Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 68 69 70 71 72 73 74 75 76 Próximos
Comentários dos leitores
Tonia MSantos (457) 16/03/2009 16h13
Tonia MSantos (457) 16/03/2009 16h13
Sobre a viagem do Lulla ao EUA, só tenho 2 coisas a ressaltar.
Por que a Folha não colocou os foras habituais do Marco Aurélio Garcia e o que a Dilma estava fazendo lá se ela é uma burocrata? (consumindo o nosso suado dinheirinho)
16 opiniões
avalie fechar
flavio augusto (2) 16/03/2009 16h09
flavio augusto (2) 16/03/2009 16h09
Se a coisa tá feia assim na INGLATERRA um dos paises mais ricos , sérios e invejados do mundo imagina no Brasil ??? eu acho que o brasil está em uma crise brutal real desde o segundo mandato do FHC... e o grande culpado são os bancos que pagam 0.5 % ao mês ao poupador e chega a cobrar 12 % ao mês do usuario..........e como eles financiam todas as campanhas eleitorais os juros do pais continuaram a ser os mais altos do planeta terra e o LULLA [ a maior traição socio-politica da america latina] diz que é apenas uma MAROLINHA ... sem opinião
avalie fechar
clovis melo (100) 16/03/2009 15h31
clovis melo (100) 16/03/2009 15h31
Bill Clinton provocou esta crise, nos anos 90, ao subsidiar o mercado imobiliário americano, ou seja, ao usar o estado para "ajudar o mercado".
Isto se constitui num duro golpe contra as forças naturais do mercado, e causam desequilíbrios futuros proporcionais à intensidade da ação do estado.
A China também contribuiu para a crise. O "capitalismo estatal" chinês criou um monstro que, mais cedo ou mais tarde, vai mostrar seu poder de destruição.
O capitalismo é perfeito, mas a interferência estatal sempre o põe a prova. Até hoje, ele superou tudo, mas a cada dia que passa, quanto maior a intervenção estatal, maiores vão ficando as crises advindas.
39 opiniões
avalie fechar
Edy Carlos Oliveira (1) 16/03/2009 15h27
Edy Carlos Oliveira (1) 16/03/2009 15h27
Sinuca de bico. Se deixar a AIG quebrar, afunda metade do sistema financeiro americano, se ajudar os executivos ganham bônus. Todos nós sabemos que a economia é movida entre outras das previsões para tomada de decisões. Se há em algum ponto um otimismo no mercado é melhor difiundi-lo para que seja possivel uma retomada dos investimentos e a concretização daquela previsão otimista 3 opiniões
avalie fechar
clovis melo (100) 16/03/2009 15h26
clovis melo (100) 16/03/2009 15h26
É ASSIM QUE A COISA FUNCIONA. Virou estatal, começa a esculhambação.
A Petrobras vai pagar PLR (participação nos lucros e resultados) de até 90 mil reais a seus empregados, em função do lucro absurdo de 33 bilhões de reais, conseguido às custas do sacrifício de 180 milhões de brasileiros que pagam os combustíveis mais caros do mundo.
Estatal é assim mesmo, e a AIG agora é estatal. Não tem dono, não tem chefe, não tem patrão. Deveriam tê-la deixado falir. Quando o governo interfere no mercado, só causa DESEQUILÍBRIOS. Prova maior disto é o nosso DESEQUILIBRADO e INJUSTO Brasil.
5 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 16/03/2009 13h54
Tonia MSantos (457) 16/03/2009 13h54
Senhores;
Acredito que colocar um valor de crescimento no PIB brasileiro além de ser muito prematuro, acredito ser altamente pessimista.
Ainda estamos sofrendo os efeitos da crise. O IPI automotivo pode ser que ainda criem alguma intereferência no mercado, acho muito pouco provável, mas o comercio e o volume de negocios começam a tender á estabilidade mostrando com maior aptidão, a quanto ficarão as vendas. Assim na atual conjuntura sempre teremos um resultado pfio do PIB. Talvez para Junho Julho tenhamos maior segurança na aferição de um possivel indice. Agora é apenas cartomancia ou acoxambração.
34 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 15/03/2009 22h09
Tonia MSantos (457) 15/03/2009 22h09
todos ficam falando que esta crise é financeira. FOI FINANCEIRA, agora é crise de demanda. Como é uma crise mundial houve uma retração de compras por falta de dinhero e principalmente por que reduziu a universo consumidor. Como as empresas perderam recursos no mercado financeiro e para equilibrar suas contas teve que reduzir custos, principalemtne por que não estavam vendendo seus produtos. assim se tenta encontrar um novo ponto de equilibrio que lhes permita sobreviver e assim eliminam o que lhe custa. Os empregados. Suponha que tenhamos uma retração de mercado de 20% sobre a produção. Obviamente teremos uma perda de emprego, desta forma teremos um volume menor de dinheiro circulando e assim uma retração no mercado interno, uma queda na arrecadação, e assim as bondades governamentais começam a ficar paralizadas. Menos dinheiro de investimento, intensificação em cobranças de imposto, tentativa de aumentar a carga tributária, ou emissão de moeda ou ainda aumentar a selic para captar mais dinheiro.
Assim o único meio para se reverter o declineo, seria reduzir o imposto e conseguir uma retraçãop significante do valor das mercadorias e assim colocar consumidores novos em produtos que nã oeram consumidos por eles. Assim se aumenta a demanda. E quem paga a conta é o governo e os funcionarios publicos, não o operário de fábrica.
40 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 15/03/2009 21h50
João Carlos Gagliardi (2328) 15/03/2009 21h50
AIG paga US$ 165 milhões em bonificações a executivos?
Alguém, muito esperto, em algum lugar disse uma coisa, que acredito se encaixe como uma luva a esta situação.
"Se você quer alcançar um resultado diferente, pare de fazer as coisas que sempre fez, da mesma forma!".
Os EUA, ainda enfiados até o pescoço em uma das maiores e mais graves crises que já se viu, sendo um agravantes, justamente essa distribuição insana de bônus, agora repetem o mesmo erro?
Falta de juízo ou de vergonha na cara?
Ambos, com certeza.
E o pior é que vem de uma AIG, que já recebeu uma fortuna do governo para sair do buraco.
Então esse bônus, que vai para o bolso dos executivos, é dinheiro do contribuinte?
Sem dúvida.
Se continuar assim, as pessoas vão acabar sentindo saudades do Bush...
15 opiniões
avalie fechar
M Mig (2438) 15/03/2009 15h07
M Mig (2438) 15/03/2009 15h07
Srs,
Vocês se lembram quando Mantega afirmou que a crise atingiria duramente os que ganham salários, mas altos. Não só eu como muitos devem ter observado que a tendência era exatamente o oposto. Pis bem, hoje lemos a confirmação que mais um comentário lula-Mantega não tinha nada haver com a realidade.
Segue:
"Após três meses seguidos de baixas, o mercado de trabalho formal delineou o perfil do trabalhador brasileiro demitido pela crise econômica que varre o planeta. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) obtidos pela Folha mostram que o maior número de empregos eliminados ocorreu entre pessoas com renda de 1 a 3 salários mínimos."
Somos soterrados semanalmente por comentários mentirosos oriundos de lula tentando amenizar levianamente e tremenda irresponsabilidade que nos jogou na crise.
E ai?? Continuo perguntando, quem vai defende-lo? Quem tem coragem agora?
22 opiniões
avalie fechar
anisio oliveira (18) 15/03/2009 14h10
anisio oliveira (18) 15/03/2009 14h10
Não, não é marolinha como o presidente Lula disse. Com o mundo globalizado, o que acontece com um país vizinho, muito ou pouco certamente afetará o Brasil. Concordo que o governo procure tranquilizar os mercados, liberando recurso aqui e ali, porém seria muito interessante que o olhar dos nossos comandantes fosse para as micros e pequenas empresas que tendo poucos recursos, pouca força de negociação, lentidão em função do pouco ou nenhum aparato tecnológico, ajudam a economia empregando a maior parte da população [principalmente os de baixa escolaridade e que estão ao alcance do criminoso "estado paralelo"] e mais importante: não fazem as nossas divisas se evadirem. 4 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 14/03/2009 20h04
João Carlos Gagliardi (2328) 14/03/2009 20h04
EUA reafirmam segurança de investimentos após declarações!!!
Claro que é seguro.
Agora, já está extremamente seguro investir nos EUA.
Só porque 14 bancos (até ontem, hoje ainda não lí os jornais...) quebraram?
E grandes empresas estão prestes a quebrar?
Isso não é nada!
É apenas um "simples resfriado"(ô desculpa velha...)!
Ainda não estão acreditando?
Tudo bem, não tem problema, deixa eu chamar um tremendo investidor conhecedor das bolsas para confirmar que está tudo bem e ninguém precisa se preocupar...
Ô MADDOF, DÁ UMA CHEGADINHA AQUI.....
3 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (371) 14/03/2009 14h22
Francisco Silva (371) 14/03/2009 14h22
"Lula e Obama têm trajetórias semelhantes, diz Dilma"
NOOOSSSAAA que análise maravilhosa ministra...
Obama, nascido de um casamento interracial em uma época que em alguns estados era proibido, pai muçulmano num país cristão, é único filho deste casamento (ele tem meios irmãos), é criado dentro de uma família de classe média, estuda em uma das melhores universidades do mundo se elege senador estadual (lá nos USA tem isso) e depois senador da república, para só então se candidatar e levar de primeira a presidência da república.
Lula, filho de uma família católica pobre com muitos irmãos (8?) é criado em sua família, retirante da seca, durante boa parte de sua infância.
Vem para São Paulo e aqui aprende a profissão de torneiro mecânico que pouco exerceu pois logo se torna sindicalista e passa então a não fazer mais nada a não ser discurso.
Nunca fez uma faculdade (tenho minhas dúvidas se terminou o ensino fundamental), foi eleito uma única vez deputado constituinte, e depois se candidatou 3 vezes antes de finalmente ser eleito presidente da república.
Acho que a única semelhança está em dizer: "eleito presidente da república", mas aí a semelhança também com uns 1200 presidentes que se elegeram mundo afora desde de que inventaram eleições presidenciais...
31 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 14/03/2009 12h06
Tonia MSantos (457) 14/03/2009 12h06
Caro Sr.célio sousa;
Uma critica gratuita a Suiça, não entendi. A Suiça é um país muito pequeno, que para poder sobreviver tem a necessidade de ser um paraiso fiscal, como Luxemburgo, Uruguai, Ilhas no Caribe (só cuba não sabe disso) e outros países, pois não consegue ter área sufiicente para agricultura ou industria de ponta. Os paraisos ficscais são a foirma mais rápida e fácil para se manter uma boa renda no país. Assim o suiços são honestos em seu principal produto, banco. E para tanto tem que proteger o interesse de seu cliente e obviamente é dinheiro que não pode ou não deve aparecer. Quando do caso do ouro nazista depositado nos bancos suiços que pertenciam aos judeus, obviamente se caracterizou a parcialidade da honestidade suiça.
Mas existe um avanço hoje, já que se conseguiu quebrar parte desse sigilo bancário e assim se descobrir dinheiro nada licito em seus depósitos e assim devemos agradecer à mafia, aos traficantes, aos carteis a conquista dessa nova informação.
Mudanças só ocorrem quando as elites tem alguma vantagem com ela. A abolição da escravatura só foi imposta pela Inglaterra ao mundo, por que eles precisavam de consumidor, já que as novas técnicas de fabricação excediam em muito ovolume de peças que a aristocracia podia comprar.
25 opiniões
avalie fechar
Joaquim Cidral (4) 14/03/2009 12h01
Joaquim Cidral (4) 14/03/2009 12h01
A cada dia ficamos perplexos com cometários sobre a crise.Entretanto continua o pais a ir pra frente, fechou o ano passado com 5% de crescimento,deve fechar este ano com mais de 3%, os juros vão baixar, o consumo vai aumentar,entretanto seria bom que empresarios percebessem que se todo mundo manda empregados pra rua, é um consumidor a menos de seus próprios produtos. O capitalismo oferece isso, a autofagia que pode ser maior se desencadeada em cadeia. Por exemplo, Embraer demite empregados, que não irão voar, Cias Aéreas vão transportar menos pessoas, e não irão comprar aviões novos. Todos os setores trabalham de forma interligada, quer percebam ou não. Acho que deveria haver uma lei de proteção ao emprego. Tipo assim, crise, empresa tem que diminuir custos.Coloca o funcionário em disponibilidade,ai entraria o auxilio desemprego, dinheiro do FAT,digamos por um período maximo de 6 meses,ressolvida a questão da empresa, o funcionário seria chamado e reassumiria,cessando o auxilio, isto seria uma opção e não regra. caso o funcionário preferisse, poderia ser dispensado. Tenho dito que a crise vai desaparecer rapidamente e em 6 meses nem lembraremos mais dela.A falencia do sistema financeiro Americano sera revertida e os outros paises vão criar um novo mecanismo que não os deixem tão vulneráveis a uma potencia.Por que agora foram os Americanos, amanhã pode ser a china ou japão.Todos perceberam que isso não é bom pra ninguem,empregados e paises,tem obrigações que precisam cumprir. 2 opiniões
avalie fechar
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 14/03/2009 10h28
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 14/03/2009 10h28
> O QUE PREOCUPA OS CHINESES ,E DEVE PREOCUPAR A TODOS > È QUANTOS TRILHÕES JÁ FORAM EMITIDOS DE "PAPEL VERDE" NOS ULTIMOS 5 ANOS ?? 2 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 13/03/2009 23h00
João Carlos Gagliardi (2328) 13/03/2009 23h00
"Obama promete descongelar o crédito e reconstruir a economia "pós-bolha..."
A proposta é excelente e mais do que necessária.
Só não sei como isso será operacionalizado na prática.
Se não perdi a conta, mais de 14 bancos quebraram nos EUA, desde o início da crise.
As maiores seguradoras continuam com problemas.
As bolsas sobem e descem o tempo todo, instáveis e desconfiadas.
O desemprego caminha a passos largos.
As montadoras, parece que não reagiram às injeções de bilhões de dólares em seus caixas.
"Descongelar o crédito"?
Falou bonito.
Mas como?
E quando?
O tempo está passando...
2 opiniões
avalie fechar
Anselmo Nogueira (38) 13/03/2009 16h25
Anselmo Nogueira (38) 13/03/2009 16h25
Telefônica no topo das reclamações pelo terceiro ano consecutivo. A Tim Celular fica logo atrás. A pior notícia é aquela não escrita: a omissão do Estado, representado pelos inúmeros órgãos de defesa do consumidor, polícias e Ministério Público. Sim, porque dois, três ou quatro anos de mazelas e o Estado não reage? A afronta é tão grande que são sempre as mesmas empresas lesando aos consumidores, sem a devida punição! E os governos ainda tem coragem de divulgarem as estatísticas de reclamações... Cadê as estatísticas de punições? Quantas empresas perderam a concessão do Estado devido à falta ou a falha dos serviços? Tanto blábláblá e os "calls centers" continuam a mesma letargia de sempre, nunca resolvem nada... E o Governo Federal, favorecendo a concentração de empresas do setor de telecomunicações, contribui para que a inércia, a irresponsabilidade, a incompetência e a omissão prevaleçam. Mas não é de se assustar, pois o setor é responsável por generosas doações ao PT e ao partido do ministro das Comunicações... Enfim, teremos de nos contentar em colecionar estatísticas mesmo, pois no ano que vem, será o quarto ano consecutivo no topo da lista, e assim sucessivamente... sem opinião
avalie fechar
célio sousa (260) 13/03/2009 13h43
célio sousa (260) 13/03/2009 13h43
E ainda dizem que os suíços são mais os honestos do mundo...Protetores de ditadores e de mafiosos! 13 opiniões
avalie fechar
Jayme Elias Bentolila (151) 13/03/2009 11h35
Jayme Elias Bentolila (151) 13/03/2009 11h35
O Madoff devia ter feito o que o cara da piramide da Colômbia fez, vir para o Brasil, aqui ele nunca seria prêso e se o fôsse entrava na justiça para responder em liberdade, depois se condenado em 1ª instancia poderia recorrer inumeras vezes e por fim no STF: ou responderia em liberdade ou no caso de deportação aguardaria uns 30 anos para ser deportado. 3 opiniões
avalie fechar
Eziel Moreira da Silva (36) 13/03/2009 10h32
Eziel Moreira da Silva (36) 13/03/2009 10h32
Sr Domingos,
Concordo integralmente com o Sr. O nosso sistema tributário é velho, caro e falho. Creio que vai continuar assim pois é perfeito pra quem sonega.
Sds
9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 68 69 70 71 72 73 74 75 76 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página