Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2004 - 12h57

Morre aos 80 anos o ator Marlon Brando

Publicidade

da Folha Online

Morreu ontem, aos 80 anos, Marlon Brando, um dos mais importantes atores da história do cinema, que atuou em filmes como "O Poderoso Chefão", "Sindicato de Ladrões", "Uma Rua Chamada Pecado" e "O Selvagem". A notícia só foi divulgada hoje.

Segundo o advogado do ator David J. Seeley, Brando morreu ontem em um hospital de Los Angeles (EUA), mas a causa da morte não foi divulgada.

15.dez.1998/AP

O ator Marlon Brando
Um amigo da família disse ao canal de TV Fox News que o ator morreu ontem às 18h20 (19h20 em Brasília) em um hospital da cidade, depois de ter sido internado na quarta-feira (30).

Em sua longa carreira, Brando foi premiado com Oscars por sua atuação em "Sindicato de Ladrões" (1954) e pelo filme "O Poderoso Chefão" (1972).

Nos últimos anos, o brilhantismo de sua carreira foi ofuscado por sua excentricidade e reclusão, sua tumultuada família e disputas financeiras.

Christian Brando, filho do primeiro casamento do ator, foi condenado a dez anos de prisão pelo assassinato do namorado de sua meia-irmã Cheyenne em 1990. Em 1995, Cheyenne cometeu suicídio aos 25 anos de idade.

Conhecido por sua imagem rebelde, sedutora e seus inúmeros romances, Brando estava muito acima de seu peso nos últimos anos. Ele afirmou, em uma entrevista em 1990, ter sofrido uma decadência física devido ao estresse de estar constantemente sob a mira do público.

"Sofri muita miséria em minha vida por ser famoso e rico", declarou na ocasião.

Brando teve pelo menos onze filhos com três ex-esposas e com várias outras mulheres que passaram por sua vida.

Início

Marlon Brando nasceu em 3 de abril de 1924, em Omaha, no Estado americano de Nebraska, filho de um vendedor e de uma atriz que liderava um grupo de teatro local. Anos depois, ele foi mandado para uma academia militar em Minnesota, mas acabou sendo expulso.

Ele iniciou sua carreira como ator após mudar-se para Nova York, onde suas duas irmãs estavam estudando artes. Na cidade, Brando estudou com Stella Adler e na famosa escola de artes dramáticas Actors' Studio.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Marlon Brando foi um dos últimos símbolos sagrados do cinema
  • Confira os filmes estrelados por Marlon Brando

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Marlon Brando
  • Veja galeria de imagens do ator Marlon Brando
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página