Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 39 40 41 42 43 44 45 46 47 Próximos
Comentários dos leitores
Jean Carlos Gomes (36) 04/06/2009 16h49
Jean Carlos Gomes (36) 04/06/2009 16h49
Pergunta: - O que acontece com a GM Brasil se a GM americana ir a falência? Acho difícil reverter a situação lá. O que acontece neste caso? A GM Brasil entraria como ativo para liquidar dívidas da americana (sendo vendida a outro grupo)? Pepino para quem tem GM se for descontinuada a produção heim! 13 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 04/06/2009 11h48
Eduardo Giorgini (496) 04/06/2009 11h48
E a GM norte americana produz excelentes carros, com padrão de qualidade e conforto, porem perdeu concorrência para os japoneses.
GM do Brasil está bem devido ao tipo de carro vendido, que são projetados pela Opel alemã e adaptados aqui e também, o consumidor não é exigente.
Como sempre tivemos uma cultura de recessão, não sentiu-se a crise.
Penso assim.
Eduardo.
9 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 04/06/2009 10h40
Eduardo Giorgini (496) 04/06/2009 10h40
Concordo com o comentário de Carlos Mc Knight Pfaffenbach Jr.
Quando estava na faculdade, muitos colegas criticavam os Estados Unidos, porém, na hora do vamos ver, utilizavam produtos norte americanos.
Ja vi "hippies-boys" anti-americanos "viciado" em McDonalds e com computadores "Apple".
Temos uma cultura hipócrita-passiva de querer que os note americanos de afundem e nós aqui nada fazemos para sermos os melhores.70% do PT vem da "vontade" ou "raiva" da maioria da população de se sulcatear tudo, em vez de elevar o nível da educação, saúde,etc.
PT esta nivelando por baixo o que se tem de melhor nesse país em vez de nivelar por cima o que está ruim.
Bem bolado! Sulcateia-se país para "diminuir" diferenças e quem enriquece é somente a familia PT.
Muito bem!
Eduardo.
24 opiniões
avalie fechar
Paulo Vieira (1) 03/06/2009 07h54
Paulo Vieira (1) 03/06/2009 07h54
Bom, primeiro a Hummer já não é mais fornecedora de veículos militares a muito tempo p/ o exército dos EUA, segundo é Boeing...
Vejo com bons olhos a venda da marca pois é uma forma de manter a história que os Hummer fizeram, e quem sabe assim, a China não acaba utilizando esse conceito de Robustez dos Hummer e aprende algo nos produtos dela... e lógico, é um meio de acabar com essa fama de beberrão que os Hummers tem, visto que a China também está olhando para o lado verde do mundo(é embrionário, mas já está vendo que se não fizer isso, ela só perde...). De qualquer forma, diz respeito aos EUA e China e não tem nada com o Brasil, portanto, sucesso e que cada um cuide do que é seu!
10 opiniões
avalie fechar
José Leandro de Paula (18) 03/06/2009 03h53
José Leandro de Paula (18) 03/06/2009 03h53
Os americanos estão vendendo o bagaço para os chineses. Um veículo cuja principal caracteristica é a ostentação do dono , poluidor e consumidor de combustível por excelencia e ainda por cima ecologicamente incorreto , não tem futuro. 15 opiniões
avalie fechar
Apesar dos comentários contrários sobre o futuro dos Estados Unidos, ditos pelos costumeiros palpiteiros de plantão, é melhor abrirem ou arregalarem os olhos.
Os americanos, já se 'reinventaram' dezenas de vezes, basta olhar a história.
Não é por sorte ou mera coincidência que chegaram aonde estão. Foi com mto trabalho e perseverança. Enquanto continuarmos a usar "Jeans" "CDs" "PCs" "Lap Tops" e a cantar "Rock and Roll" dentre milhares de outros objetos e expressões eles estarão lá no topo, indiscutivelmente.
Olhe só no seu dia-a-dia as coisas que usamos e falamos, fruto da inteligência e do trabalho deles e depois comecem a repensar e a ser no mínimo razoáveis.
Talvez seja mais importante neste momento, como um aprendizado a todos nós, o que eles estão vivendo e como vão resolver as coisas.
Estamos ainda bem longe do ideal de um país decente e igualitário. Temos muitas, mas muitas reformas e coisas a serem mudadas no nosso querido Brasil, até nos tornarmos uma nação melhor e mais justa.
Desta forma, basta um garoto novamente em uma garagem, ou uma empresa de nome estranho inventarem lá nos EUA, uma linguagem de computação, sistema ou material que viabilizará a robotização completa de uma indústria, p. ex., que a mesa vira; pois a era da "manufatura" está para acabar, dando lugar a era da "robofatura" os "robofaturados".
O primeiro local a ser implementado será nos call centers, eliminando a mão de obra humana, trocada pela voz de uma inteligência articificial.
22 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 02/06/2009 18h12
Eduardo Giorgini (496) 02/06/2009 18h12
"Conglomerado chinês é o comprador da Hummer, diz agência"
Então a China vai fornecer Hammers para o exército americano? Quem diria.
Do jeito que esta a coisa, capaz de os americanos perderem espaço no cenário militar.
Imagina a Lockheed Martin, Boing serem vendidas para estrangeiros. Fazem desde mísseis Tomahalks, aviões caças F-14,F-15,F-117.
Estou começando a acreditar que o "feitiço se virou contra o feiticeiro."
Eduardo.
31 opiniões
avalie fechar
socrates ribeiro filho (7) 02/06/2009 17h42
socrates ribeiro filho (7) 02/06/2009 17h42
Que tal comprarmos a GM do Brasil? Em 2008 fomos o quinto mercado automobilístico mundial e ainda não temos uma montadora nacional!
A planta brasileira da GM é lucrativa e tem autonomia para projetar e fabricar veículos sem depender da matriz. Os outros "brics", Rússia, Índia e China possuem suas próprias montadoras. Por que não nós?
4 opiniões
avalie fechar
flavio pierotti pe (11) 02/06/2009 17h38
flavio pierotti pe (11) 02/06/2009 17h38
Prezados Eduardo Giorgini e João Carlos Gagliardi !
Ótimos comentários. Parabéns!
2 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (324) 02/06/2009 17h17
paulo cezar (324) 02/06/2009 17h17
A estatização da GM só é mais uma prova da falência dos dogmas liberais. A verdade é que nem sempre uma estatal é pior administrada que uma empresa privada. A Petrobras prova isso todos os dias, e é ignorada. Temos que pensar num sistema misto, como o que da certo na petroleira e no BB, e que ajuda o país a se desenvolver e a pagar suas dívidas. Não podemos mais sustentar um sistema que remunera absurdamente o capital, tornando os ricos cada vez mais ricos as custas da exploração das massas. A riqueza tem que ser distribuida ! E o liberalismo prova a cada dia que não é distributivo ! A solução é um meio termo ! Social democracia ! Diferente da do PSDB entreguista, semelhante ao do PT nacionalista ! 10 opiniões
avalie fechar
Marcio Gennarini (66) 02/06/2009 16h04
Marcio Gennarini (66) 02/06/2009 16h04
Esses senhores da GM Brasil, deverião calar-se e deixar de criar espectativa no mercado.
Quanto mais quizerem desmetir mais irão colocar a GM no ralo.
Podem falar o que quizerem gastar mais dinheiro em bobagens.
Uma coisa é certa a GM tanto lá como cá já era!!!!
QUEM TIVER SORETE VENDA SEU GM JÁ ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!!!!!!!
OLHA O MICO AÍ GENTE!!!!!
5 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 02/06/2009 15h02
Eduardo Giorgini (496) 02/06/2009 15h02
Índices, coeficiêntes,taxas de juros e governo fazem parte dos reguladores da economia.
Se temos problemas de inflação/consumo, alteram-se as taxas de juros.
Se o problema ficar grave e todo mundo entrar em desespero, o governo entra de forma forte e mantem a máquina funcionando como pode.
Deixar a GM desaparecer será muito pior que mante-la viva aos trancos e barrancos.
Não acredito que irão deixar a GM desaparecer, pois é uma empresa de tecnologia automotiva. Temos seus produtos em vários ramos como automóveis, utilitários, caminhões, locomotivas.
Eduardo.
12 opiniões
avalie fechar
É... a estatização de uma empresa representa a vergonha do modelo norte-americano de ser: produtivo. Se a GM e o Citi estão à falência e os preços das ações estão como estão, o que pensar acerca dos bancos, dos grupos menores de investidores e na própria máquina administrativa do Estado? Para piorar para eles, a pressão da questão do meio ambiente que, com efeito, sufoca a economia como um todo. Coitado dos norte-americanos, vão ter de descer do pedestal capitalista e pedir ajuda, tal como os dois maiores pilares econômicos do país. Quem será o "Estado" que ajudará os EUA a se refrescar e a não perder o status de bom investimento? 13 opiniões
avalie fechar
Julião Villas (214) 02/06/2009 07h29
Julião Villas (214) 02/06/2009 07h29
Todo mês liberam mais uns bilhões para a GM continuar produzindo. A empresa está tão "tôxica" quanto os papeis que estão levando o sistema financeiro a bancarrota.
Antes falavam: "Vamos precisar de 18 bilhões, essa é a cifra! para fazer a gente resolver nossos problemas e sair dessa crise"
Agora falam: "Na verade a gente precisa é de 50 bi. Ai sim vamos dar conta"
Se é apurado que eles devem 170 e tem 80 em ativos, Para mim a conta fecha nos 90 bi correto?isso pra ficar no 0x0 (sem contar o prejuizo que virá pela frente que eles ainda vão ter que arcar) Só que isso eles vão rever lá na frente. tipo aquela noticia desagradavel sendo dada aos poucos, no velho estilo "o gato subiu no telhado"
13 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 01/06/2009 22h36
João Carlos Gagliardi (2328) 01/06/2009 22h36
Concordata da GM, é um mal necessário...
Técnicamente falando, é até reconfortante...
"Mal necessário..."
Quero ver explicarem desta forma, aos 20.000 funcionários que perderão seus empregos, nas 12 fábricas que serão fechadas.
O governo americano, já é sócio dos principais bancos e agora começa controlar industrias diretamente.
Esse é um "viés" capitalista, não previsto em nenhum livro de economia.
Duas coisas porém, são certas após o mundo sair desta crise:
O capitalismo não será o mesmo, e os EUA, também não...
10 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 01/06/2009 22h32
Eduardo Giorgini (496) 01/06/2009 22h32
"Efeitos de concordata da GM serão controláveis, afirmam especialistas"
Opa! Olha os especialistas!
Tudo sob controle!
8 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 01/06/2009 22h24
Eduardo Giorgini (496) 01/06/2009 22h24
"Produtores terão R$ 2,3 bi para estocar álcool e evitar alta de preços"
Já pensou se fosse usado para a Saúde e Educação?
As prioridades estão totalmente aos avessos.
Quanto desperdício!
3 opiniões
avalie fechar
Marcio Gennarini (66) 01/06/2009 14h53
Marcio Gennarini (66) 01/06/2009 14h53
Parece ilusionísmo as notícias sobre a GMC.
Não existe milagre, uma empresa inchada,ultrapassada com passivo de U$172,8bilhões e um ativo de U$82,29bilhões matematicamente faltam U$90,3bilhões isso só para zerar as contas.
Quem é que vai ADQUIRIR UM VEÍCULO DA GM NO MUNDO!!!
É questão de tempo,a GM fecha e quem tiver um GM vai ficar com o MICO!!!
Quem viver verá!!!!
5 opiniões
avalie fechar
Ernando Alves do Nascimento (5) 01/06/2009 02h15
Ernando Alves do Nascimento (5) 01/06/2009 02h15
Os Estados Unidos da América são tidos por muitos como o grande vilão da humanidade, mas saibam que eles foram responsáveis por toda a democracia e liberdade que o mundo experimentou nesse último século. Concordo com a opinião do colega sobre o transmissão de riqueza que vemos ocorrer nesse inicio de novo século onde o capital financeiro esta sendo concentrado com países que não gostam da democracia e que não respeitam os direitos de cidadãos comuns. Acho que em breve vamos podem olhar para trás e dizer sobre a Grande Potencia Mundial, "como eu era feliz quando você dominava no mundo e eu não sabia". 25 opiniões
avalie fechar
flavio pierotti mpf (7) 30/05/2009 10h05
flavio pierotti mpf (7) 30/05/2009 10h05
Porque a Globo não transmite o "Globo Universidade" em um horário mais nobre ? Gostaria de saber dos leitores daqui, quantos sabem que esse programa existe. Ele passa as 07:15hs da manhã, todos os sábados. Muitos dos nossos adolescentes e jovens estão dormindo nessa hora, e a repercução deve ser muito pequena. É um excelente programha, que reporta as atividades de vanguarda nas universidades Brasileiras. Isso sim é que precisa ser veiculado na TV. O brasileiro precisa saber que no BraZil, não é só Novela, Futebol, Corrupção, Criminalidade e Importados. Temos coisas boas aqui também, além de Praia e Pizzas...! Mas como a Globo detém boa parte do ibope, transmitir quase 4 horas de novelas, 2 horas de piadas e 2 de futebol, parece ser o que o brasileiro merece mesmo... Isso se torna um vício, que já mudou nossa cultura e nossos valores. E pior, todas as outras emissoras também copiaram. Não tem p/ onde fugir. Mas eu me exponho aqui para perguntar se voces, leitores, vão assistir ao Globo Universidade em horário nobre, ou vão mudar de canal ? Daí, tenho que dar razão a Globo! Pois ela perde audiência. Que pena que o supérfulo virou parte essencial da nossa cultura. 39 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 39 40 41 42 43 44 45 46 47 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página