Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2003 - 23h53

Brasil segue como freguês da Argentina em finais do torneio continental

da Folha Online

O futebol brasileiro segue como freguês da Argentina em finais da Libertadores da América. Nesta quarta, o Boca Juniors venceu o Santos por 3 a 1 e garantiu o sétimo título ao seu país em dez decisões contra clubes brasileiros, sendo a terceira consecutiva e novamente no Morumbi.

O próprio Boca Juniors frustrou em 2000 a massa palmeirense que lotou o estádio são-paulino ao vencer o Palmeiras nos pênaltis. Em 1994, o Vélez Sarsfield, também nas penalidades, foi campeão em cima do São Paulo.

A primeira final entre um time brasileiro e outro argentino no torneio aconteceu há 40 anos e envolveu justamente Santos e Boca Juniors. Mas, ao contrário de hoje, a equipe brasileira levou a melhor.

Além de 1963, os outros dois triunfos brasileiros foram com o Cruzeiro, que conquistou seu primeiro título em 1976 --superou o River Plate--, e com o São Paulo, campeão em 1992 em cima do Newell's Old Boys.

O time de Emerson Leão desperdiçou a chance de levantar o terceiro troféu ao perder para o Boca Juniors por 3 a 1, quando precisava vencer por tal placar para forçar, pelo menos, a decisão por pênaltis.

O Boca também se tornou no maior carrasco brasileiro em finais da Libertadores. Além das vitórias sobre o Palmeiras em 2000 e sobre o Santos neste ano, a equipe portenha venceu o Cruzeiro na final de 1977.

Os argentinos, além dos três triunfos com o Boca Juniors e outro com o Vélez Sarsfield, levaram a melhor em finais do torneio continental outras duas vezes com o Independiente e mais uma com o Estudiantes.

O Estudiantes ergueu o primeiro troféu em 1968, após vencer o Palmeiras na final. O Independiente, recordista de títulos continentais (7), bateu o São Paulo e o Grêmio, respectivamente, nas decisões de 1974 e 1984.

Especial
  • Taça Libertadores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página