Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2002 - 11h39

Ronaldo desencanta, e reservas goleiam a Malásia em amistoso

Publicidade

da Folha Online

Ronaldo, enfim, voltou a comemorar um gol pela seleção brasileira. Depois de quase três anos, o atacante marcou nos 4 a 0 sobre a Malásia, hoje, em Kuala Lumpur, no último jogo antes da estréia na Copa do Mundo, contra a Turquia, em 3 de junho. Confira os melhores lances do confronto.

A última vez que o jogador da Inter de Milão havia deixado sua marca em uma partida do Brasil fora na vitória de 4 a 2 contra a Argentina, em amistoso realizado em 7 de setembro de 1999, em Porto Alegre. De lá para cá, Ronaldo sofreu uma série de lesões e ficou um longo tempo afastado dos campos.

Neste ano, quando retornou à seleção, o atacante havia disputado três jogos até hoje. Atuou no primeiro tempo contra Iugoslávia e Portugal, mas não fez nenhum gol, assim como contra a Catalunha, quando permaneceu em campo durante 70 minutos.

Ronaldo desencantou, mas quem fez a seleção deslanchar no amistoso desta manhã foram os reservas. Denílson foi colocado por Luiz Felipe Scolari no intervalo, deu mais movimentação à equipe e ainda marcou um gol. Juninho entrou e logo fez o seu também, assim como Edílson.

A atuação deles deixou o técnico gaúcho satisfeito. "Os jogadores [reservas] mostraram qualidade e capacidade de definir o jogo. Desde o começo do ano eles estão mostrando que podem mudar uma partida", disse Scolari, que, dos 23 convocados para a Copa, só não utilizou Rogério Ceni hoje.

O jogo
A Malásia parecia que seria presa fácil para o Brasil. Logo aos 2min, o zagueiro Sulong se atrapalhou com a cobrança de escanteio de Ronaldinho e cabeceou a bola na trave, quase marcando contra.

Depois, a seleção continuou dominando a partida, mas no primeiro tempo parou diante de dois obstáculos: a zaga adversária, que tirou duas bolas em cima da linha, e o goleiro Azmin, que fez pelo menos três grandes defesas.

Como os malaios não ofereciam nenhum perigo a Marcos, Scolari resolveu tirar o zagueiro Edmílson no intervalo para colocar Denílson. A mudança surtiu efeito logo aos 6min, com Ronaldo aproveitando uma falha da zaga adversária e tocando na saída Azmin.

Aos 18min, três minutos depois de ter entrado em campo, Juninho aumentou a vantagem, após um belo passe de Ronaldo. Aos 26min, Denílson fez o gol mais bonito da partida. Ele partiu do meio-campo com a bola dominada, deu um "drible da vaca" em um malaio e tocou com categoria no canto direito do goleiro.

Os gols deixaram a defesa malaia confusa e o Brasil sacramentou a goleada aos 36min. Edílson teve tempo de dominar a bola no peito dentro da área antes de chutar para marcar.

Depois de enfrentar seu adversário pior colocado no ranking da Fifa desde que esta lista foi criada _a Malásia está na 112ª posição_, a delegação brasileira embarca amanhã para a Coréia do Sul, onde jogará na primeira fase do Mundial.

MALÁSIA
Azmin (Mohammed); Issah, Tengu (Sukon), Muhammad e Talib; Ahmad (Mazuk), Indraputra, Jamgus (Marjan) e Aimal (Hassan); Sulong (Faisal) e Liew (Samion)
Técnico: Allan Harris

BRASIL
Marcos (Dida); Lúcio (Vampeta), Edmílson (Denílson) e Roque Júnior (Anderson Polga); Cafu (Belletti), Émerson (Gilberto Silva), Kléberson (Juninho), Ronaldinho (Edílson) e Roberto Carlos (Júnior); Ronaldo (Luizão) e Rivaldo (Kaká)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Local: estádio Nacional, em Kuala Lumpur (Malásia)
Juiz: Rungklay Mongkol (Malásia)
Gols: Ronaldo, aos 6min, Juninho, aos 18min, Denílson, aos 26min, e Edílson, aos 32min do segundo tempo

Leia mais: Copa do Mundo-2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página