Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2004 - 07h47

Judô brasileiro fracassa no primeiro dia de disputa em Atenas

Publicidade

da Folha Online

Terceiro esporte que mais medalhas rendeu ao Brasil na história dos Jogos Olímpicos (dois ouros, três pratas e cinco bronzes), o judô viu os dois representantes do país que lutaram neste sábado serem eliminados dos Jogos Olímpicos de Atenas.

Alexandre Lee, da categoria ligeiro (-60kg), perdeu logo na primeira luta para Armen Nazaryan, da Armênia, por wazari (golpe inferior somente ao ippon, que é o equivalente ao nocaute do boxe).

Como Nazaryan não conseguiu chegar às semifinais --perdeu em seguida para o iraniano Masoud Haji Akhondzade--, Lee não poderá disputar a repescagem para tentar a medalha de bronze.

A mesma situação viveu a brasileira Daniela Polzin, da categoria ligeiro (-48kg). Ela foi derrotada na estréia pela chinesa Feng Gao, por ippon (pontuação máxima). A chinesa, no entanto, também não conseguiu chegar às semifinais --perdeu para a francesa Frederique Jossinet-- e eliminou a brasileira.

Desde Los Angeles-84 os brasileiros sempre voltam para casa com pelo menos uma medalha no judô.

Em Atenas, o Brasil tem time completo de homens e cinco mulheres. A equipe tem dois medalhistas olímpicos: Carlos Honorato, prata em Sydney-2000, e o meio-leve Henrique Guimarães, bronze em Atlanta-96.

Único brasileiro apontado como favorito pelo site da Federação Internacional de Judô, o médio Carlos Honorato estréia na quarta-feira contra o argelino Khaled Meddah. Seus principais rivais, o holandês Mark Huizinga --que o derrotou na final de Sydney-- e o sul-coreano Hee-tae Hwang, atual campeão mundial, ficaram do outro lado da chave e só podem cruzar o caminho do brasileiro em lutas por medalhas.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Alexandre Lee
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Daniela Polzin
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página