Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2006 - 12h06

Árbitro italiano envolvido em escândalo não vai ao Mundial da Alemanha

Publicidade

da Folha Online

A Federação Italiana de Futebol (FIGC) enviou neste sábado uma carta à Fifa informando que Massimo De Santis, um dos árbitros selecionados para o Mundial-06, não viajará à Alemanha.

De Santis é um dos 24 árbitros italianos que tiveram seus nomes envolvidos em um escândalo da arbitragem.

O escândalo foi descoberto há uma semana a partir de escutas telefônicas entre Luciano Moggi, diretor geral da Juventus, e um dos dirigentes mais poderosos do futebol italiano, Pierluigi Pairetto, designador de árbitros da FIGC e da Uefa (União Européia de Futebol).

O episódio que revelou indícios de acerto de resultados no futebol italiano parece não poupar ninguém. A conseqüência pode ser o cancelamento puro e simples das temporadas 2004/2005 e 2005/2006, entre outras medidas traumáticas.

Oito dias após a divulgação do grampo, caiu todo o comando da Juventus, suspeita de manipular jogos com a conivência de dirigentes da federação de futebol, dos árbitros e dos adversários.

O Ministério Público de Nápoles, que investiga as gravações, admite a possibilidade de processar os clubes envolvidos por fraude, o que provocaria o imediato rebaixamento deles para a Série B.

Fiorentina, Lazio, Udinese, Siena e Messina também teriam participado do esquema. Na Série B, Arezzo, Avellino e Crotone estão na mira das autoridades.

Não bastasse a constrangedora relação entre o principal diretor da Juventus, Luciano Moggi, e o designador de árbitros da federação, Pierluigi Pairetto, as escutas mostram conversas entre o dirigente e Marcelo Lippi, treinador da seleção da Itália.

Os diálogos indicam pressões para que determinados atletas fossem convocados. Todos eles da Juventus ou pertencentes à GEA, empresa administrada por Alessandro Moggi, filho de Luciano. A GEA tem jogadores em diversas equipes das duas principais divisões nacionais.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre escândalo da arbitragem
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página