Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2002 - 02h37

"Hino" da Copa é de Zeca Pagodinho

Publicidade

dos enviados da Folha a Yokohama

"Deixa a Vida Me Levar", de Zeca Pagodinho, virou o hino do penta entre os atletas do Brasil. Cantada pelos jogadores dentro do ônibus e na concentração, a música foi utilizada pela segunda vez nesta Copa como trilha sonora para o vídeo que Luiz Felipe Scolari costuma mostrar aos seus pupilos antes dos jogos.

Além da decisão contra a Alemanha, o "hit" foi usado antes da semifinal, contra a Turquia. Ontem, o técnico mostrou um filme com duração de nove minutos e meio. Nele, os jogadores puderam rever os melhores momentos da seleção na Copa e imagens de torcedores no Brasil.

Sem poder contar com o auxílio da psicóloga Regina Brandão, vetada pela CBF, Scolari usou em todas as partidas vídeos para mexer com seus comandados.

Os filmes mostravam imagens de festa no Brasil alternadas com declarações de familiares dos jogadores. Algumas das cenas foram cedidas pela TV Globo.

Além dos vídeos, o técnico gaúcho espalhou no refeitório da seleção frases de personalidades, como Michael Jordan, e de adversários. Usou também mensagens retiradas do livro "A Arte da Guerra", do filósofo Sun Tsu. Ontem, a frase escolhida foi: "Juntos somos fortes, unidos, imbatíveis".

Após a vitória, os atletas exaltaram a importância da prática motivacional de Scolari. "Isso deixa a gente emocionado, nos dá mais forças", disse o goleiro Marcos.

Leia mais: Copa do Mundo-2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página