Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2001 - 18h56

Marion Jones vence revanche com ucraniana na Suíça

Publicidade

da Folha Online

A velocista norte-americana Marion Jones venceu hoje a final dos 100 m rasos do Meeting de Zurique (Suíça), quinta etapa da Golden League, e obteve sua revanche em cima da ucraniana Zhanna Pintusevich-Block, sua algoz da final do Mundial de atletismo de Edmonton.

A atual recordista mundial e campeã olímpica da distância venceu a prova com o tempo de 10s94. Em segundo ficou Chandra Sturrup, de Bahamas, quarta colocada no Mundial. O bronze ficou com a grega Ekaterini Thanou, que repetiu a medalha de Edmonton.

No último dia 6 de agosto, Marion Jones perdeu a final de Edmonton-2001 para Pintusevich-Block por 0s03. Além da chance do tricampeonato mundial, caía uma invencibilidade de quatro anos na distância mais clássica do atletismo mundial.

A ucraniana não conseguiu repetir hoje o tempo de 10s82 da semana passada e, com 11s16, ficou apenas na quarta colocação.

Brasil
Depois do fiasco em Edmonton, os brasileiros Maurren Higa Maggi e Hudson de Souza voltaram às pistas em Zurique, mas também não subiram ao pódio.

A paulista ficou em sexto na final do salto em distância, vencido pela francesa Eunice Barber, com a campeã mundial, a italiana Fiona May em segundo.

Já o fundista foi o décimo, nos 1.500 m vencidos pelo marroquino Hicham El Guerouj, também campeão mundial.

3.000 m
Na prova dos 3.000 m, a russa Olga Yegorova voltou a vencer sua maior rival, a romena Gabriela Szabo, terminando a distância com o tempo de 8min23s26, contra 8min24s19 da romena. O bronze foi para a etíope Berhane Adere.

Szabo ameaçou liderar um boicote contra a participação de Yegorova no Mundial, porque a russa testou positivo em um exame antidoping de EPO (eritropoietina, substância que melhora a oxigenação do sangue) e mesmo assim foi liberada pela Iaaf para correr em Edmonton.

Yegorova foi ouro nos 5.000 m, e Szabo, que liderou a maior parte da prova, perdeu ritmo no final e terminou na oitava colocação.

A Golden League é a principal série de meetings internacionais de atletismo, reunindo sete provas e a grande final, que neste ano será em Melbourne (Austrália), no dia 9 de setembro.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página