Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2006 - 16h04

"Viver e morrer juntos" vira lema da seleção francesa

Publicidade

da Folha Online

A frase "Viver e morrer juntos" virou o lema da seleção francesa, comandada pelo técnico Raymond Domenech, que no domingo, em Berlim, às 15h (horário de Brasília), busca o título mundial na decisão contra a França.

A frase tomou o lugar da música "I will survive", hit da cantora Gloria Gaynor que embalou o time de 1998, quando os franceses conquistaram seu primeiro --e por enquanto único-- título mundial.

"No intervalo [da vitória de 1 a 0 contra Portugal, quarta-feira], pronunciamos essa frase", admitiu o meio-campista Florent Malouda.

Outro meia, Zinedine Zidane, também falou da frase, mas com pequenas alterações. "Nosso lema é 'devemos morrer todos juntos'", explicou.

"É um pouco da tradução em francês da canção de 1998 ["I will survive], sobreviveremos. Essa frase vem do objetivo final de todas as batalhas, quando as tribos guerreavam e era viver ou ser comida pelas outras", completou Domenech.

Segundo o treinador, a frase reflete o momento pelo qual passou a equipe --a França chegou desacreditada ao Mundial e sofreu para chegar às oitavas-de-final.

"Acho que o fato de os jogadores terem adotado esta frase é um símbolo do que temos enfrentado", finalizou o treinador.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página