Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2006 - 09h14

"Os Lusíadas" tem versão em quadrinhos na Bienal

Publicidade

da Folha Online

Em "Os Lusíadas 2500", o escritor pernambucano Laílson de Holanda Cavalcanti faz uma versão em quadrinhos do clássico "Os Lusíadas", de Luís de Camões, publicada por volta de 1572. Em seu épico, as caravelas portuguesas se transformaram em naves espaciais, o mar é o espaço e as ilhas, asteróides.

Sem fazer alterações no texto da obra, Cavalcanti, que é chargista, optou pelo futuro para criar uma nova sensação aos jovens leitores.

Com o lançamento, a editora Ibep pretende alcançar os fãs dos quadrinhos interessados na experiência ousada de encontrar um épico neste formato, o público infanto-juvenil que quer se familiarizar com o texto camoniano e as pessoas que já têm conhecimento da obra de Camões e querem experimentar uma nova abordagem.

"Para os professores, acreditamos que este será um projeto enriquecedor, pois facilitará a didática na hora em que eles forem passar para os alunos a matéria sobre o épico", diz o autor.

A pesquisa de Cavalcanti de levar a figura de personagens, como o Gigante Adamastor e os deuses gregos para o futuro, exigiu uma reflexão sobre quem são os monstros e os deuses que assustam os jovens hoje.

"Lusíadas 2500" será pré-lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece o próximo dia 19 no Pavilhão no Anhembi. O livro chegará ao mercado em maio.

Leia mais
  • Crianças e adolescentes têm vantagem na Bienal
  • Editora lança biografia de Santos Dumont para crianças
  • Bienal destaca lado implicante de José de Alencar

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a Bienal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página