Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2001 - 20h40

São Caetano vence CBF e garante na Justiça vaga na elite

Publicidade

FERNANDO CAMINATI
da Folha Online

Mesmo que uma nova virada de mesa tumultue o futebol brasileiro até o segundo semestre, o São Caetano tem garantido na Justiça o direito de figurar na elite do Campeonato Brasileiro de 2001.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou hoje a inclusão de São Caetano e Juventude na primeira divisão, e a cidade do ABC viu acolhida também nesta tarde a liminar pedida na Ação Civil Pública, impetrada na última sexta-feira, pela reintegração do clube ao Nacional, conforme a Folha Online antecipou.

O pedido foi deferido pelo juiz Adalberto Montes, da 4ª Vara Cível de São Caetano do Sul. A CBF deve ser citada como ré para que se defenda, e o clube integrado ao Brasileiro, sob pena de suspensão da disputa e de multa diária de R$ 500 mil.

Esta foi a segunda derrota sofrida pela CBF na Justiça comum para clubes em menos de um ano _no ano passado, a Justiça Federal, em Brasília, concedeu liminar que recolocou o Gama na primeira divisão, dando início à virada de mesa que criou a Copa João Havelange.

A Fifa, entidade máxima do futebol, recrimina a atitude dos clubes em recorrer à Justiça comum.

A vitória de hoje exerceu papel fundamental no anúncio feito pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, juntamente com as pressões feitas, também na sexta, pelo ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles. Agora a CBF deve pedir para que a cidade retire a ação da Justiça.

Na sexta-feira, a cidade de São Caetano do Sul, por meio do prefeito Luiz Olinto Tortorello (PTB) _fundador e homem-forte de fato do clube_, seguindo os passos do Gama em 2000, entrou com um pedido de Ação Civil Pública, fundado no Código de Defesa do Consumidor, para que o time voltasse à primeira divisão.

A CBF pode apelar da decisão junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Leia mais:

  • Cidade do ABC deve manter ação até a divulgação da tabela

  • Vitória do São Caetano abre precedente para Remo e Malutrom

  • CBF cede e confirma Brasileiro com 28 times

  • Exclusão do São Caetano durou 2 semanas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página