Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2002 - 00h33

Márcio Rezende interrompe final da Copa Sul-Americana

da Folha Online

O árbitro brasileiro Márcio Rezende de Freitas interrompeu nesta quarta-feira o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana entre Nacional de Medellín e San Lorenzo, no estádio Atanasio Girardot.

O juiz brasileiro suspendeu o jogo aos 26min do segundo tempo, após os torcedores colombianos começarem a lançar objetos no campo descontentes com a goleada que o Nacional estava sofrendo.

O San Lorenzo ganhava por 4 a 0, quando o duelo foi interrompido. Os gols da equipe argentina, campeã da extinta Copa Mercosul, foram marcados pelo goleiro Saja, Romagnoli, Astudillo e Vanegas (contra).

Caso o San Lorenzo seja campeão, o time de Buenos Aires agregará em sua galeria de troféus mais uma competição extinta, uma vez que no próximo ano a Copa Sul-Americana dará lugar à Copa Pan-Americana, que contará com a presença de times vinculados a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e Concacaf (Confederação Norte, Centro Americana e do Caribe de Futebol).

O primeiro torneio extinto que o San Lorenzo conquistou foi nício deste ano, quando o clube argentino sagrou-se campeão da última edição da Copa Mercosul, ao derrotar o Flamengo nas cobranças de pênaltis. O torneio, que contava com equipes do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, teve seu fim após a retirada da empresa brasileira de marketing esportivo Traffic, que organizava a competição.

Com isso, a Conmebol resolveu criar a Copa Sul-Americana, ampliando o número de participantes, convidando também equipes da Colômbia, Bolívia e Venezuela.

Apesar dos esforços dos dirigentes da entidade sul-americana em manter a realização de um torneio internacional no segundo semestre _no primeiro ocorre a Libertadores da América_, o novo torneio nasceu falido, devido à renúncia dos times brasileiros, que resolveram priorizar o Campeonato Brasileiro e respeitar o calendário quadrienal elaborado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Mesmo com a saída do clubes do Brasil, a Conmebol seguiu em frente e manteve a realização do campeonato, que foi disputado em fases eliminatórias, assim como a Copa do Brasil.

No ano que vem, a Conmebol e a Concacaf irão colocar em pratica a realização de um torneio envolvendo os principais clubes das Américas, que deverá ser chamada de Copa Pan-Americana.

O Brasil contará com seis participantes nesta competição. Segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, as vagas serão destinadas aos clubes que terminarem entre a terceira e oitava colocação na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro de 2002. Já o primeiro e o segundo colocados garantem vaga na Libertadores da América.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página