Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2002 - 17h41

Guga cai em sua pior participação no Masters Series de Roma

Publicidade

da Folha Online

Gustavo Kuerten perdeu hoje para o novato espanhol Albert Montañés, na segunda rodada, e pela primeira vez foi eliminado antes da rodada de semifinais no Masters Series de Roma.

O tenista brasileiro _disputando seu segundo torneio após se submeter à artroscopia no quadril direito e ficar 70 dias afastado em recuperação_ perdeu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/1.

Clique aqui para conferir alguns dos melhores lances da partida, a quarta derrota de Guga em 2002.

O resultado também tira o brasileiro da condição de número dois do ranking de entradas da ATP. Leia mais.

A partida prevista para o início da tarde (horário de Brasília) só começou por volta das 16h por causa da chuva que atrasou toda a programação em duas horas e 45 minutos.

Diante de um rival muito jovem, 21, e que impôs um ritmo muito forte e veloz durante todo o jogo, Guga teve algumas dificuldades, mostrando que ainda vai demorar para recuperar a forma que exibiu até agosto do ano passado.

Ainda assim, o jogo foi equilibrado. No primeiro set, Guga perdeu o game decisivo, permitindo ao espanhol fechar a parcial em seu serviço. No segundo, foi o brasileiro quem quebrou o saque do rival no final da disputa.

Mas, no terceiro set, Montañés conseguiu duas quebras, abriu 5/0 e foi muito superior, fechando o jogo com facilidade.

Nas suas quatro participações anteriores na quarta etapa da série Masters, o catarinense sempre tinha ido à decisão do torneio. Ostentava até hoje, 21 vitórias e apenas 3 derrotas nas quadras do Foro Italico.

Em 1998, perdeu para o chileno Marcelo Ríos nas semifinais; em 99 foi o campeão, batendo o australiano Patrick Rafter na final; em 2000 perdeu o bi para o sueco Magnus Norman; e em 2001 repetiu o vice-campeonato, perdendo o título para o espanhol Juan Carlos Ferrero.

Roma viu também a primeira participação do brasileiro na temporada 2002 dos Masters Series, segunda série mais milionária e importante da ATP Tour. Antes, Guga tinha ficado de fora de Indian Wells, Miami e Montecarlo. Ainda restam Hamburgo, na semana que vem, Toronto, Cincinnati, Madrid e Paris.

Boas campanhas em Masters Series foram a chave para Guga ter disputado o título de número um do mundo nas duas últimas temporadas. O tenista brasileiro já venceu cinco taças da série (mais a Masters Cup-2000) e foi quatro vezes vice-campeão.

Com a vitória, Montañés faz um duelo de compatriotas com o também espanhol e xará Albert Costa, que passou pelo italiano Giorgio Galimberti, nas oitavas-de-final.

Leia mais sobre tênis:

  • Masters Series de Roma
    Chave
    Campeões
    Cabeças-de-chave
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página