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da Folha Online
Marco Ankosqui/Folha Imagem
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Jorge Braga durante o "Arena do Marketing", no
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"Os fabricantes devem conhecer bem seus parceiros do varejo e ajudá-los
a vender bem." Essa afirmação é de Jorge Braga, diretor comercial da divisão
de varejo da Lexmark International do Brasil. Braga abordou o tema "Trade
marketing: tendência ou só mais um modismo?" durante palestra do ciclo quinzenal
Arena do Marketing. O evento foi realizado quarta-feira (10/5), às 19h30,
no auditório da Folha.
Segundo Jorge Braga, a parceria entre o fabricante e o distribuidor é fundamental
para o sucesso de venda de um produto. "Se você não ajuda o seu distribuidor
a vender bem, ele vai ter prejuízo e não vai comprar mais. A época do distribuidor
romântico, que compra do fabricante, mas não consegue revender e não tem
lucro, acabou", explica.
Outra questão fundamental, para o diretor da Lexmark International do Brasil,
é a da diferenciação entre os revendedores. Para ele, o preço baixo _que
já foi garantia de sucesso nas vendas a varejo_ hoje está perdendo espaço
para o serviço de qualidade.
"Não basta só oferecer bom preço, é preciso oferecer serviço melhor. O consumidor
hoje não quer apenas o produto barato, quer conforto e rapidez na entrega,
serviço diferenciado."
Para obter sucesso, é preciso, segundo Braga, "levantar da cadeira, conhecer
os parceiros". "Conhecer os pontos de venda é essencial. Há perfis diferentes,
mercados diferentes", completa.
Braga acrescenta e dá a dica: "O reconhecimento da marca é um dos elementos
favoráveis na decisão de compra. A marca alavanca a demanda. Por isso, ter
a sua própria marca possibilita aos pequenos distribuidores a permanência
no mercado, se eles aliarem sua marca ao bom serviço".
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