Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Próximos
Comentários dos leitores
J. R. (1266) 17/06/2009 13h50
J. R. (1266) 17/06/2009 13h50
No grupo "Bric" o Brasil é o único a não possuir armamento nuclear, ficando "no mato sem cachorro". Propondo a cesta de moedas e não utilização do dólar como moeda de troca pode ser mais um erro, indo de encontro aos interesses de China e Rússia, que querem o Yuam e o Rublo como moeda de referência. Ora, todos os quatro países tem suas reservas dolarizadas, então estão na mão dos EUA que é o grande gestor, como abrir mão dessa moeda de troca? Há uma incoerência. O Presidente da AIEA El Baradei afirmou que com bomba nuclear a Coréia do Norte pode ir para a mesa de negociação, e que o Iraque de Sadam Russein por não tê-la foi pulverizado (na verdade só tinha traidores a sua volta). Baradei está a 21 anos como diretor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), até agora não houve consenso para substituí-lo, por isso talvez tenha dado essa declaração "bombástica" mas verdadeira, a despeito dele ser um egípcio muçulmano. É mais uma das pérolas que podem ser úteis, enquanto alguns preferem ver Obama esmagando moscas no Youtube, pensando talvez em um modo de esmagar os inimigos dos EUA. O caminho para que o Brasil tenha capacidade de dissuasão depende inicialmente em adquirir capacidade potencial bélica, depois será necessária a árdua tarefa de mudar a constituição que ainda não foi nem totalmente regulamentada, por falta de condições para se cumprir suas cláusulas impossíveis. O investimento na Educação de nível superior gratuita para todos é o caminho. 43 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (324) 15/06/2009 08h56
paulo cezar (324) 15/06/2009 08h56
"1- Apenas servem para calar a grande parte da população. R - As pessoas não estão caladas, falam nas urnas e nas pesquisas, falam bem pq suas vidas melhoraram.
2- Não fazem com que a população participe do "filé" que o país tem a oferecer. Ficam apenas à margem de tudo, como se fossem "terceira categoria".
R - As pessoas não estão a margem , estavam com fome, não estão mais, suas crianças não estavam na escola, agora estão. Seu futuro começa a ter alguma chance, antes não havia nenhuma.
3- Estão fora de boa educação básica, técnica, pois ensino público básico e médio é convardemente mais fraco que o particular.
R - A qualidade das escolas públicas precisa realmente ser melhorada, comecemos pelos estados, dando o aumento aos professores que Lula aprovou.
4- Consequentemente, não conseguem cargos públicos bons, pois os mais estudados e preparados ficarão na frente nos concursos.
R - vide anterior.
5- Faz o indivíduo acomodar, fazendo com que fica mais ainda alienado, esperando que o governo sempre faça algo.
R - Este é um dogma liberal incorreto. O pouco $$ que recebem não basta para a acomodação, ainda mais nessa sociedade do consumo.
6- Com isso, aumenta mais ainda a segregação social e pagam a festa de todos da Classe "
R - O fato de suas vidas terem melhorado, de terem mais acesso a informações, e a educação ( Prouni, CEFETs, etc ) não segrega, "agrega". Como mostram várias pesquisas do IBGE e FGV..
Fatos e dados, para esses não há argumento.
76 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 14/06/2009 22h51
Eduardo Giorgini (496) 14/06/2009 22h51
"Papa pede que ONU seja solidária aos pobres ao debater crise"
Se o Papa ver o verdadeiro Brasil, irá desanimar.
1- Segregação social covarde sustentado pelo próprio estado.
2- Centro do poder convardemente inacessível aos eleitores e a população.
3- Falta de representatividade dos poderes públicos.
4- Cidades sendo desmenbradas em condomínios fechados covardemente inacessíveis.
5- População não recebem os serviços básicos que garante a Constituição Federal.
6- Hipocrisia e despreparo da classe política sedenta de vaidades, poder e nepotismo.
Eduardo.
36 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 14/06/2009 22h42
Eduardo Giorgini (496) 14/06/2009 22h42
Emanuel Lacerda, discordo.
Se o Lula estivesse querendo semear algo, iria priorizar a parte pública que esta uma sulcada, a educação basica e média e saúde.
Lula apenas está fazendo politicagem, enriquecendo mais ainda quem já era rico, incluindo ele próprio.
Penso que é uma atitute covarde esses programas sociais do governo de "mimar" e distrair a população da mina de ouro.
8 anos de Lula e quem esta rindo a toa com isso? Usineiros, Bancos, grandes fazendeiros e o alto funcionarismo público.
Vejo da seguinte forma os programas sociais:
1- Apenas servem para calar a grande parte da população.
2- Não fazem com que a população participe do "filé" que o país tem a oferecer. Ficam apenas à margem de tudo, como se fossem "terceira categoria".
3- Estão fora de boa educação básica, técnica, pois ensino público básico e médio é convardemente mais fraco que o particular.
4- Consequentemente, não conseguem cargos públicos bons, pois os mais estudados e preparados ficarão na frente nos concursos.
5- Faz o indivíduo acomodar, fazendo com que fica mais ainda alienado, esperando que o governo sempre faça algo.
6- Com isso, aumenta mais ainda a segregação social e pagam a festa de todos da Classe A,B.
Pura injustiça e covardia!
Quem sabe no terceiro mandato?
Eduardo.
38 opiniões
avalie fechar
Paulo Sérgio Loredo (28) 13/06/2009 21h43
Paulo Sérgio Loredo (28) 13/06/2009 21h43
O que seriam dos bancos, no Brasil, caso não houvesse spread monumental (inigualável no mundo) e cobrarem taxas até para os clientes saberem seus saldos. Não existiriam? 8 opiniões
avalie fechar
Emanuel Lacerda (4) 13/06/2009 20h21
Emanuel Lacerda (4) 13/06/2009 20h21
Cometários ridículos que eu leio nesses comentários. Os fracos de mente, acreditam no imediatismo. Não percebem que o que o Lula está fazendo é semear. Noutros tempos, se pegava dinheiro emprestado, resolvia-se a questão momentâneamente e depois? Passava-se anos pagando juros sem amortizar a dívida e ainda ajoelhando-se ao FMI e pedindo benção. Acredito e concordo que existam muitas coisas que poderiam ser feitas com esse dinheiro, mas acredito que consolidar a imagem no Brasil no exterior, coisa que não vi nenhum governo fazer com a maestria do Lula, seja semear para o futuro. Com certeza não estamos doando nada. Como todo o emprèstimo, receberemos juros daqueles que utilizarem desse dinheiro. Não sou Petista, até pq partido político não significa nada nesse país. Essa é a minha opnião... 32 opiniões
avalie fechar
Alessandro Meirelles (3) 13/06/2009 19h16
Alessandro Meirelles (3) 13/06/2009 19h16
Nooossa gente, fiquei muito triste com essa notícia. Quer dizer que os bancos estão 39% menos bilhonários. Sugiro que o Lula, que deu 10 bilhões de doláres para o FMI ajudar empresas internacionais na crise financeira, de também 10 bi para os nossos bancos. 9 opiniões
avalie fechar
Paulo Moura (2) 13/06/2009 18h37
Paulo Moura (2) 13/06/2009 18h37
não é necessário ser muito inteligente para concluir a lógica de um lucro menor, comparar os lucros bancarios neste primeiro trimestre com o mundo todo na crise economica , com o primeiro trimestre do ano passado quando estavámos em pleno crescimento.E vai cair mais com os juros selic abaixo dos 10 , o dinheiro tem que sair da especulação e ir para a produção que é aonde está o lastro para um crescimento duradouro. O mundo vai aprender com o Brasil. 2 opiniões
avalie fechar
julio cesar (3) 13/06/2009 18h30
julio cesar (3) 13/06/2009 18h30
É importante acrescetar que o lucro dos bancos não vem apenas de empréstimos. As operações de Seguros, Capitalização, Previdência, Consórcio, Cobrança, Folhas de pagamento etc..., são negócios dentro dos bancos que contribuem significativamente para os elevados lucros. Os empréstimos são apenas mais um produto dentro de um vasto portifólio. É injunsto criticar os bancos sem o devido conhecimento dos fatos. O Bradesco por exemplo, possui 85 mil funcionários (Pais de Família) que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Pais. Bancos são necessários e existem até em paises comunistas... 3 opiniões
avalie fechar
jose azevedo (1) 13/06/2009 17h25
jose azevedo (1) 13/06/2009 17h25
Os Bancos Brasileiros são maquinas do capitalismo desenfreados, que não medem esforços para seus lucros absurdos.São capazes de tudo, absurdos com seus colaboradores e clientes.Na verdade um desrespeito a sociedade.Desde humilhantes cobranças a seus funcionários, em um ambiente desfavorável economicamente, com metas impossiveis.De outro lado, taxas de juros absurdas com requintes de crueldade.Tente renegociar uma divida!! Você ganhará mais juros em cima do que já pagou, uma beleza!!!! Para eles é claro...... 2 opiniões
avalie fechar
Luciano Pires (129) 13/06/2009 16h49
Luciano Pires (129) 13/06/2009 16h49
[Eduardo Galib] PARABÉNS PELO COMENTÁRIO INTELIGENTE E PERTINENTE. UM AMIGO MEU QUE TORCE P QUE O PAÍS VÁ MAL, SÓ PARA DIZER QUE FOI CULPA DO LULA, ME ENVIOU UM EMAIL CRITICANDO OS ALTOS LUCROS DOS BANCO A UNS 8 MESES ATRÁS. HJ ME ENVIOU ESTA MATÉRIA ACUSANDO O GOVERNO DE OS BANCOS TEREM MENOS LUCRO. RS... SABE O QUE EU FIZ? ENVIEI À ELE O SEU COMENTÁRIO PQ FOI A MELHOR TRADUÇÃO DA REALIDADE DA NOTÍCIA QUE EU JÁ VI. PARABÉNS PELA COLABORAÇÃO E ESCLARECIMENTO À TODOS NÓS. 4 opiniões
avalie fechar
Carlos Lima (36) 13/06/2009 16h49
Carlos Lima (36) 13/06/2009 16h49
cada absurdo que vemos, ter dó de banco? no Brasil sempre massacraram a economia do país, em uma economia saúdavel os bancos devem financiar a produção e não se tornarem sócios como é hoje no Brasil, os bancos comem, engolem, devoram a produção das empresas e do trabalhador com altas taxas de juros, numa economia fomentada pelo Banco, as contas das empresas e do trabalhador não sentem o impacto do Juros, é o caso do Brasil?
Ele devem ter os lucros menores sim e os beneficios a serem repassados para o consumidor, ao invés do governo ajudar bancos privados, devem investir nos estatais para aumento de crédito no mercado e gerar empregos estáveis aos trabalhadores do setor, o privado que comece a agir de forma correta. Visando o crescimento do país e não a ganância de ganhar mais e mais como tem sido. O que já ganharam de dinheiro para para mante-los no vermelho por anos, sem intervenção do governo.
1 opinião
avalie fechar
Roberto Terribile (129) 13/06/2009 16h14
Roberto Terribile (129) 13/06/2009 16h14
Bem o desemprego é grave e vai aumentar mais no Brasil temos o Bolsa Família que deve ser suficiente para atender a todas as famílias com desempregados no país,parece que não há necessidade de preocupação pela sociedade civil, o governo assumiu a responsabilidade... sem opinião
avalie fechar
Eduardo Galib (21) 13/06/2009 16h07
Eduardo Galib (21) 13/06/2009 16h07
Em uma economia seria não faz sentido os bancos terem lucros absurdos e a sociedade que trabalha e não especula ficar com lucros miúdos e dificuldade de liquides tem gato na linha, e isto tem que normalizar com certeza para o país bancos menos vorazes é mais saudável e o dinheiro tem que privilegiar quem trabalha e produz não quem especula! 18 opiniões
avalie fechar
Napoleão Cesar Carneiro (1) 13/06/2009 14h08
Napoleão Cesar Carneiro (1) 13/06/2009 14h08
Eu fico satisfeito em saber que o lucro dos bancos diminuiram, pois os setores produtivos e de serviços tambem devem apresentar lucros na mesma proporçao, de forma que sejam criados empregos ou seja diminuiçao da inadimplencia e crescimento das empresas, com crescimento da arrecadaçao de impostos. 1 opinião
avalie fechar
Marcelo Kozak (1) 13/06/2009 13h53
Marcelo Kozak (1) 13/06/2009 13h53
R$7,5 Bi para 3 meses de operações é MUITO dinheiro !!! Ainda se considerarmos que são os meses de menor atividade econômica no país então, fica ainda MAIOR...espero que os Bancos daqui não peçam "ajuda ao Governo", lembrando que, eles foram os primeiros a demitir funcionários no 3o trimestre de 2008. Agora entendi o motivo, com "esta queda tão grande de lucros"...Fiquei com pena destes bancos. 20 opiniões
avalie fechar
jomar souza (1) 13/06/2009 13h52
jomar souza (1) 13/06/2009 13h52
A queda do Spred bancário será em breve agregada a esta queda dos lucros no setor bancário, mas como ficou claro na reportagem, tal diminuição está ligada mais a lógica da crise que começou lá fora e que aqui se instalou. Não tem regulação que vaticine um país ou um setor, quando a totalidade da economia é interdeendente. Fica a questão, o pior já passou, ou os paladinos do staf, preferem o caminho do abáfa? Poderá uma economia ser uma ilha nesse oceano revolto? Ou, será que é mais fácil dominar, se quiser, governar, com a retórica do que com a dura realidade vivida todos dias, ainda mais com a taxa de desemprego chegando a dois dígitos!!!!!!???? 14 opiniões
avalie fechar
Daniel Moraes Terra (2) 13/06/2009 13h28
Daniel Moraes Terra (2) 13/06/2009 13h28
Interessante. Acredito que agora nosso país esta começando a crescer. Todo país de primeiro mundo tem o lucro bancario baixo, porque eles não ficam ganhando encima do juros de mercado e principalmente do alto spread que ainda temos. Bom... acho que estamos caminhando. Agora só falta os bancos aumentarem as taxas de administração de conta absurdas que eles cobram. Você deixa o dinheiro com eles, eles investem, te dão um rendimento ridiculo, ganham muito e ainda te cobram. 7 opiniões
avalie fechar
Edmar Roberto Prandini (6) 13/06/2009 13h24
Edmar Roberto Prandini (6) 13/06/2009 13h24
A queda do lucro dos bancos resultou da sua própria indisposição de financiar o mercado, no período mais difícil do ano passado, o terceiro trimestre. O que se viu? Ante o pânico que se instalou, após outubro, com a quebra do Lehman Brothers, os bancos fecharam-se contra qualquer financiamento. Bloquearam as vendas de veículos, financiamento à micro e pequena empresa, etc. Evidentemente, a rentabilidade tinha que cair. O que ainda a assegurou? As altas taxas de juros que o BC de Meirelles mantinha. Com o movimento forçado de queda na SELIC, os bancos retomam os empréstimos para financiamento de veículos, imobiliários, etc. Resultado: já há um revigoramento da atividade econômica e a demanda por novos investimentos, inclusive no setor automobilístico dobrou em relação ao ano passado, junto ao BNDES. A idéia de criar um sistema de fundos garantidores para a micro e pequena empresa é outra iniciativa genial do governo Lula, que dando certo, terá enorme impacto em agilizar a expansão da economia. O Brasil vai mesmo sair mais sólido do que entrou nessa tal crise internacional. sem opinião
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 13/06/2009 13h04
MARCOS BORGES (155) 13/06/2009 13h04
Lucro de bancos cái 39%...interessante!
Então, o lucro dos bancos era o lucro fácil.
Uma vez diminuindo o Spred, cái o lucro fácil, e esse pessoal vai ter de trabalhar mais.....???!!!
Que ótimo!
18 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página