Página inicial

A

B
C
D
E
F
G
H
I
J
L
M
N
O
P
Q
R
T
U
V
X
Z


 

S

SOFTBOL
Esporte inventado em Chicago em 1887 e eminentemente feminino (é uma espécie de beisebol para mulheres), o softbol só virou esporte olímpico nos Jogos de Atlanta-1996. O Brasil não mandou time àquela Olimpíada nem o fará em Sydney-2000. A medalha de ouro, pelo que parece, será disputada por EUA e Austrália.


SYDNEY
Considerada a “jóia” da Austrália, a cidade-sede da Olimpíada do ano 2000 tem uma população de 4 milhões de pessoas, número longe dos 17,2 milhões de habitantes que vivem em São Paulo. O que espanta é a área da região metropolitana da cidade australiana, comparada à da brasileira. Cerca de 12.000 km², contra os 1.500 km² da área metropolitana de SP, o que equivale dizer que Sydney é quase dez vezes maior que São Paulo. Capital da Austrália em toda a sua essência, menos no título de capital, Sydney é a cidade mais antiga do país. Comanda a economia australiana e sofre forte imigração de ingleses, neozelandeses e, principalmente, chineses. Batizada de Porto Jackson, a cidade nasceu do lado sul da baía, quando em 1788 chegou uma esquadra inglesa de 11 navios. A princípio, os britânicos usaram Sydney como depósito de presidiários, expatriados da Inglaterra para a colônia recém-descoberta. Sydney pode ser dividida em quatro áreas: a Rocks e a Circular Quay, a parte antiga da cidade; o Centro, onde fica o bairro comercial; e o Darling Harbour, que abriga a Chinatown de Sydney. Dentre suas principais atrações turísticas, Sydney tem para mostrar a Sydney Opera House, um complexo de teatros e salões idealizado pelo arquiteto Jorn Utzon. São cinco salas enormes que, juntas, comportam 5.000 pessoas. Já a Sydney Harbour Bridge, ponte do porto da cidade, em seus 503 metros de extensão, liga o norte e o sul de Sydney. Levou 14 anos para ser construída. Concluída em 1932, a ponte suporta diariamente o trânsito de 15 mil carros, em média. Outra atração é a Sydney Tower (ou AMP), torre de 305 m, a estrutura mais alta do país. Foi inaugurada em 1981 e permite a visão de toda a cidade.

SYDNEY-2000
A cidade australiana de Sydney é sede, de 15 de setembro a 1º de outubro, da 24ª Olimpíada da Era Moderna. Mesmo sendo a 24ª Olimpíada de Verão, é considerada oficialmente a 27ª, já que o COI contabiliza os três Jogos que não aconteceram por causa das guerras mundiais. Os Jogos vão custar US$ 1,6 bilhão aos cofres da cidade. Uma das maiores regiões metropolitanas do mundo em área, Sydney está dividida em duas zonas olímpicas: o Parque Olímpico e a Zona Portuária. O Parque Olímpico compreende o Centro Aquático, o Estádio Olímpico e a Vila Olímpica, moradia dos atletas. No Porto está Darling Harbour, que será sede de oito esportes, entre eles basquete, boxe e judô; e o Moore Park, lugar do moderno estádio para 42 mil pessoas que abrigará o futebol em suas fases preliminar, quartas-de-final e semifinal. Poucos esportes terão suas disputas fora do Parque Olímpico e da Zona Portuária. São eles: hipismo no Horsley Park, tiro no Holsworthy e remo e canoagem nos lagos Penrith.


Leia mais:

Taekwondo/Tecnologia

 

 
Saltos ornamentais

Sangue

St. Louis-1904

Seul-1988

Segurança

Sedes alternativas

Selos de Sydney-2000

Sexo na Olimpíada

Símbolos olímpicos

Socog