Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2006 - 20h46

Veja cronologia da vida de Mozart

Publicidade

da Efe, em Viena

Amantes da música erudita de todo o mundo comemoram, nesta sexta, o 250º aniversário de nascimento do compositor Wolfgang Amadeus Mozart.

Em seus 35 anos de vida, ele teve tempo para escrever mais de 600 composições, muitas delas consideradas obras-primas, o que o transformou em um dos mais prolíficos e geniais músicos da história.

1756 - Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart --depois ele mudaria seu quarto nome para Amadeus-- nasce no dia 27 de janeiro de 1756, no número 9 da rua Getreidegasse, na cidade de Salzburgo, que na época tinha 16 mil habitantes.

1761 - Mozart se apresenta em público pela primeira vez, no dia 1º de setembro de 1761, em Salzburgo, em uma apresentação escolar. Neste ano, ele começa a realizar suas primeiras composições, mas não freqüenta nenhum centro docente, já que seu pai o educa em sua própria casa.

1763 - No verão europeu, Mozart e seu pai fazem uma grande viagem por diversos países, no meio da qual o jovem músico oferece seu primeiro concerto, em Augsburgo (Alemanha), cidade natal de Leopold Mozart. Suas primeiras composições são publicadas em Paris.

1768 - Após uma proposta do imperador Joseph II da Áustria, Mozart começa com a composição da opera bufa "La Finta Semplice", que se estréia em maio de 1769 em sua cidade natal.

1769 - No Scala de Milão, o papa o nomeia Cavaleiro da Ordem da Espora Dourada.

1770 - Mozart dá seu primeiro concerto na Itália, em Verona. Em Milão, triunfa com sua ópera "Mitridate, re di Ponto", que foi posta em cena em dezembro de 1770 sob a direção do jovem Mozart, que tinha apenas 14 anos de idade.

1780 - Viaja para Munique para a representação de sua ópera "Idomeneo, re di Creta". No dia 12 de março de 1781, a apresenta em Viena, onde faz amizade com os Weber, família de sua futura esposa, Constance.

1781 - Mozart deixa Salzburgo após romper com seu mecenas da corte arcebispal, se instalando em Viena, onde trabalha como compositor de óperas, pianista e professor.

1782 - É aclamada em Viena com "O Rapto do Seralho". Nesse mesmo ano, sem o consentimento de seu pai, se casa com Constance Weber.

1784 - Mozart se muda para perto da catedral de Viena, na Domgasse número 5, onde vive até 1787, e compõe algumas de suas obras mais conhecidas como "As bodas de Fígaro" e "Don Giovanni".

1786 - Estréia em Viena "As bodas de Fígaro".

1787 - Mozart é nomeado por decreto Músico de Câmara da Corte austríaca, com um salário anual de 800 florins. Começa a se endividar para pagar suas despesas em sua vida social. Mozart viaja com sua esposa para Praga para assistir à estréia de "Don Giovanni".

1791 - É recebido em Berlim por Frederick II da Prússia. Em setembro, estréia em Praga "La Clemenza di Tito" (KV 621). Mozart é nomeado Suplente do Maestro de Capela da Catedral de São Estevão, em Viena. A estréia de "A Flauta Mágica" acontece no dia 30 de setembro de 1791, sob a direção musical do próprio Amadeus.

Em dezembro, Mozart, doente, trabalha em sua última obra, o Requiem, que não foi concluída. Morre aos 35 anos, no dia 5 de dezembro, às 0h55, em decorrência de uma febre. Ele é enterrado no dia seguinte, em uma vala comum do cemitério de Saint Marx de Viena.

Leia mais
  • Viena abre museu instalado em antiga casa de Mozart

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mozart
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página