Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2003 - 00h01

Copa Sul-Americana abre porta a times ascendentes

Publicidade

RODRIGO BUENO
da Folha de S.Paulo

Se o Brasil será representado na Libertadores de 2004 por vários times de grande tradição internacional, o país poderá assistir à alegria de muitos times de curto currículo no exterior na Copa Sul-Americana do ano que vem.

Serão 12 equipes nacionais nessa disputa, exatamente como nesta temporada, mas o critério técnico foi mais valorizado que o ranking da Conmebol desta vez, o que permitirá ao Goiás, por exemplo, fazer sua estréia em competições internacionais.

Na Copa Sul-Americana deste ano jogaram seis clubes brasileiros por critério técnico, os seis primeiros colocados do Nacional de 2002, e outros seis times pelo ranking que a Conmebol lançou.

Para a próxima Sul-Americana, serão oito classificados por critério técnico e "apenas" quatro pelo ranking criado pela Conmebol.

São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Flamengo, nessa ordem, são os quatro clubes mais bem colocados no ranking da Conmebol. Independentemente da posição desses times na tabela do Brasileiro, a participação dos quatro já estava definida --mesmo que o Grêmio seja rebaixado neste ano, terá direito a jogar a competição.

O Goiás, sensação do segundo turno e que nunca disputou uma competição oficial da Conmebol, já dá por garantida sua vaga na Sul-Americana com o raciocínio de que Cruzeiro e São Paulo abriram vagas até para o décimo colocado do Brasileiro. O time goiano está hoje em oitavo lugar, três pontos na frente do Flamengo.

Como o Flamengo também está entre os quatro primeiros do ranking da Conmebol, esse pode vir a abrir mais vagas para times ascendentes. Em sua cola na tabela do Brasileiro estão o Paraná e o Atlético-PR, clubes que ocupam posições discretas na lista da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Pela classificação do Brasileiro, um outro time paranaense já está classificado: o Coritiba, sexto colocado no torneio nacional --Internacional, São Caetano e Atlético-MG também celebram a vaga.

Palmeiras, Corinthians, Vasco e Fluminense, grandes que atuaram neste ano, não jogariam no ano que vem --pela tabela, só o Corinthians ainda tem chance.

Porém uma questão poderia gerar outra disputa nos bastidores envolvendo indicados para a Copa Sul-Americana. Tomando como base a definição de classificados para o torneio deste ano, o critério técnico prevaleceria sobre o ranking. Assim, Cruzeiro e São Paulo, campeão e terceiro colocado do Nacional, respectivamente, ganhariam vagas pelo Brasileiro e dariam vez até para o sexto colocado do ranking da Conmebol.

O Palmeiras, quinto colocado na lista, e o Vasco, em sétimo lugar, estariam então classificados --o sexto da lista é o Santos, que também teria vaga por critério técnico como vice-campeão.

Nessa hipótese, o Corinthians, que está em 14º lugar na tabela do Nacional e em 8º lugar no ranking da Conmebol, teria sua classificação assegurada se o Flamengo ficasse entre os oito primeiros colocados no Brasileiro --o mais popular clube paulista herdaria então a quarta vaga oferecida pelo ranking da Conmebol.

A presença de tradicionais times na Copa Sul-Americana normalmente agrada aos patrocinadores do torneio e aos canais que possuem direitos de transmissão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página