Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2000 - 20h05

Gama é suspenso do futebol pela Fifa

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, decidiu suspender o Gama, pelo menos até setembro, do cenário futebolístico nacional e internacional, como queriam CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e Clube dos 13, associação que reúne os 20 principais clubes do Brasil.

O Gama, modesto clube do Distrito Federal, foi punido pela Fifa por ter recorrido à Justiça comum contra seu rebaixamento à segunda divisão do Brasileiro-99. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (29) na sede da CBF, no Rio, por meio de uma nota.

Na nota oficial, assinada pelo secretário-geral da Fifa, Michel Zen-Ruffinen, todos os clubes brasileiros filiados à CBF estão proibidos de "manter relações esportivas" com o Gama.

De acordo com a Comissão Disciplinar da Fifa, o clube teria violado o artigo 59 dos Estatutos da entidade. A suspensão valerá até a primeira quinzena de setembro, quando acontecerá a próxima reunião da Comissão Disciplinar da Fifa, em Sydney, na Austrália.

Além da suspensão do Gama, a nota oficial intima a CBF a "tomar todas as medidas necessárias para que se restabeleça em seu âmbito a situação de direito esportivo, tudo sob pena de sanções que poderiam chegar à suspensão dessa federação".

A CBF vai acatar a Justiça desportiva e deixará de lado a série de decisões conseguidas pelo Gama na Justiça comum. O presidente da confederação, Ricardo Teixeira, se recusou a falar sobre a decisão.

Leia mais sobre esporte na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página