Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2005 - 17h02

Almodóvar começa a rodar seu próximo filme em Madri

Publicidade

da Folha Online

O cineasta Pedro Almodóvar aposta novamente na comédia com "Volver", um filme que fala da cultura da morte. É também o reencontro de Penélope Cruz com o cinema espanhol, depois de vários anos trabalhando em Hollywood.

"Voltei às minhas próprias raízes e às memórias da minha mãe. [O filme] é baseado totalmente em minha vida, lembranças minhas e da minha família", disse Almodóvar, na apresentação das filmagens de seu novo longa-metragem, o 16º de sua carreira, nesta quinta-feira, em Madri.

Com este trabalho, Almodóvar volta às suas bem-sucedidas comédias, como "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", e ao universo feminino, uma constante em sua filmografia. "Volver" também marca seu reencontro com a atriz Carmen Maura, a musa dos seus primeiros filmes, com quem não trabalhava há 17 anos.

Emilio Naranjo/EFE
Almodóvar e o elenco do seu próximo filme, "Volver"
Almodóvar e o elenco do seu próximo filme, "Volver"
Para escrever o roteiro, Almodóvar afirma que recorreu às lembranças de sua infância na região espanhola de La Mancha, à cultura da morte no mundo rural e à mãe, que já morreu. "Ela é a origem de tudo, porque é uma evocação dos diálogos internos que tenho com ela", disse o diretor, que começa a filmar na Espanha em 18 de julho.

O vencedor de dois Oscars disse aos jornalistas que "Volver" é um filme "quase à 'Indiana Jones', mas de aventuras domésticas de uma família". Segundo ele, o filme fala da complexidade das relações entre mães e filhas e faz uma homenagem às vizinhas. "Na minha infância em La Mancha, o pátio da minha casa era um 'sancta sanctorum'. Um universo feminino onde eu via a vida ao vivo e as vizinhas são elementos essenciais dessa pequena organização", disse o diretor.

O novo longa-metragem do diretor de "Fale com Ela" e "Má Educação" também fala sobre a mudança de uma família rural para Madri, onde tentará sobreviver. Mas, principalmente, fala do culto à morte nos ambientes rurais.

"Ali, a idéia da morte existe sem ser um elemento trágico. É um modo de humanizar os rituais da morte, embora eu não a aceite. Me causa horror, incerteza e angústia. Mas não é um filme fúnebre", afirmou Almodóvar.

Penélope Cruz disse estar feliz por trabalhar de novo com Almodóvar, com quem já trabalhou em "Tudo sobre minha mãe", que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. "É impossível não sentir falta dele, é totalmente diferente dos outros e tem uma dedicação muito especial a seus atores", disse a atriz na entrevista coletiva.

O reencontro com Carmen Maura, de quem o diretor ficou afastado nos últimos anos, é algo que Almodóvar "já sabia" que aconteceria. "É dessas coisas que acontecem por si mesmas. A química se estabeleceu como se não tivesse havido interrupção", afirmou.

A atriz, que protagonizou algumas das primeiras obras de Almodóvar como "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", "O Que Fiz Eu para Merecer Isso?!!" e "A Lei do Desejo", disse também sentir-se feliz com o novo projeto. "Tem a parte emocionante e curiosa, mas já nos ensaios vi que tinha o mesmo sistema de sempre, e nos ligamos como antes", afirmou a atriz, uma das mais importantes do cinema espanhol.

"Volver" será filmado em Almagro e Madri. Além das duas atrizes, o elenco do filme conta com Lola Dueñas, que participou de "Mar Adentro", Alejandro Amenábar e Blanca Portillo.

Com agências internacionais

Leia mais
  • "Já era hora de legalizar o casamento gay", diz Almodóvar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Pedro Almodóvar

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página