Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2004 - 08h56

Rio está fora da disputa para organizar a Olimpíada de 2012

Publicidade

da Folha Online

O Rio de Janeiro foi eliminado da disputa para organizar os Jogos Olímpicos de 2012. O anuncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), o belga Jacques Rogge, no Palácio de Congressos de Beaulieu, em Lausanne (Suíça).

As cidades escolhidas para a disputa final foram Paris (FRA), Nova York (EUA), Moscou (RUS), Londres (ING) e Madri (ESP). O COI irá divulgar a vencedora no dia 6 julho de 2005, em um congresso da entidade em Cingapura.

Além do Rio, Havana (CUB), Istambul (TUR) e Leipzig (ALE) também foram eliminadas.

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) tinha esperanças de receber a primeira Olimpíada da América do Sul após a cidade brasileira ter sido escolhida para receber o Pan-Americano de 2007.

A Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica) planejava publicar hoje, depois da confirmação do Rio como cidade-candidata, anúncios comemorativos em jornais, segundo a Folha apurou. Na sua pré-candidatura, a capital fluminense gastou R$ 5,3 milhões.

Votação

Dos 15 vice-presidentes do COI, apenas 11 tiveram direito a voto. O sul-coreano Un Yong Kim, que está preso em sua residência por ter sido acusado de corrupção, não participou da decisão. O alemão Thomas Bach, o russo Vitaly Smirnov e o norte-americano James Easton também não votaram porque cidades de seus países estavam na disputa.

Com isso, a decisão foi tomada por Jacques Rogge e os outros dez membros do Comitê Executivo do COI: Gunilla Lindberg (SUE), Franco Carraro (ITA), Denis Oswald (SUI), Mario Vázquez Rana (MEX), Ottavio Cinquanta (ITA), Sergey Bubka (UCR), Lambis Nikolaou (GRE), Toni Khoury (LIB), Gerhard Heiberg (NOR) e Alpha Ibrahim Diallo (GUI).

As cinco cidades que seguem na disputa para receber os Jogos Olímpicos de 2012 irão elaborar um dossiê a ser entregue ao COI até o dia 15 de novembro, com detalhes sobre seu plano para organizar o evento.

Com a eliminação, o Brasil terá agora que focar as atenções para a Copa do Mundo de 2014, já que o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, declarou que a América do Sul abrigará a competição após a África do Sul, que foi escolhida no último final de semana para organizar a Copa-2010 --a Alemanha receberá o torneio em 2006.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página