Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2002 - 13h42

Fifa distribui 20 prêmios, incluindo o de melhor do ano para Ronaldo

da Folha Online

Além do prêmio de melhor jogador do mundo em 2002, que será entregue ao atacante Ronaldo na noite de hoje, em Madri, a festa de gala da Fifa irá entregar outros 20 prêmios.

A seleção brasileira fica com o troféu de melhor time de ano. O time pentacampeão mundial na Copa da Coréia do Sul e do Japão perdeu apenas uma partida em 2002, para o Paraguai.

Senegal, grande sensação do Mundial _chegou às quartas-de-final, quando perdeu da Turquia, igualou o maior feito africano em copas e se tornou o primeiro estreante a ficar entre os oito primeiros_ receberá o prêmio de país com maior ascensão no ranking da Fifa. O time subiu 38 posições, saindo de 65 para 27.

O goleiro alemão Oliver Kahn irá receber a Bola de Ouro por ter sido eleito o melhor jogador da Copa. Pela primeira vez na história um jogador desta posição ganhou o troféu. O jogador levará ainda o prêmio Yashin como melhor goleiro da competição. Ronaldo receberá a Bola de Prata, e o sul-coreano Hong Myung-Bo ficará com a Bola de Bronze.

Por ter sido artilheiro do Mundial, com oito gols, Ronaldo receberá também a Chuteira de Ouro. Rivaldo e o alemão Miroslav Klose, ambos com cinco gols, dividirão a Chuteira de Prata.

A equipe da Coréia do Sul, primeira seleção asiática a ser semifinalista em Mundial _perdeu a chance de chegar à decisão contra a Alemanha_, receberá o troféu de time mais alegre, e a Bélgica ficará com o prêmio Fair Play. Coréia do Sul e Japão também receberão o prêmio Fair Play pelo sucesso na organização da Copa.

A premiação de melhor jogadora do ano tem como indicadas a norte-americana Mia Hamm, a alemã Birgit Prinz e a chinesa Sun Wen.

A festa da Fifa continua amanhã com o jogo do Real Madrid, que comemora este ano seu centenário, e uma seleção do resto do mundo.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página