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da Folha Online
Vania Delpoio/Folha Imagem
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Elizabeth Primrose-Smith na edição especial da Arena
do Marketing |
A Folha promoveu segunda-feira (12/6),
às 20, uma edição especial do ciclo Arena do Marketing, com a palestra
"O marketing esportivo da IBM no mundo". O evento, tradicionalmente
quinzenal, teve sua palestra anterior realizada semana passada, dia
7/6, com o tema "E-Agora" (clique aqui
para saber mais). Essa antecipação aconteceu devido à presença no
Brasil de Elizabeth Primrose-Smith, vice-presidente mundial de patrocínio
olímpico e esportivo da IBM.
Elizabeth coordena as parcerias da IBM com a NBA (liga profissional
norte-americana de basquete) e a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais),
entre outras. Ex-nadadora, ela conquistou medalha de ouro nos Jogos
Pan-Americanos de São Paulo, em 1963, e no auditório da Folha
falou sobre a virada na visão de marketing promovida pela IBM desde
1994.
Deixando de lado o patrocínio tradicional, baseado em fornecer recursos
para um clube, atleta ou evento em troca da exposição da marca do
patrocinador, a IBM vem investindo em fornecimento de serviços de
tecnologia. "Mostrar a marca, principalmente no caso da IBM, já mundialmente
conhecida, não agrega tanto valor à empresa. Interessa muito mais
mostrar o que a IBM é capaz de fazer", resumiu Elizabeth.
Com essa intenção, a empresa vem, por exemplo, fornecendo estatísticas,
via Internet, para os técnicos da NBA durante os intervalos de jogo,
para facilitar a preparação de novas estratégias. "Ao chegar no vestiário,
o treinador tem em mãos os números de aproveitamento de cada jogador
e pode saber que com determinados atletas o seu time rende mais contra
determinados atletas da equipe adversária", exemplificou a vice-presidente.
O maior projeto até agora da IBM no campo esportivo é o trabalho que
será desenvolvido durante a Olimpíada de Sydney, na Austrália. O valor
do investimento não foi revelado por Elizabeth, mas ela acredita que
seja o maior entre os patrocinadores do evento. Parte do dinheiro
aplicado pela empresa pode ser "visto" no site
oficial dos jogos ou no da própria IBM,
que oferece informações em oito idiomas, inclusive português brasileiro.
Para a época dos jogos, também estará funcionando o sistema de fan
mail, pelo qual será possível enviar mensagens para os atletas
de todos os países e modalidades. A IBM só não vai transmitir os jogos
via Internet.
"Seria possível fazer isso, mas a realização das transmissões esbarra
nos contratos entre os organizadores da competição e as redes de TV,
ligados a limitações regionais, algo inexistente na Internet. De qualquer
forma, o site já oferece informações que as TVs nunca teriam capacidade
de oferecer. Nós vamos conseguir, por exemplo, informar resultados,
em tempo real, de até 25 provas acontecendo simultaneamente, e não
mostrando apenas os três melhores resultados, mas todas as colocações",
afirmou a vice-presidente.
E por que tanto investimento especificamente no esporte? "Quem é fã,
quem acompanha um esporte, é apaixonado, busca se informar e saber
o máximo possível sobre a modalidade. Essa atenção nos interessa em
especial", resumiu Elizabeth.
Veja
a agenda
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