Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Salário dos professores

Comente diferenças entre salários de docentes nas redes pública e privada


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6
Comentários dos leitores
Eduardo Selayzim (1) 21/01/2008 11h24
Eduardo Selayzim (1) 21/01/2008 11h24
BELO HORIZONTE / MG
Acredito que essa reportagem é muito útil para o importante debate da educação no Brasil. Devo destacar que tenho muito respeito por todas as profissões em todos os níveis, inclusive pela de professor. Porém, também aprecio uma discussão racional que tenha por base fatos concretos, cujas fontes estão descritas claramente na reportagem acima (PNAD Enem, Inep, Ministério do Trabalho etc.). Acho totalmente condenável atacar a um jornal ou à mídia em geral pelo simples fato que não gostou do que leu. Muitos argumentam que os salários dos professores é bem abaixo do que essas pesquisas mostram, mas vale lembrar que esse valor é uma MÉDIA e, portanto, existem professores que ganham mais e também que ganham menos. Acho aceitável identificar os professores da rede pública que ganham salários baixíssimos e dar-lhes um merecido aumento salarial e melhores condições de trabalho, mas é fato também, como mostram as pesquisas, que muitos profissionais da educação se fazem de vítima, apesar de ganhar um salário que está na média de outros profissionais com o mesmo nível de instrução (média do mercado). 10 opiniões
avalie fechar
JOAO PESSOA / PB
Muitíssimo interessante, por que alguém insiste em fazer essas reportagem imbecis? Com certeza deve ter um interesse forte por trás. Os professores são os funcionários públicos que recebem os mais baixos salário nesse país. São uns dos poucos funcionários que 7 h da manhâ começam a trabalhar, diferente de muitos outros, como médicos, juízes etc. Por que ninguem faz uma análise de salários de deputados, senadores, juízes, promotores, alguns médicos e alguns militares? Por que dizem que miseráveis que ganham 500 reais por més depois de passarem tanto sofrimento, em bancos de universidade, como outros que ganham muito, ganham bem? Rapaz, vão procurar o que fazer. Ajudem o país. 6 opiniões
avalie fechar
Eduardo Henrique Azevedo (2) 21/01/2008 10h25
Eduardo Henrique Azevedo (2) 21/01/2008 10h25
Acho um absurdo comentar sobre essa pesquisa, parece querer confrontar a opinião pública com os profissionais da educação. O objetivo é culpar os professores pela atual situação educacional do Brasil, pois o nosso salário da rede pública é maior do que da rede privada. Certa vez, um certo governador disse: "professoras não ganham e sim elas são mal casadas". Devemos apurar a veracidade dessa pesquisa, pois atual situação salarial do professor é ridículo! 7 opiniões
avalie fechar
Meire Siqueira (1) 21/01/2008 10h00
Meire Siqueira (1) 21/01/2008 10h00
Simplesmente hilariante esta reportagem dos os Srs Antônio Gois e Fábio Takahashi. Se houvesse um premio Nobel para o melhor contador de piadas, do estilo história de pescador, certamente estes senhores seriam os grande vencedores. Penso que a folha ao publicar tal reportagem coloca sob suspeita a sua credibilidade, quanto veículo de comunicação transparente e comprometida com a verdade. Em uma palestra, durante meus tempos de faculdade, 20 anos atrás, um matemático funcionário do IBGE nos disse a seguinte frase "Média estatística é a melhor maneira de camuflar a realidade e manipular a opinião pública". Frase esta confirmada através desta reportagem. A grande verdade é que a Educação no Brasil vai mal. Transformaram o sistema educacional em um meio de ser fazer política e angariar fundos para o sistema de corrupção que impera em nosso país. Licitações ilícitas para compra de material escolar, livros, computadores, construção e reformas de escola sem fim. Sai um governador e entra o outro e desfaz as obras de seu antecessor para refazê-las novamente. E aí novas licitações. Para se justificarem realizam pesquisas infundadas e mentirosas e condena o professor como o grande culpado pela má qualidade de ensino nosso país. Virou moda agora toda semana uma reportagem desmerecendo estes profissionais sérios, apaixonados pelo que fazem que ainda acreditem que podem mudar o país através do conhecimento. É comum em âmbito nacional, infelizmente, que as escolas particulares registrarem um valor na carteira do professor e pague outro por fora, em dinheiro vivo, de forma que quando o professor é dispensado não tenha como comprovar seu real salário-exploração n°1. É comum também escolinhas de fundo de quintal que contratam estagiarias, pagam mal, trabalham mal, decretam falência e reabrem com outro nome fantasia, exploração n° 2 .O salário base de um professor de nível superior, com 40 horas semanais é de R$ 1.050,00, o resto são gratificações pagas a del prazer pelos nossos governantes,exploração n° 3. Só aqui já temos 3 parâmetros diferentes, sem contar que o registro de horas trabalhadas são diferentes entre estas instituições. Diante de um cenário tão complexo como podem ser lícitas estas comparações de salários? Mais uma vez a média estatística usada para manipular a opinião publicar e safar o governo de suas reais responsabilidades. Como diz aquela velha música..BRASIL MOSTRA SUA CARA, QUERO VER QUEM PAGA PRA GENTE VIVER ASSIM. 11 opiniões
avalie fechar
andrea marino (1) 21/01/2008 09h19
andrea marino (1) 21/01/2008 09h19
SANTOS / SP
Caros Jornalistas, seria interessantes esclarecerem que a média de que falam não é de salário!!!! E sim de várias gratificações que a qualquer momento podem ser suspensas pelo estado, vale informar a base salarial paga hoje aos professores da rede estadual através do link:
http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/retribuicao_mensal/area%20educacao/qm.pdf
Fonte oficial do estado onde o professor de 1ª a 4ª série tem o seu salário BRUTO de apenas : R$ 875,12, bem menos que o anunciado na matéria!
Grata

Andréa
4 opiniões
avalie fechar
Luiz Marcos Nascimento (1) 21/01/2008 08h58
Luiz Marcos Nascimento (1) 21/01/2008 08h58
SAO PAULO / SP
O que me causou espanto não foi a reportagem, mas o nível de alguns prováveis professores que mal conseguem se expressar.Uma lástima. 22 opiniões
avalie fechar
Adauto Medeiros (1) 21/01/2008 02h57
Adauto Medeiros (1) 21/01/2008 02h57
Infelizmente como educador, nos ultimos anos venho percebendo uma tendência deste meio de comunicação a denegrir o professorado paulista e brasileiro, Sinto saudades da Folha de São Paulo anterior a COLLOR. 5 opiniões
avalie fechar
Renata Fabri (4) 20/01/2008 20h21
Renata Fabri (4) 20/01/2008 20h21
Estou começando à duvudar da impaecialidade desse jornal. Por que minhas opiniões não são colocada nos comentários? Ah, não é a imprensa que sempre se diz "falando a verdade", por que as verdades que fiz em meu comentário não foram colocadas? Talvez porque falei a verdade né...então a imprensa brasileira continua publicando meias verdades, será? Quero minhas opiniões respeitadas e publicadas, não vivemos em uma democracia? Ou a ditadura voltou e não percebi, ainda mais partindo da própria imprensa, que alegava-se "perseguida"...Estranho...espero que este comentário seja colocado, se não for, tudo o que disse aqui é mais pura verdade. E tenho dito... 40 opiniões
avalie fechar
vitor de souza (1) 20/01/2008 18h53
vitor de souza (1) 20/01/2008 18h53
A comparação é invalidade se nâo se levar em conta o número de horas trabalhadas ? Em outras palavras, os salários comparados não são por hora aula.
A comparação entre diferentes regiões do país é também inválida se não se considerar o custo de vida de cada região.
22 opiniões
avalie fechar
Grace Santos (1) 20/01/2008 15h31
Grace Santos (1) 20/01/2008 15h31
SANTOS / SP
Gostaria de saber de onde vem os dados dessas oesquisas, pois o salário de um professor, hoje não é combatível com o salário minimo, nos professores da rede estadual de ensino, não recebemos aumento salarial há algum tempo, o que a imprensa mostra é totalmente fora da realidade. 16 opiniões
avalie fechar
Francisco Ernesto Guerra (452) 20/01/2008 12h33
Francisco Ernesto Guerra (452) 20/01/2008 12h33
Não sou da área da educação. Não sei quanto ganham os professores, mas tenho certeza de que é pouco. Posso dizer-lhes, professores, que no meu tempo de primário e ginásio vossa categoria era a elite. Ganhavam bem. Professores tinham TV e carro (coisa rara nos anos 60). Eram respeitados e respeitosos. Mas sobreveio a longa e triste noite da ditadura. Quem pensasse (e ensinasse) era inimigo. Combateram a educação, diminuindo as verbas da educação e os salários. Com isto muitos bons professores deixaram o ensino. Quem ficou sujeito-se a humilhação do salário baixo e as restrições ao exercício da profissão. São abnegados e nobres trabalhadores, que admiro e respeito. Acho legítimo a busca por melhores salários (e também condições de trabalho). Apenas não concordo com as vaias ao ministro. Ele teve coragem de até lá ir. Devia ter algo a dizer. Não conseguiu. Certamente décadas de achatamento salarial não serão resolvidas em poucos anos. Desejo a voces sucesso. 24 opiniões
avalie fechar
Independente de se ganhar mais ou menos na rede pública ou privada, a verdade é que o professor ganha mal. Eu trabalhando nas duas não atinjo o valor sequer para financiar uma casa própria, enquanto atrvessadores constroem casás, ranchos beira rio etc. Será que esses institutos de pesquisa não deveriam se preocupar mais com a inversão de valores que reina em nosso país do que co o ísero salário do professor. Ou melhor será que não está na hora de alguém realmente se preocupar com o salário do professor? É, aquele profissional por quem passa pelas mãos os médicos, os advogados, e até os políticos. 5 opiniões
avalie fechar
Dercio Conceicao (18) 20/01/2008 10h43
Dercio Conceicao (18) 20/01/2008 10h43
he, he, eu não gosto do radicalismo e da intolerância sempre presentes no PSTU, mas foi bem merecida essa vaia que deram nesse ministro terrorista, papagaio do Lula e do PT, que ficou falando em cortes na Educação por causa do fim da CPMF, como se isso fosse aceitável por pessoas de bom senso. 11 opiniões
avalie fechar
Magna Aspasia Fontenelle (1) 20/01/2008 10h16
Magna Aspasia Fontenelle (1) 20/01/2008 10h16
UBERABA / MG
Li o referido artigo que fala dos salários dos professores brasileiros.Não sei onde foi feito a pesquisa, porque sou professora da rede pública municipal no Estado de Minas Gerais e por aqui não se ganha isso.
Concordo plenamente com o Sr Renato Ferreira de Pindamonhangaba SP.
Para se ganhar melhor temos que trabalhar os 3 turnos e longe de casa.Eu mesmo ano passado trabalhei em uma escola da Periféria com alunos muitos difícies e tive que dar aulas com Policiais Militar dentro da sala e a disciplina era VALORES HUMANOS...Sem contar com as salas cheias, coisa que dificulta a apredizagem...e a falta de material e apoio para se ministrar as aulas.
Essa é a realidade da maioria dos professores brasileiros.
10 opiniões
avalie fechar
GOIANIA / GO
Não sou professor mas me solidarizo com a categoria.Gostaria de comentar a vai que o Min. da Educação recebeu:já fui petista mas o Valerioduto me afastou dessa cigla.O PT está bebendo do próprio veneno com o seu radicalismo do passado mas isso não justifica o radicalismo do PSTU que está reeditando o PT do passado e isso é troceder, não leva à nada. VAMOS PENSAR NO PAÍS!!!! 2 opiniões
avalie fechar
O jornalismo no Brasil, é decrepito, mal intencionado, feito por pessoas que não tem compromisso com a verdade. Não dão noticias, simplesmente espalham BOATOS. 4 opiniões
avalie fechar
Esta reportagem de que professor da rede publica ganha mais do que na rede privada! Isto é piada, é reportagem do mesmo imbecil que diz que sucuri engole um boi.Quem engole Boi e Ganha BEM é SENADOR da Ladrolandia. 5 opiniões
avalie fechar
jamil pedro farah zaiter (2) 20/01/2008 01h29
jamil pedro farah zaiter (2) 20/01/2008 01h29
TAUBATE / SP
O professor brasleiro não ganha mal, os trabalhadores brasleiros ganham mal.Mas a nossa categoria ganha 54% a mais que a renda nacional, basta ver qto ganha um médico por consulta do SUS.O nosso problema está em muitas vanatgesn que temos, por ex FALTAS ABONADAS.Quem poderia informa qual a categoria de trabalhador na inciativa privada tem esse direito?Precisamos ser mais critico em realção a nós mesmos.Vejao levantamento feito pelo governo do estado de SP sobre o absentismo do professor paulista que deve se repetir pelo Brasil, inteiro. A solução de nossos problemas está em criticar a vasta regulamentação da nossa categoria, deixa-la mais enxuta e por fim criarmos a ESCOLADE PERÍODO INTEGRAL, ai sim ganharemos mais mas com certeza trabalharemos em uma escola mais digna.Só aumento de salário não vai adiantar.
Precisamos prepara a nossa juventude melhor para que ela possa criar mais riquesas para o Brasil e assim essa riquesa ser melhor distribuida.
11 opiniões
avalie fechar
A. Brambilla (1) 20/01/2008 00h49
A. Brambilla (1) 20/01/2008 00h49
LONDRINA / PR
É lamentável a educação no Brasil. O governo vem insistindo massivamente em propagandas em todos os meios de comunicação em massa, mas não esta fazendo nehuma mudança concreta na educação do povo brasileiro. É vísivel para todos o fraco desempenho do ensino no País, seja quando comparados aos outros países ou mesmo na solução de problemas do cotidiano. Estamos com uma educação que piora cada vez mais e sem foco para objetivos eficazes. O governo divulga dados de desempenho e evasão escolar que não condizem com a realidade e se utiliza de programas sociais que não cobram, muitas vezes, nem mesmo a presença do aluno na escola. Não só o ministro da educação deveria ser vaiado, mas também todos os governantes que relegam a educação a um segundo plano. 5 opiniões
avalie fechar
roberto garcia (1) 20/01/2008 00h23
roberto garcia (1) 20/01/2008 00h23
Senhor pesquisador eu autorizo o senhor a divulgar meu holerit scaneado ou qualquer outra forma de reprodução e divulgar o valor do meu salário, o valor de 4 reais do auxilio alimentação sendo que no mês nao ultrapassa 30 reais por mês, o valor do auxilio transporte que chega a pasmem o valor de 21 reais mensais eu disse mensais você entendeu ? onde foi que pesquisou ? mostre os métodos, divulgue quem declarou os valores, sou professor na rede estadual de educação leciona pouco mais de 5 anos a realidade que o senhor pesquisou se existir deve ser menos de meio por cento do total de professores na rede estadual, esta não é a realidade verdadeira é uma realidade forçada muito me espanta seus números se o senhor quiser fazemos ate uma grande reunião com professores de diversos estado com holerit em mãos e fazemos uma tabulação de dados juntos. O valor de uma aula estadual no inteiror paulista não chega a 7 reais mais ou menos na rede pública na rede particular que eu saiba vai de 15 a 25 reias cada aula vui só a diferença ? faça as contas e verá quem ganha mais, é um calculo facílimo de fazer antes de escrever asneiras pesquise direito com base em holerit para sua pesquisa ser mais precisa porque de precisão não tem nada e muitos professores estão se virando e passando precisão, precisão de remuneração, precisão de melhores condições de trabalho ah sem contar o grau de violência sofrida por nós !! Sugiro que pegue uma lista de professores com holerits e refaça sua pesquisa! 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (112)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página