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02/02/2005
-
17h35
da Folha Online
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou nesta quarta-feira uma série de documentos em que confirma sua intenção de restringir os treinos privados da F-1 e permitir apenas um fornecedor de pneus.
O objetivo, de acordo com a entidade, seria reduzir os gastos da categoria e diminuir o fosso entre as equipes. As alterações encontram resistência principalmente da Ferrari, vencedora dos últimos seis Mundiais de Construtores e dos últimos cinco do Mundial de Pilotos.
Os documentos revelam correspondências entre o presidente da FIA, Max Mosley, e as dez equipes da categoria sobre possíveis mudanças para o futuro. Também foram publicadas as minutas de uma reunião entre Mosley e representantes da Ferrari em Londres na última semana da qual outros times decidiram não participar.
"As minutas deixam claro, entre outras propostas, que a FIA é fortemente a favor de um fornecedor de pneus único e da restrição dos testes [baseada na milhagem percorrida em vez de dias]", diz um comunicado.
Com um fornecedor único de pneus, as equipes economizariam grandes quantias destinadas aos testes de compostos. Segundo um porta-voz da FIA, uma reunião com a Bridgestone e a Michelin, os atuais fornecedores, está marcada para o dia 15 de abril, em Paris.
Entre as equipes consideradas grandes, a Ferrari é a única que sua pneus da japonesa Bridgestone. BAR, Renault, Williams e McLaren usam a marca francesa Michelin.
Com agências internacionais
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a FIA
FIA quer restringir treinos da F-1 e permitir apenas um fornecedor de pneus
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A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou nesta quarta-feira uma série de documentos em que confirma sua intenção de restringir os treinos privados da F-1 e permitir apenas um fornecedor de pneus.
O objetivo, de acordo com a entidade, seria reduzir os gastos da categoria e diminuir o fosso entre as equipes. As alterações encontram resistência principalmente da Ferrari, vencedora dos últimos seis Mundiais de Construtores e dos últimos cinco do Mundial de Pilotos.
Os documentos revelam correspondências entre o presidente da FIA, Max Mosley, e as dez equipes da categoria sobre possíveis mudanças para o futuro. Também foram publicadas as minutas de uma reunião entre Mosley e representantes da Ferrari em Londres na última semana da qual outros times decidiram não participar.
"As minutas deixam claro, entre outras propostas, que a FIA é fortemente a favor de um fornecedor de pneus único e da restrição dos testes [baseada na milhagem percorrida em vez de dias]", diz um comunicado.
Com um fornecedor único de pneus, as equipes economizariam grandes quantias destinadas aos testes de compostos. Segundo um porta-voz da FIA, uma reunião com a Bridgestone e a Michelin, os atuais fornecedores, está marcada para o dia 15 de abril, em Paris.
Entre as equipes consideradas grandes, a Ferrari é a única que sua pneus da japonesa Bridgestone. BAR, Renault, Williams e McLaren usam a marca francesa Michelin.
Com agências internacionais
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