Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2002 - 00h40

Meligeni vence top 10 após mais de 3 anos e passa Guga no ranking

Publicidade

da Folha Online

O tenista Fernando Meligeni se tornou nesta madrugada o protagonista da maior surpresa do Torneio de Washington até aqui, eliminando o norte-americano Andy Roddick e conquistando vaga nas quartas-de-final da competição de quadras sintéticas da capital dos EUA.

Com o resultado em Washington até aqui, ele já somou 12 pontos na Corrida dos Campeões e vai ultrapassar Guga na próxima atualização da lista, nesta segunda-feira. (leia abaixo)

Frustrando a torcida norte-americana, que lotou a quadra para incentivar seu "tenista-xodó", o brasileiro venceu por 2 sets a 0, com duplo 6/4, tirando da competição o cabeça-de-chave número dois, oitavo colocado na Corrida dos Campeões, nono no ranking de entradas e atual campeão do torneio.

Foi a primeira vez desde abril de 1999, que Meligeni venceu um top ten _integrante do grupo dos dez melhores de algum ranking da ATP. A última tinha sido sobre Tim Henman na segunda rodada do Masters Series de Montecarlo daquele ano. Na oportunidade, o inglês era o sétimo da lista e o brasileiro 61º.

Com isso, o argentino criado em São Paulo e naturalizado brasileiro avança às quartas-de-final de um ATP Tour pela terceira vez em 2002 _perdeu na final de Acapulco (México) e ficou na semifinal no Estoril (Portugal).

Na próxima fase, o veterano de 30 anos fará um duelo sul-americano com o chileno Marcelo Ríos, que passou pelo francês Jérôme Golmard por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1.

Ranking
Número três do Brasil no circuito da ATP antes de Washington, Meligeni já acumulou pontos suficientes para retomar a segunda posição nas duas classificações mundiais da entidade.

Sem disputar nenhuma competição nesta semana, em busca da recuperação das dores no quadril para a disputa do US Open, no final do mês, Guga ficou treinando em Florianópolis e permanecerá com os 85 pontos que já tinha no ranking que computa apenas os resultados dos tenistas nesta temporada.

Meligeni tinha 82 antes de Washington e, portanto, já tem no mínimo 94. O veterano está a cinco pontos de superar a pontuação do mineiro André Sá (99), o brasileiro mais bem colocado na Corrida. Se chegar às semifinais, ele somaria mais 10 e chegaria a 104.

No ranking de entradas, com os 60 pontos já acumulados e já descontados os resultados do ano passado, Meligeni já chegou aos 692. Sá, o segundo brasileiro, tem 684, mas vai perder 15 por não ter disputado nenhum torneio nesta semana.

Assim, os resultados recolocariam o brasileiro entre os 60 primeiros na Corrida e no top 50 do ranking de entradas. A melhor colocação que Meligeni já atingiu na ATP foi 25º, em outubro de 1999, no ano em que foi semifinalista de Roland Garros.

Leia mais sobre tênis:

Torneio de Washington
  • Chave

  • Campeões

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página