Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2000 - 16h20

Luxemburgo não é mais técnico da seleção brasileira

Publicidade

da Folha Online

Wanderley Luxemburgo não é mais o técnico da seleção brasileira. O treinador foi demitido em uma reunião hoje com o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, e Marco Antônio Teixeira, tio do dirigente e secretário-geral da entidade.

Ricardo Teixeira, que chegou hoje dos Estados Unidos, disse ao técnico que a pressão para sua saída era grande e que não havia como não demiti-lo.

O próprio técnico, segundo seu assessor, Rodrigo Paiva, admitiu a Teixeira que sua situação era complicada, que não havia clima para sua permanência e que as pressões que vinha sofrendo poderiam afetar o rendimento da seleção brasileira.

A reunião entre os dirigentes e Luxemburgo aconteceu à tarde, no Itanhangá Golf Club, em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro, do qual o presidente da CBF é sócio. A princípio, a reunião estava marcada para amanhã, mas acabou antecipada.

O dirigente deve confirmar oficialmente a saída do técnico em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, às 13h, na sede da entidade, mas ainda não deve anunciar o nome do novo treinador.

Os mais cotados para suceder Luxemburgo no cargo continuam sendo Carlos Alberto Parreira (Atlético-MG) e Luiz Felipe Scolari (Cruzeiro). Outro nome que aparece entre os cotados é o do são-paulino Levir Culpi.
Os três técnicos dizem não terem sido contatados, até o momento, por dirigentes da CBF.

Em seu desembarque em São Paulo, na última terça-feira, Luxemburgo havia declarado que dirigiria a equipe no jogo contra a Venezuela, dia 8, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. Para este jogo, a seleção deve ser comandada pelo auxiliar-técnico Candinho.

A situação de Luxemburgo na seleção agravou-se após o vexame da desclassificação na Olimpíada de Sydney, eliminado por Camarões quando tinha dois jogadores a mais em campo.

Fora de campo, o treinador enfrenta diversos problemas com a Justiça, que vão desde a sonegação de Imposto de Renda, intermediação ilegal na venda de jogadores, até a adulteração de certidão de nascimento.
(com a Folha de S.Paulo e a Sucursal do Rio)

Leia mais:
  • Conheça o perfil dos técnicos mais cotados para assumir a seleção
  • Problemas de Luxemburgo com a Justiça são anteriores à seleção
  • Veja a cronologia completa da "era Luxemburgo"
  • "Era Luxemburgo" só teve sucesso contra rivais insignificantes
  • Veja quais são os próximos jogos do Brasil nas eliminatórias
  • Luxemburgo não se destacou como jogador
  • Primeiro escândalo da carreira de Luxemburgo foi anterior à seleção
  • Confira algumas das frases polêmicas de Luxemburgo

    Leia mais sobre esporte na Folha Online


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página