Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2002 - 10h44

Guga ocupa pior posição no ranking desde 1º título em Roland Garros

Publicidade

da Folha Online

Há um ano sem erguer um título na ATP Tour, Gustavo Kuerten desabou 17 posições no ranking de entradas divulgado hoje e atingiu sua pior colocação na lista mais tradicional da entidade desde que despontou para o tênis mundial com a conquista do título de Roland Garros em 1997.

Eliminado na primeira rodada do Masters Series de Cincinnati, em que defendia seu último título conquistado, Guga perdeu 495 pontos no ranking que computa os resultados dos tenistas nas últimas 52 semanas e aparece hoje na 36ª colocação.

Clique aqui para ver os 30 primeiros colocados da lista e os melhores brasileiros.

É sua pior posição desde que surpreendeu o mundo do tênis em 1997 ao eliminar três ex-campeões e vencer o título do Grand Slam francês no saibro de Roland Garros, aos 21 anos de idade.

Na oportunidade, Kuerten tinha entrado no Aberto da França como 66º colocado do ranking e foi apenas o terceiro jogador a ser campeão sem ser cabeça-de-chave na história do torneio. O título levou o catarinense a aparecer como número 15 da lista, à época, a melhor colocação já atingida por um tenista brasileiro.

Desde então, Guga nunca tinha caído abaixo dos top 30 da ATP. Em 1998, em quatro oportunidades _a última delas em 21 de setembro_, apareceu como 27º, sua pior colocação até hoje. Entre 8 de março de 1999 e hoje, ele não ficava abaixo dos top 20.

A má fase tem explicação. O jogador ainda não se recuperou totalmente da artroscopia realizada em fevereiro, para raspagem de uma inflamação na cartilagem que envolve o osso do quadril direito.

Desde que voltou a jogar, após quase dois meses de fisioterapia, Guga participou de oito torneios e foi eliminado em todos: perdeu oito partidas e venceu 12, tendo as quartas-de-final no Masters Series de Hamburgo como seu melhor resultado.

Corrida
Na Corrida dos Campeões, que conta apenas os resultados obtidos na atual temporada, Guga está na 64ª posição, com 85 pontos.

O brasileiro mais bem colocado continua sendo o mineiro André Sá, que é o número 54 da lista, com 99 pontos.

Leia mais: no especial de Tênis
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página