempre é da previdência, não é mesmo?
O Brasil não arrecada o que gasta com a previdência e por isso tem este probleminha com o caixa...
Bom. Resolver o problema é simples, basta seguir os seguintes passos:
1. Que todos os brasileiros sejam contratados no regime de CLT e que o teto máximo seja para todos (inclusive juizes e politicos). Quer ganhar acima disso? Previdência privada!
2. Que o "direito adquirido" (sinonimo de desculpa esfarrapada) sobre aposentadorias milionárias e com pouco tempo de contribuição seja banido da constituição.
3. Que quem usufruiu desta situação devolva o dinheiro.
Sobre os funcionários publicos na ativa:
1. Que todos os juizes e politicos tenham 1 mes de férias como todo mundo (principalmente juizes que reclamam não ter tempo para desentupir suas pautas, mas tem tempo de sobra para não fazer nada!).
2. Que se acabe com licensas premio no serviço publico.
3. Que se acabem com cargos comissionados no executivo, legislativo e no judiciário.
4. Que se extinga a estabilidade de servidores publicos (que fiquem os competentes!)
Sobre os poderes:
1. Que seja proibido que vereadores, deputados e senadores possam legislar em causa própria (Salários).
2. Que os mesmos não possam ter acesso direto a dinheiro do orçamento.
3. Como disse um senhor de 70 anos, amigo meu. "Meu pai já dizia sobre políticos nos anos 30. Podem roubar. Só roubem MENOS!"
17 opiniões
avalie fechar
Claudio Rocha (432) 08/10/2009 18h12
Claudio Rocha (432) 08/10/2009 18h12
Olha Mariela tenho 58 anos , sou aposentado a um ano após 35 anos bem trabalhados, nunca quis nada que não fosse retirado do meu trabalho, No meu modo de ver isso é ser honesto; Também não manipulo a opinião das pessoas de acordo com meus interesses. . ..Foram retirados meus direitos como aposentado pelos politicos que vc acha tão honesto, assim como pago por serviços deficientes privatizados a toque de caixa como os de telefonia e nenm por isso insinuo neste espaço que os defensores de que fez esta barbaridade são desonestos
Não estou dizendo que concordo com o atraso da restituição, agora cobrar direitos é uma coisa e aproveitar a ocasião para insinuar. Acho que desonesto é negar o obvio e distorcer a verdade por preconceito
5 opiniões
avalie fechar
Gil Rocha (53) 08/10/2009 17h58
Gil Rocha (53) 08/10/2009 17h58
Certas comparações, hummm....!
O senhor Claudio Rocha (08/10/2009-14h27) parece se esquecer que cada período governamental tem suas peculiaridades e, por esta razão, certas comparações nem sempre são justas. Quando FHC assumiu o governo, o Brasil não tinha um sistema econômico. As contas do governo e as dívidas dos estados eram uma bagunça.
O controle era rudimentar e ineficiente, coisa que nem mesmo em república de estudantes se nota. O sucesso do Plano Real dependia, entre entras coisas, do aperto fiscal e da organização das contas o que depois foi consolidado com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Outra agravante era o fato de que a população não estava educada para conviver com uma moeda estável e teve que ser trabalhada também.
Lula assumiu o governo com uma economia organizada, embora ainda não robustecida em função de alguns erros. Além disso, "nunca antes neste país", frase constantemente proferida por Lula, se formou uma equipe de transição composta de membros dos dois governos.
Não espero que o senhor concorde com os comentários acima, no entanto espero que o governo explique porque, se saímos da crise e temos dinheiro para Evo Morales, Fernando Lugo, Hugo Chaves, FMI, e para aumentar vigorosamente o custeio da máquina governamental, como não temos dinheiro para honrar os compromissos com os contribuintes e com o Fundo de Participação dos Municípios. A meu ver, trata-se de uma apropriação indébita.
Na verdade, o governo "saiu" da crise e o povo continua nela.
6 opiniões
avalie fechar
Mariela Rocha (47) 08/10/2009 17h18
Mariela Rocha (47) 08/10/2009 17h18
Meu Deus!!!
Cada vez mais nojo dessa situação!
Quer dizer que 30bi para Olimpíadas tem e não tem para pagar o dnheiro que é direito de todos aqueles que trabalham honestamente e pagam impostos?
Ainda bem que tem bastante gente defendendo isso, sinal que vão abrir mão do dinheiro para dar para quem precisa, como eu no caso (isso é socializar, adoro!), aliás, se é que essas pessoas declaram impostos, porque não conheço ninguém honesto que defenda esse desgoverno e sua ingerência.
mas, de qualquer forma, deixo aqui uma sugestão:
Lula, não quer perder a Classe Média? Pega dinheiro com o FMI para pagar as restituições!
6 opiniões
avalie fechar
Claudio Rocha (432) 08/10/2009 17h15
Claudio Rocha (432) 08/10/2009 17h15
OU estou em outro Pais e não me dei conta ou a maioria do pessoal deste espaço tem menos de vinte anos e não pagava imposto de renda, ou então viva a hipocrisia....GENTE...NEGOCIO É O SEGUINTE: A TABELA DO IR FICOU CONGELADA POR QUASE OITO ANOS NO GOVERNO DO PSDB, LEMBRAM, ELE AINDA RETIROU QUASE TODAS AS ALIQUOTAS OU SEJA, ATÉ QUEM RECEBIA 1000 REAIS PAGAVA....ACORDA, GENTE PRECONCEITO TEM LIMITES...agora é obrigação, claro que é, mas vamos ser racionais nas criticas.....pelo amor de DEUS, 3 opiniões
avalie fechar
Luiz Carlos Pasquim (191) 08/10/2009 17h09
Luiz Carlos Pasquim (191) 08/10/2009 17h09
Não, eu não posso acreditar! Um ministro falando que falta caixa para pagar restituição de imposto de renda. Pará ai, ou! Emprestamos dinheiro ao FMI, vamos fazer uma copa do mundo de futebol, uma olimpiadas, com gastos aproximados de 100bi de reais, e não temos caixa para restituir o suado dinheiro do trabalhador? 83 opiniões
avalie fechar
maria vieira (29) 08/10/2009 17h07
maria vieira (29) 08/10/2009 17h07
1)Dinheiro fica retido, e é da classe média que mais sofre com o leão porque o desconto é na folha de pagamento.
2)Serviço de transporte deixa milhares sem locomoção.
3)Cidades sem luz.
4)Segurança não existe, a bala não é perdida, é bala encontrada (..sempre num corpo de um cidadão brasileiro)
E assim vai..., (a lista é bem grande e a responsabilidade dos governantes é nula e cada cidadão sofre no seu dia-a-dia com o descalabro do não fazer ou do parecer fazer destes senhores governates(prefeitos+governadores+presidente e seus ministros+ deputados+senadores e dos nossos gloriosos magistrados de toga negra) ),mas tudo isso um dia vai.. mudar?
Será quando a raiva chegar?Aí, acho bom não reclamar depois.
1 opinião
avalie fechar
Mariela Rocha (47) 08/10/2009 17h04
Mariela Rocha (47) 08/10/2009 17h04
E pro FMI, tem? sem opinião
avalie fechar
Geraldo Buss (378) 08/10/2009 16h59
Geraldo Buss (378) 08/10/2009 16h59
Se este governo de "faz de conta" segura a devolução de um dinheiro que cobrou a maior do cidadão brasileiro comum, como é que ele pode querer assumir uma dívida de bilhões em compra de aviões caça, de submarinos atômicos (este para navegar no Tietê), querer assediar uma copa do mundo e agora mais a Olimpíada?! Brasileiros, cidadaos comuns , estamos fritos . Governo que não devolve o que surrupiou a maior nos impostos quer que acreditemos que porque a arrecadação caiu, ele não pode devolver o IR cobrado a maior. No entanto, este mesmo governo e seus pares no judiciário, no congresso não tiveram o menor pudor e a menor decência ao aumentarem seus próprios salários . Este mesmo governo através de seus senadores e deputados que aumentou o número de vereadores em mais 7.800, diz que a arrecadação caiu e por isso não devolve em tempo hábil o dinheiro que pegou do cidadãocomum - digo do cidadão comum = pois os "incomuns" da lista do governo estes não pagam imposto. Vem aí a pre candidata do governo viajando pelo Brasil afora com o dinheiro do povo dizendo que o Brasil precisa ter um governo que tenha continuidade aos projetos do governo Lula - o ralo por onde escoa o dinheiro vai continuar aumentando. Acorda Brasil de homens comuns!!! E ainda mais vemos o desaforo que os militantes do MST - financiados por este mesmo governo que diz não ter dinheiro para devolver o IR - invadem propriedade particular e depredam plantações e imóveis. Derrube uma árvore e voce será preso! 4 opiniões
avalie fechar
CESAR SOUZA (3) 08/10/2009 16h57
CESAR SOUZA (3) 08/10/2009 16h57
Enquanto aqui o IRS tem por lei que ser devolvido em 4 semanas a partir do dia que voce enviou a declaração, no Brazil continua os famigerados lotes de restituição.
Na hora de reter na fonte e repassar, tem multas se não fazem no pequeno tempo que o governo impos, ja pra devolver é quando quizerem? Pois ninguem quer fazer uma lei que limita o prazo da devolução. Além de ser desonesto, o desgraçado do leão contitua injusto com a classe media.
2 opiniões
avalie fechar
José Alberto (357) 08/10/2009 16h50
José Alberto (357) 08/10/2009 16h50
Comentario do proprio governo federal, nenhuma obra do famigerado pac ficara pronta até 2010, outra aberração ilusionista para os menos preparados e para as massas de manobras e curral eleitoral ..... 1 opinião
avalie fechar
José Antônio Tanure (29) 08/10/2009 16h47
José Antônio Tanure (29) 08/10/2009 16h47
Cachorrada! Isto já passou do fim do mundo. Não bastassem cobrar o que cobram, roubar o que rubam esta corja ainda tem a cachimônia, a pachorra, a desfasçatez de se apoderar do nosso dinheiro e devolver quando bem o querem. Ja vi este filme quando aquela infeliz da Zélia confiscou a poupança. Absurda, abusiva , unilateral , anti-democratica e de extremo mal gosto esta decisão/imposição. Jamais seremos uma nação assim. Aqui ninguém respeita nada! 3 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (844) 08/10/2009 16h21
Bolinha da Lulu (844) 08/10/2009 16h21
....que nos possibilitem reduzir nossas importações de componentes eletrônicos que não produzimos aqui e agregarmos benefícios aos produtos que já produzimos, principalmente na agricultura. Investimentos na renovação industrial que esta tornando nosso indústria obsoleta, já que o empresáriado não vislumbra um desenvolvimento do mercado interno para que lhes permita tornar seu produto mais competitivo no exterior e assim criar expectativas de importação para produtos mais baratos e nem sempre com tão boa qualidade como os nossos para distribuição no mercado interno e assim estaríamos exportando empregos, ao invés de cri-los aqui.
Um grosso resumo do que disseram. O programa tem por titulo FALA SÉRIO...
Vejo com preocupação o que disseram. Me perdoem por não nominá-los, mas sou péssimo para nomes.
Assim como o Lulla e seus pseudos ministros estão lá para seguir uma política partidária e não pelo interesse do BRasil, teremos problemas com a máquina pública enorme e ineficiente, com a saúde, educação, segurança e trabalho para o próximo governo, seja qual for, pois o seu oportunismo marketeiro fará com que pareça santo e queira voltar nos braços do povo. Espero que seja como o Jânio.
E como na Seleção Brasileira de futebol que técnico repitido na seleção nunca ganha titulo, o Lulla tenha a mesma sorte que ambos. Jânio e Zagallo. Caso tenhamos que o engulir di novo.
126 opiniões
avalie fechar
Edilson Vilarinho (4) 08/10/2009 16h16
Edilson Vilarinho (4) 08/10/2009 16h16
Adiar o pagamento das restituições porque a arrecadação baixou ? Definitivamente o General Charles de Gaulle, presidente da França após a 2a Guerra Mundial, tinha razão. "O Brasil não é um País sério "
Isso é uma vergonha. Cadê o Ministério Público Federal ?
6 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (844) 08/10/2009 16h04
Bolinha da Lulu (844) 08/10/2009 16h04
O atraso na restituição não é relevante, pois durante todo o seu mandato empurrou isso com a barriga e ninguém chiou por receber 2 anos depois de ter entregue a declaração.
Agora a redução nos descontos do imposto de renda é uma ação natural para um governo que promoveu uma redução de IPI para aquecer a economia e reduzir o impacto da crise no país. Apesar que, aos que se vangloriam, A Índia e a China nem entraram na crise e são países com mais de 1 bi de habitantes.
Como houve uma diminuição da arrecadação nada mais justo que essa redução para o ano que vem.
Porém, como esse governo nada fez durante os 7 anos que esta no poder que pudesse caracterizar como altos investimentos em meios para recuperar a saúde que detonou, a insegurança pública que esta maior, pois mesmo que se noticie prisões, todos sabem que não serão presos, só alimentará o mercado jurídico. A educação é um enorme engodo já que demoraram 7 anos para implantar um sistema e descobrem um vazamento. O problema para esse desgoverno foi os indivíduos terem ido vender as provas para o jornal(santa ingenuidade) que denunciou, caso isso não ocorresse, passaria batido e teríamos mais um pseudo sucesso petista.
Por último emprego. Dois ecomistas um prof. da PUC outro responsável pelas entidades de exportação do país estavam no programa da Salete Lemos e pessimista em relação à economia. Pelo país estar recebendo muito dólar especulativo e não estarmos trazendo empresas de ponta para o país....
126 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página