Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2004 - 20h14

Lula recebe time do Náutico e prega uso do esporte para mudança no país

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Em discurso nesta terça a jogadores e dirigentes do Náutico, um dos líderes da Série B do Campeonato Brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a "educação, a cultura e o esporte" podem ajudar a mudar o país "rapidamente".

Afirmou ainda que "um dos grandes problemas" do Brasil é a falta de "perspectivas" e a "maldade" se apresentando com "facilidade" para os jovens que concluem o ensino médio e não têm dinheiro para pagar uma faculdade.

"Eu acho que o esporte pode ser melhor utilizado, o esporte pode ser um instrumento excepcional, aliás, eu acho que são três coisas que podem mudar este país rapidamente: a educação, a cultura e o esporte", afirmou diante do elenco do clube pernambucano, que teve audiência no Planalto.

Assim como fizera duas semanas atrás em São Paulo, o presidente voltou a falar sobre a necessidade de o brasileiro retomar sua auto-estima. Nessa linha, falou da "falta de perspectiva" dos jovens brasileiros.

"Porque todos vocês sabem que hoje o nosso grande problema, um dos grandes problemas, é exatamente a falta de perspectiva para milhões de jovens que terminam o colegial e depois não conseguem pagar uma faculdade, por não ter emprego. Depois, tem uma série de coisas. Enquanto as coisas certas estão difíceis para eles, a maldade se apresenta com muita facilidade."

Na audiência, aberta apenas à imprensa pernambucana, Lula criticou os políticos que, numa estratégia eleitoreira, não informam aos eleitores os times pelos quais torcem. "No Brasil, os políticos negam, sistematicamente, o time pelo qual torcem, ou seja, dificilmente você vê um político reconhecer que torce para um time de futebol, porque ele acha que, fazendo assim, pode ganhar o voto dos torcedores de todos os times."

Em seguida, ainda sobre o mesmo tema, o presidente declarou: "E faço questão de assumir publicamente, porque eu acho que se você não puder ser verdadeiro nas suas escolhas esportivas, você não pode fazer mais nada na vida". Lula torce para o Corinthians (SP).

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Lula e futebol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página