Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 66 67 68 69 70 71 72 73 74 Próximos
Comentários dos leitores
Rodrigo Fagundes (47) 19/03/2009 13h07
Rodrigo Fagundes (47) 19/03/2009 13h07
Muitos aqui deveriam se candidatar a presidente, pois parece que tudo é muito simples, como se dependesse apenas da vontade de um presidente. Acho então que simpatizam com o didator Hugo Chavez, já que na Venezuela basta ele decretar e pronto, não precisa negociar com o congresso para votar as reformas, banco central não independente (se é que tem), inflação controlada com congelamento dos preços, etc. Assim é muito bom. O problema aqui é a "aparelhagem" do congresso, há políticos demais, assesores demais, diretores demais e hipocricia demais, com pouco resultado. 5 opiniões
avalie fechar
Carlos Lima (36) 19/03/2009 13h01
Carlos Lima (36) 19/03/2009 13h01
Discordo quando tentam proteger o presidência da culpa do que esta acontecendo, se a casa não esta fazendo sua função, o presidente pode agir por meio de medida provisória e fazer valer suas deciões, inclusive a tal reforma politica.
estamos sem cerebos no comando do país e sem rumo.
6 opiniões
avalie fechar
Aécio Ribeiro (28) 19/03/2009 12h59
Aécio Ribeiro (28) 19/03/2009 12h59
A arrecadação é um acessório, que decorre de um principal, do trabalho. Ora, se o acessório caiu 12,4%, o principal muito mais, porque as faixas de tributação são crescentes. Logo, a remuneração geral, no país, caiu mais que 12,0%. Senhor Lula, estamos em recessão sim senhor!!!! 11 opiniões
avalie fechar
M Mig (2438) 19/03/2009 12h30
M Mig (2438) 19/03/2009 12h30
Caro Eduardo Giorgini
Nós sempre deixamos o homem trabalhar e nem temos força para fazer o contrário, isso tudo que estamos vendo e esses gastos todos (inclusive o aumento absurdo dos gastos com cartão corporativo) é fruto do trabalho de lula....
pois é.... mereciamos coisa melhor, não é mesmo?
8 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 19/03/2009 11h41
João Carlos Gagliardi (2328) 19/03/2009 11h41
Arrecadação em queda reduz rigor fiscal...
Primeiro, a previsão de crescimento do PIB, era de 4%, e já era a menor entre os Brics.
Depois passou para "um pouco menos de 4%".
Ai cravaram em 3,5%.
Agora já dizem que 2% é um bom número...
Uma coisa é certa, qualquer número abaixo de 3% é uma catástrofe.
E cada décimo de ponto para baixo, são milhares de empregos perdidos.
Gente séria no mercado de capitais, fala em crescimento zero ou de 0,5%.
Pior do que estes indicadores, é a falta de confiança que o mercado tem em lula e seus assessores.
Felizmente, os empresários brasileiros, continuam acreditando no Brasil, e graças a eles, e tão somente a eles, essa crise não será pior.
6 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 19/03/2009 10h57
João Carlos Gagliardi (2328) 19/03/2009 10h57
NAU SEM RUMO...
"BC diz que inflação está abaixo da meta e vê espaço para cortar juros.."
Essa equipe econômica é de uma (in)competência assustadora.
Nossos juros permanecem os mais altos do mundo.
Todos os países do G20, para ter uma comparação que nos diga respeito, já baixaram e continuam baixando os juros.
Está mais do que evidente, que nosso problema, não é só a crise, a tal que não iria nos atingir, mas também e principalmente, pela ausência de cérebros pensantes no comando do nosso país.
3 opiniões
avalie fechar
Renan Baggio (214) 19/03/2009 09h41
Renan Baggio (214) 19/03/2009 09h41
Eduardo Giorgini: trabalhar? O "trabalho" dele é lançar a campanha da Dilma ou palpitar sobre todos os assuntos possíveis, desde protecionismo internacional a quem deve ser eliminado no BBB! Falando em Big Brother, ele realmente se acha o tirano grande líder do livro de George Orwell. 6 opiniões
avalie fechar
Fernando Andrade (17) 19/03/2009 09h40
Fernando Andrade (17) 19/03/2009 09h40
Todos sabemos que no Brasil vigora o regime presidencialista, o que ocorre na prática não é bem assim. Todos os parlamentares exercem suas funções e o peso de cada um é imenso, o que piora a execução e o bom funcionamento das casas. Quando falam que está uma farra em Brasília e que o governo Lula é sempre o culpado eu discordo. Parlamentares da oposição com muita influência e que exercem suas funções fazendo valer o seu poder. Não esqueçam que senadores e deputados da oposição também fazem parte do que está acontecendo de ruim e também devem ser responsabilizados, assim como devem apresentar propostas/ soluções para a melhoria deste país, ao invés de apontarem sempre o dedo para a base governista.
OBS.: E não venham me dizer que o PT também foi assim no passado. Quem pensa assim alimenta um espiral que nunca vai acabar. Reforma política já !!! Ela é a mãe de todas as outras reformas.
4 opiniões
avalie fechar
joão pedro pagotto (98) 19/03/2009 09h21
joão pedro pagotto (98) 19/03/2009 09h21
enquanto a arrecadação diminui, o congresso está estudando o aumento de numeros de vereadores, inclusive para cidades com menos de 1.000 (mil habitantes). 17 opiniões
avalie fechar
Antonio Custodio (56) 19/03/2009 07h50
Antonio Custodio (56) 19/03/2009 07h50
Apesar da crise economica mundial estar afetando a vida de todo cidadão do globo, este governo "chefiado" pelo Lula continua com a ganancia absurda de arrecadação nos mesmos niveis do ano passado. Promete energia no combate aos sonegadores mas, em momento algum fala ou pensa ( dificil ) em reduzir os gastos do governo que já é um absurdo com folha de pagamento. Cada vez mais estamos sendo enganados com a ideia dos beneficios sociais deste governo que utiliza isso para arrecadar mais e gastar com futilidades. A crise ainda não chegou no governo que reluta em admiti-lá. Suas benecias não podem ser atacadas e para isso precisam do dinheiro dos impostos. Nas proximas eleições seria bom que pensassemos nisso. 33 opiniões
avalie fechar
Felipe Gadelha (3) 19/03/2009 00h21
Felipe Gadelha (3) 19/03/2009 00h21
A crise de crédito norte-americana mostra-se notadamente como uma crise de credibilidade do sistema financeiro, tendo em vista que a base monetária do país praticamente dobrou em aproximadamente 4 meses. A perda de confiança sobre o sistema aliada à expectativas de perdas do setor produtivo e redução do consumo, mostra que reduções de taxas de juros não proporcionarão nenhum efeito sobre o investimento.

A conjuntura de baixa inflação, redução do PIB, aumento abrupto da base monetária e baixa confiança do consumidor, faz com que o custo de manutenção do dinheiro entesourado fique muito baixo, consolidando esta posição no ambiente de incerteza.

A medida mais adequada seria então elevar o custo de manutenção da moeda. Ou seja, reduzir a demanda por moeda, tendo duas formas mais simples: alta inflação ou alta de juros.
Acho o mais fácil hoje a alta da taxa de juros.
9 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 18/03/2009 20h27
João Carlos Gagliardi (2328) 18/03/2009 20h27
A WEG, fecha fábrica de motores em Guarulhos e demite 370 funcionários.
A tal da marolinha, não para de respingar em cima da gente, não é?
Se uma fabrica fecha, começa-se uma reação em cadeia:
Fornecedores fabricam menos também e vão precisar de menos funcionários...
A empresa de onibus contratada da WEG, vai precisar de menos onibus e menos funcionários....
A empresa de refeições coletivas, perde um cliente e vai precisar de menos funcionários...
Enfim, essa relação poderia ainda continuar por mais um bom tempo, abordando como a sociedade perde em situações como essa.
Faltam ações concretas do governo.
Spread, taxas de juros altos e restrições a financiamentos, continuam inviabilizando uma retomada real da economia.
A única coisa que sobra, até em excesso, é apenas conversa mole.
Mais nada.
6 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 18/03/2009 20h19
Eduardo Giorgini (496) 18/03/2009 20h19
Mr Dig, cortes no gorverno?
Em Brasília, a festa esta boa:horas extras, altos salários, apartamentos funcionais para os filhos dos politicos, mansões, fartura com o dinheiro publico.
E aos que criticam o Lula: "Deixem o homem trabalhar!" ;-)
15 opiniões
avalie fechar
Bruna Pereira dos Reis (1) 18/03/2009 19h19
Bruna Pereira dos Reis (1) 18/03/2009 19h19
O governo Lula, foi o governo mais diferente desse país. Não é um governo populista por não vir de uma elite, e sim da grande massa de trabalhadores, os quais foram os mais beneficiados com essa gestão. O presidente diferente da era FHC, e seus integrantes teve muitas irregulares, reveladas, pelo menos foi um governo que ocorreu roubo, assim como os outros, mas nesse muitos foram desmascarados e pagaram por seus atos. É uma pena a gestão esta no fim, mas tenho fé de um dia vir alguém similar. 13 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 18/03/2009 19h08
João Carlos Gagliardi (2328) 18/03/2009 19h08
Mais US$ 1,25 trilhão para fortalecer setor imobiliário americano!?
A quantidade de dinheiro do contribuinte que Obama, pode estar "enterrando", aumenta cada vez mais.
Os Republicanos, não estão reclamando do dinheiro empregado para salvar a economia.
O que incomoda, é a falta de regras e condições.
Como aconteceu no caso do AIG, quando emprestaram bilhões de dólares e uma parte foi usada para pagar bônus de exectuivos.
Foi um exemplo claro, da má gestão dos recursos públicos.
O receio é que o mesmo, esteja se repetindo agora.
E pode estar.
sem opinião
avalie fechar
Nelson Cunha (79) 18/03/2009 18h46
Nelson Cunha (79) 18/03/2009 18h46
Os bancos americanos ficaram em dificuldades, por causa das dividadas das hipotecas.
Que tal no Brasil os brasileiros deixarem de pagar os saldos devedore dos cartões de credito e do cheque especial?
Será que já esta passando da hora dos bancos brasileiros pensarem um poco nos clientes que já proporcionaram muito ao bancos.
5 opiniões
avalie fechar
Marco Soares (2) 18/03/2009 18h35
Marco Soares (2) 18/03/2009 18h35
O Federal Reserve Bank não é o "Banco Central Americano". Tratase de um banco privado e não-subordinado a nenhuma regulação do governo ou congresso americano. O próprio Greenspan relatou isso em uma entrevista recente. Uma analogia feita por muitos comentaristas americanos é o de o Federal Reserve Bank é tão "Federal" quanto a FedEx. sem opinião
avalie fechar
Marco Soares (2) 18/03/2009 18h32
Marco Soares (2) 18/03/2009 18h32
Enxugando o gelo... 1 opinião
avalie fechar
mol 09 (37) 18/03/2009 16h42
mol 09 (37) 18/03/2009 16h42
Klebs Cavalcanti
A matematica do email q vc recebeu esta errada. O calculo q fizeram aqui foi:
U$700,000,000,000.00/ 300,000,000 people= U$ 2,333.00 per person.
sem opinião
avalie fechar
Luiz Antonio Marcelino (240) 18/03/2009 15h51
Luiz Antonio Marcelino (240) 18/03/2009 15h51
Engraçado... os Estados Unidos em crise e a taxa fica abaixo de 2% ??? E no Brasil??? A "marolinha" ainda não passou??? Ou será que o banqueiros daqui tem mais fome do que os de lá???
GOVERNO LULLA - SÓ É BOM PARA BANQUEIROS E PARA OS POBRES DESINFORMADOS...
ALÉM DOS AMIGOS É CLARO...
66 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 66 67 68 69 70 71 72 73 74 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página