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Trade marketing tem de aliar fabricante e varejista

da Folha Online

Marco Ankosqui/Folha Imagem
Jorge Braga durante o "Arena do Marketing", no auditório da Folha
"Os fabricantes devem conhecer bem seus parceiros do varejo e ajudá-los a vender bem." Essa afirmação é de Jorge Braga, diretor comercial da divisão de varejo da Lexmark International do Brasil. Braga abordou o tema "Trade marketing: tendência ou só mais um modismo?" durante palestra do ciclo quinzenal Arena do Marketing. O evento foi realizado quarta-feira (10/5), às 19h30, no auditório da Folha.
Segundo Jorge Braga, a parceria entre o fabricante e o distribuidor é fundamental para o sucesso de venda de um produto. "Se você não ajuda o seu distribuidor a vender bem, ele vai ter prejuízo e não vai comprar mais. A época do distribuidor romântico, que compra do fabricante, mas não consegue revender e não tem lucro, acabou", explica.
Outra questão fundamental, para o diretor da Lexmark International do Brasil, é a da diferenciação entre os revendedores. Para ele, o preço baixo _que já foi garantia de sucesso nas vendas a varejo_ hoje está perdendo espaço para o serviço de qualidade.
"Não basta só oferecer bom preço, é preciso oferecer serviço melhor. O consumidor hoje não quer apenas o produto barato, quer conforto e rapidez na entrega, serviço diferenciado."
Para obter sucesso, é preciso, segundo Braga, "levantar da cadeira, conhecer os parceiros". "Conhecer os pontos de venda é essencial. Há perfis diferentes, mercados diferentes", completa.
Braga acrescenta e dá a dica: "O reconhecimento da marca é um dos elementos favoráveis na decisão de compra. A marca alavanca a demanda. Por isso, ter a sua própria marca possibilita aos pequenos distribuidores a permanência no mercado, se eles aliarem sua marca ao bom serviço".

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