Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2006 - 11h37

Al Qaeda planejava atentados na Copa do Mundo da França-1998

Publicidade

da France Presse

As seleções de futebol de Inglaterra e Estados Unidos eram alvo de atentados terroristas preparados pela organização terrorista Al Qaeda durante o Mundial da França-1998, segundo informa a revista alemã Rund, na edição que estará em maio nas bancas.

Na partida Inglaterra 2 x 0 Tunísia, disputada no Velodrome de Marselha, um grupo vinculado à Al Qaeda planejava assassinar o goleiro David Seaman e o atacante Alan Shearer, da Inglaterra, e atirar uma granada contra os jogadores do banco de reserva inglês, segundo a revista.

Ao mesmo tempo, planejava um atentado no quartel-general da seleção norte-americana, acrescenta a Rund, mencionando gravações de conversas entre membros desse grupo, sem dar mais detalhes.

Os supostos autores desses planos de atentados foram detidos duas semanas antes do início da competição e os fatos se mantiveram em sigilo por motivos de segurança, segundo a mesma fonte.

Também havia atentados previstos durante Copa-2002, no Japão e na Coréia do Sul, mas a Al Qaeda estava mal organizada para cometer atos terroristas na Ásia, onde não conta com redes locais, explica a revista alemã.

Os organizadores da Copa da Aleamanha-2006, que será disputada de 9 de junho a 9 de julho, consideram a segurança a grande prioridade do torneio.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a seleção brasileira
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página