Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2005 - 13h59

Justiça e Ibope viram ringue para Marcelo Rezende e Record

Publicidade

da Folha Online

Foram 50 dias na "geladeira". Quatro tentativas de programa jornalístico até desembocar no "Assim É Melhor", programa de variedades em que dividiria a apresentação com Ana Hickmann. Sem "Cidade Alerta" e sem equipe, Marcelo Rezende saiu da Record "sem mágoas", mas deixando visível a sensação de ter sido boicotado e se colocando na posição de vítima --por isso mesmo, entrou na Justiça contra a emissora.

"Ao longo do caminho [na Record], tive perdas paulatinas", disse o apresentador hoje pela manhã, no anúncio oficial da sua contratação pela Rede TV!. Na emissora, ele irá apresentar o "Jornal da TV", atualmente com Augusto Xavier e Rita Lisauskas, dentro de duas ou três semanas.

21.jul.2004/Folha Imagem
Rezende estréia no jornal da Rede TV! a partir do dia 15
Rezende estréia no jornal da Rede TV! a partir do dia 15
Entre essas perdas, ele cita a diminuição da duração do "Cidade Alerta", então a maior audiência da Record, até a sua extinção, no início de junho. Fala também das quatro propostas de programa que não se concretizaram ("Fala Brasil", "Repórter Record", "Balanço Geral" e outro jornalístico que sequer ganhou nome). Até chegar no "Assim É Melhor" (substituto do "Note e Anote", que poderá mudar de nome para "Tudo em Dia").

"Não dá para um jornalista com mais de 30 anos [ele tem 53] de profissão fazer um programa feminino. Não tenho 'savoir-faire' para isso, tenho 'know-how' de jornalismo. Meu contrato era de prestação de serviços jornalísticos", disse Rezende. "Sou jornalista, não animador de auditório."

De acordo com José Emílio Ambrósio, diretor-executivo de jornalismo da Rede TV!, o "Jornal da TV" passará por uma reformulação, porém nada está definido ainda. Não será um "Repórter Cidadão", porém Rezende também não deve ficar preso à tradicional bancada. Além do telejornal diário, Rezende deve apresentar um programa semanal, que pode ser de entrevistas ou de reportagens.

Briga

O contrato de Rezende com a Rede TV! é de quatro anos, prorrogáveis por mais três. Por conta da sua volta para a emissora, de onde saiu em 2004, a multa que o canal pleiteava na Justiça por quebra de contrato (R$ 5 milhões) será esquecida. Já a Record não deve ter memória curta.

Rezende entrou na Justiça contra a Record por quebra de contrato, alegando que a emissora não o cumpriu ao não destinar uma atração jornalística para o apresentador. Nos próximos dias, a Record deve ir à Justiça com um pedido de reconveção (para que, além da sua defesa, proponha uma ação contra Rezende). Segundo a emissora, foram dadas outras opções de programa para ele.

Longe dos tribunais, a briga também deve continuar. "Jornal da TV", que vai ao ar às 21h e dura 55 minutos, tem conseguido três pontos de audiência, média que deve aumentar com a ancoragem de Rezende. No mesmo horário, a Record exibe "Guiness" e "Maiores Curiosidades do Mundo", programas que já chegaram aos 10 pontos de Ibope, mas hoje ficam na média dos 4 pontos.

Nesse horário, a Globo lidera com "América" (mais de 40 pontos de audiência) e o SBT fica em segundo, com "Os Ricos Também Choram" (9 pontos). A batalha será mesmo pelo terceiro lugar.

Leia mais
  • Record nega bate-boca entre Marcelo Rezende e diretores
  • Zapping: Marcelo Rezende será âncora na Rede TV!

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marcelo Rezende
  • Leia o que já foi publicado sobre a Rede Record
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página