Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2002 - 05h18

França é eliminada da Copa e repete o fiasco do Brasil em 66

Publicidade

da Folha Online

A França apostava em seu retrospecto e em sua maior estrela, Zinedine Zidane, para evitar a eliminação precoce do Mundial-2002. Mas nada disso adiantou: a Dinamarca venceu os franceses por 2 a 0, nesta terça, em Suwon, na Coréia do Sul, e mandou os atuais campeões mundiais de volta para casa mais cedo.

Confira os melhores lances desta partida.

O único resultado que garantiria a França nas oitavas-de-final, sem depender do jogo entre Senegal e Uruguai, era a vitória por dois gols de diferença.

Com isso, a França torna-se o primeiro campeão mundial a se despedir do Mundial. A última vez que o detentor do título saiu da Copa de forma precoce foi o Brasil, na Copa da Inglaterra-1966.

Para piorar, os maiores favoritos deixam o Mundial-2002 sem ter marcado um único gol. Contra a Dinamarca, os franceses acertaram duas bolas na trave e perderam várias oportunidades.

A seleção escandinava ficou com o primeiro lugar do Grupo A, com sete pontos. Senegal ficou com a segunda vaga, com cinco, ao empatar em 3 a 3 com o Uruguai, terceiro colocado com dois pontos. A "lanterna" França conquistou apenas um ponto.

Os últimos três títulos importantes do futebol francês tiveram a presença da Dinamarca no caminho _Copa de 1998 e Eurocopas de 1984 e 2000. Mas desta vez a história foi outra.

O jogo

A França depositou suas esperanças no retorno de Zidane, mas o astro não retribuiu à altura. Ainda sentindo a lesão muscular na coxa esquerda, o meia atuou no sacrifício, estava lento e desanimado.

A Dinamarca, em posição mais tranqüila, armou uma fortíssima marcação e jogava nos contra-ataques.

O primeiro chute a gol só aconteceu aos 17min, com Trezeguet, que driblou dois zagueiros e chutou cruzado, para defesa de Sorensen.

A resposta da Dinamarca foi imediata e certeira. Aos 22min, depois de um cruzamento, Rommedahl deu um bonito toque no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Barthez.

Mesmo fora de forma, Zidane foi responsável pela primeira grande chance francesa. Aos 38min, o meia roubou uma bola no meio-campo e chutou de longa distância, com muita categoria. A bola passou raspando no ângulo direito de Sorensen.

No segundo tempo a história não mudou: franceses no ataque e todos os dinamarqueses na defesa. Logo aos 4min, Desailly acertou o travessão.

A pressão francesa prosseguiu, e a falta de pontaria e sorte, também. Micoud e Cissé desperdiçaram oportunidade na cara do gol, e Trezeguet acertou o travessão ao completar cruzamento da esquerda.

Mas, com a defesa aberta, a Dinamarca ampliou aos 22min. Gronkjaer cruzou, e Tomasson completou de primeira para o gol, assumindo a artilharia do Mundial, com quatro gols, ao lado do alemão Klose.

A eliminação precoce, além de provocar o fim da linha para alguns jogadores, deverá também resultar na demissão do técnico Roger Lemerre.

DINAMARCA
Sorensen; Helveg, Henriksen, Laursen e Jensen; Rommedahl, Gravesen, Tofting (Nielsen) e Jorgensen (Gronkjaer); Poulsen (Bogelund) e Tomasson
Técnico: Morten Olsen

FRANÇA
Barthez; Thuram, Candela, Desailly, Lizarazu; Vieira (Micoud), Makelele, Trezeguet e Zidane; Wiltord (Djorkaeff) e Dugarry (Cisse)
Técnico: Roger Lemerre

Gols: Rommedahl, 22min do primeiro tempo; Tomasson, 22min do segundo tempo
Cartões Amarelos:Dugarry (FRA), Poulsen e Jensen (DIN)
Juiz: Vitor Melo Pereira (Portugal).

Leia também

  • Primeiro e último campeões mundiais caem na 1ª fase da Copa
  • "Vingamos a Copa de 98", diz o dinamarquês Tofting
  • Torcida francesa lamenta eliminação precoce da Copa
  • Lemerre reconhece que a França não merecia prosseguir na Copa
  • Eliminação francesa frustra possibilidade revanche com o Brasil
  • Nunca achei que poderíamos sair na primeira fase", diz Zidane

    Leia mais: Copa do Mundo-2002

    Saiba mais sobre: Dinamarca

    Saiba mais sobre: França

    Saiba mais sobre: Uruguai

    Saiba mais sobre: Senegal

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página