Arena do Marketing

"Rejuvenescimento de uma marca"

"Construindo uma Marca"

O marketing esportivo da IBM no mundo

Impactos da Internet

"Marketing Internacional - Promoção Comercial e Exportação na Virada do Milênio"

´Trade marketing´

'Marketing na Internet'

´Bastidores do Cinema Publicitário´

Primeiro Arena do Marketing

Voltar à página inicial


Agenda

Arena do Marketing
Com Todas as Letras
Diálogos Impertinentes
Leituras de Teatro
'Revista USP'

Palestras
Pré-estréias

Memória

Fale com a Gente
Círculo Folha
Ombudsman
Rejuvenescimento de uma marca pode depender de muitas ferramentas ou de uma, bem aplicada

da Folha Online

Jayme deCarvalho Jr./Folha Imagem
O sócio-diretor da SM Comunicação Estratégica, Paulo Alimonda, durante a palestra no auditório da Folha
A Folha promoveu quarta-feira (21/6) a palestra "Rejuvenescimento de uma marca", com Paulo Alimonda, sócio-diretor da SM Comunicação Estratégica, agência de publicidade especializada em marketing promocional.
A palestra fez parte do ciclo quinzenal "Arena do Marketing", voltado para a discussão de questões relacionadas ao marketing e à publicidade. O evento realizado às 19h30, no auditório da Folha foi baseado em uma das contas da SM, responsável pelo conceito da campanha Philips Expression, que há um ano e meio vem tentando trazer para um público jovem o nome da marca de eletro-eletrônicos holandesa.
"Nós escolhemos um público entre 15 e 25 anos, com poder de consumo e de formação de opinião", explicou Alimonda. Para chegar a essa faixa, a campanha investe tanto em propaganda "tradicional" (campanhas publicitárias na TV, por exemplo) quanto na realização de eventos e mudança de visual nos pontos de venda e das linhas de produtos. A idéia é ligar à marca a uma imagem de modernidade e novas tendências, por isso o principal foco musical da campanha está na música eletrônica.
Todo um circuito de festas e shows foi organizado em São Paulo, tendo início no inverno de 1999, em Campos do Jordão, para levar ao público alvo a imagem de modernidade e diversão pretendidos. "Nós escolhemos a noite porque é o 'espaço' no qual é possível encontrar o público alvo em todas as suas tribos. Fomos com o Philips Expression do Lov.e até o Sirena, em Maresias", disse Alimonda.
Para "prender" esse público, foi criado o cartão de afinidade, gratuito e cujo portador tem direito à descontos nos eventos realizados e, além dessas datas especiais, em casas noturnas e outros associados. Até agora, são 80 mil associados, cadastrados principalmente no site do Philips Expression, que teve, segundo Alimonda, no segundo semestre de 1999, 600 mil visitas.
Em vendas, a campanha gerou um aumento de 240% na faixa etária alvo, segundo Alimonda. "Todas essas ferramentas são um investimento, não um gasto, e tem de ser mantidas por um longo período de tempo. Se for para começar e parar, nem comece", disse.
Por outro lado, o palestrante citou um exemplo contrário de rejuvenescimento: a propaganda de TV da marca Sukita. Com essa única ferramenta na praça, a indústria produtora do refrigerante foi obrigada a quadruplicar a produção para atender à demanda, segundo Alimonda. "Não existe fórmula pronta, é necessário analisar cada caso, cada marca e os objetivos pretendidos antes de começar qualquer campanha."


Veja a agenda


 
  Subir

 
 
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.