Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2009 - 12h37

Lula sugere futebol "da paz" com israelenses e palestinos

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Às vésperas de receber, em Brasília, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo que tem negociado a realização de uma partida de futebol no Oriente Médio, para representar o momento de reconstruir a paz na região, o que ele chamou de "jogo da paz".

O evento seria realizado durante sua visita à região prevista entre 10 e 16 de março de 2010. O presidente disse que tem conversado com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para realizar um amistoso entre a seleção brasileira e um time composto por jogadores palestinos e israelenses.

O presidente ainda brincou dizendo que poderia ser um dos jogadores da seleção. "Já há disposição dos dois [Israel e palestinos] de montarem uma seleção meio a meio de cada país. Se der eu posso jogar de centroavante em Israel, eu poderia ser meia armador", disse.

O presidente Lula já teve iniciativa semelhante, de promover um "jogo da paz", em agosto de 2004, contra a seleção do Haiti, realizado na cidade de Porto Príncipe, capital haitiana. O Brasil venceu a partida por 6 a 0.

No início de 2004 rebeldes avançaram contra Porto Príncipe, exigindo a renúncia do presidente Jean-Bertrand Aristide --que diz ter sido forçado a deixar o cargo por EUA e França. Para controlar a crise, uma força de paz da ONU foi enviada ao país sob liderança dos EUA. Dois meses atrás, o comando foi repassado ao Brasil. O amistoso fez parte do esforço do governo federal para ajudar a força de paz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página